Pais não foram casados e pai declarante nascimento

2»

Comentários

  • boa noite pessoal, pretendemos tirar a nacionalidade portuguêsa, gostaria que vcs me ajudasse a tirar algumas duvidas referente a nacionalidade por atribuição...
    minha mãe e filha de pai português e mãe brasileira
    em 1948 o pai dela registrou quando ela tinha 7 anos, ela nasceu em 1941 na certidão consta que ele era solteiro. em portugal na certidão de batismo dele não consta nenhuma averbação de casamento. em 1953 meus avos se casaram no brasil mais não foi transcrito em portugal. a duvida e ela tem direito a nacionalidade portuguêsa? "ao tirar a segunda via da certidão de nascimento de inteiro teor, dela a surpresa consta alguns erros como nome dela, no no lugar de ELBA estar EVA, e no dos avós materno e parteno. gostaria que vcs me ajudasse como proceder. grata desde já.
  • @jose, ja respondido
  • Pessoal, podem tirar algumas duvidas por favor?

    Vou pegar a cidadania para minha mãe (filha de portugueses), minha mãe é casada e meu pai foi o declarante do meu nascimento, eu consigo tirar a minha cidadania, sem fazer a transcrição de casamento e a aquisição de nacionalidade do meu pai? Ou teria que fazer esse processo primeiro?

    Outra dúvida, se conseguir minha cidadania, gostaria de passa-la para meus filhos, porem nunca fui casada com o pai das crianças e ele é o declarante do nascimento delas, nesse caso eu consigo passar a nacionalidade pra elas por meio de atribuição? Como é feito?

    Obrigada
  • @Aline Moreno

    Para fazer a sua atribuição terá que transcrever o casamento dos seus pais,já que a nacionalidade virá pela sua mãe

    Seu pai poderá pedir a aquisição pelo casamento a qualquer hora.Não impede em nada sua atribuição

    Poderá passar para seus filhos sem problema nenhum.Se não casou,não existe casamento a transcrever
  • @Maria Nélida,

    Muito obrigada pela ajuda.

    Tira mais uma dúvida por favor?

    É possível fazer a transcrição de casamento da minha mãe ao mesmo tempo ou até mesmo junto com a cidadania dela ou preciso enviar a documentação de cidadania, esperar retornar o assento e só depois enviar a documentação para fazer a transcrição de casamento?

  • @Aline Moreno

    Um processo por vez
    Faça a transcrição de casamento da sua mãe por Ponta Delgada que está com ótimos prazos de conclusão
  • @Maria Nélida, obrigada.

    Ok um processo por vez.

    E pode me dar mais ajuda, por favor? Sabe me dizer qual das conservatórias está mais rápida e tem menores chances de cair em exigência ?
  • @Aline Moreno

    Existem divergências nos documentos?

    Vc fala em processo de atribuição ou de transcrição de casamento?

  • @Maria Nélida

    No processo de atribuição da minha mãe. Acredito que não tenha divergências nos documentos dela, vou ir retira-los no cartório na próxima semana.

    Encontramos divergência nos documentos da minha tia, que irá tentar a cidadania junto com a minha mãe, vamos enviar em envelopes separados.

    Com as divergências fica melhor mandar cada um para uma conservatória? umas tem mais requisitos que outras ?

    O de transcrição de casamento vou fazer como você indicou, por Ponta Delgada.
  • @AlineMoreno se puder informe qual o tipo de divergência consta na certidão.
  • @Vlad Pen

    O nome da minha avó (portuguesa) está com um sobrenome a mais do que a conservatória onde ela foi registrada informou e não é o de casada e o gênero da minha tia está errado, foi colocado masculino e depois deixaram em branco, estamos vendo com o cartório o q dá pra ser feito.

    Vamos tentar a cidadania pelo meu avô, pois ele foi o declarante do nascimento delas, mas estamos um poucos inseguros pq ele nasceu em Nantes na França, mas foi registrado em Portugal, então pensamos em enviar informações da minha avó também pra se caso desse problema com meu avô, pudesse ser feita a cidadania pela minha avó.

  • editado January 2019
    @Vlad pen meus avos não foram casados...mas a minha mãe foi registrada certinha pelo avô filho de português.Mas ela recebeu o sobrenome da minha avó.Para processo dela minha mae eles vão querer saber desse sobrenome.Como comprovar o casamento até mesmo para eu ter que tirar a minha se eles moravam apenas juntos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.