Apostila de Haia

2

Comentários

  • @Kelly
    Acabei de ler em algum outro tópico que alguém fez no Catete. Não me lembro exatamente, mas me parece que no 6 Ofício. Disseram que estava vazio e que fizeram a apostila na hora.
  • Cynthia/Kelly,

    Fui hoje no 6° ofício
    Rua Artur Bernardes, 14B ( Catete)/RJ
    ( Prox. Largo do Machado)
    Tel. (21) 2509-0334
    Apostilamento R$ 46,00

    Atendimento bom, sem fila e feito na hora!
  • Lembrando um detalhe!

    Não façam o sinal público/reconhecimento de firma antes do apostilamento. Pois, por inexperiência fiz logo que tirei a inteiro teor e fui informada na hora do apostilamento que teria que fazer novamente!
  • @IaraCavadas

    Nossa, Iara, que informação boa! Não tive que fazer Apostila, quando fiz documentos, era ainda por legalização no consulado. Ainda não tinha visto esse detalhe.
  • Invejinha sem maldade do preço do apostilamento no RJ... Em SP, 98 reais. Afffeeee!

  • Kkkkk Absurdo esses valores Cynthia! Teria que ser tabelado a nível nacional!!!

    Estou chateada por não ter tirado o logo do formulário que imprimi no site do consulado!
    Bem, estou saindo para postar atribuição/transcrição de minha sogra, decidi fazer por DHL, tomará que eu tenha feito tudo correto!
    Só falta cair em exigência por excesso de selo de reconhecimento dos cartórios! Rsss
  • Gente, estou perdida com esse assunto... Ia fazer a atribuição do meu irmão agora, menor de idade, e já tenho a certidão dele legalizada no consulado. Tem que fazer esse negócio também???
  • Patrícia,

    As certidões devidamente legalizadas no Consulado são aceitas ainda.
  • Só pra atualizar, pessoal.

    Fiz hoje o apostilamento no cartório do Recreio - RJ, 4Oficio.

    É por ordem de chegada, cheguei uma hora de antecedência e fui o primeiro a ser atendido, reparei que no tempo em que estive no cartório (30 minutos), ninguém procurou apostilamento.

    Questionei ao atendente quanto a procura, segundo ele, neste cartório a procura diminuiu bastante, visto que agora a maioria dos cartórios do Rio já estão fazendo.

    Valor por apostilamento: R$ 46,06
  • editado January 2017

    Hoje levei a certidão de nascimento da minha mãe para apostilar no Catete. Lá me disseram que teria que reconhecer firma para apostilar (achei que fosse o contrário). Mas disseram que lá não reconheciam firma.
    Fui no cartório de notas ao lado e consegui apostilar a cópia do RG autenticada da minha mãe, apenas. Eles disseram que o escrevente da certidão dela não tinha firma lá no Catete.
    Fui em outro cartório perto do Largo do Machado que disse que ela também não tinha firma lá.
    Essa certidão é do município de São João de Meriti, e quem assinou foi uma 'escrevente substituta', chamada Renata Fernandes de Souza. Na parte de baixo veio com um selo de fiscalização eletrônico.
    Ninguém atende o telefone. Não sei se consigo localizar alguma firma dela em outro cartório ou se tenho que verificar isso pessoalmente.
    A minha dúvida é: posso reconhecer firma lá no cartório de São João de Meriti e apostilar a certidão, posteriormente, em outro cartório?
  • editado January 2017
    Foi nesse mesmo cartório que eu consegui apostilar o RG da minha mãe.
    Mas eu não consegui apostilar lá, porque a escrevente da certidão da minha mãe não tem firma lá! Estou muito perdido com isso, ainda mais sabendo por você que não pode reconhecer firma antes, mas cada um diz uma coisa..
  • 1- O reconhecimento de firma e a apostila devem ser feitos no mesmo cartório?
    2- É obrigatório que o reconhecimento de firma seja feito só depois do apostilamento?

    Cada cartório diz uma coisa..
  • @ o reconhecimento da firma é feita somente no formulário 1 C e portanto pode ser feita em cartório onde vc tenha firma aberta.Esse formulário não precisa ser apostilado
    Para apostilar somente as certidões brasileiras e,em alguns casos,o RG
    Portanto vc pode fazer o reconhecimento da firma em um cartório e apostilar em outro
  • @Renato

    1.Não
    2. Não

    O apostilamento reconhece a certidão por inteiro. Tanto que aparece o nome do tabeliao, o cartório e o nome da pessoa registrada na apostila anexada no verso da certidão. Para que haja esse reconhecimento é preciso que o cartório autorizado a apostilar tenha acesso à assinatura do tabeliao. Essas assinaturas estão na suas maioria num sistema integrado.
    Acho minha experiência foi essa.

  • @Mariza Guerra ,

    Eu fui no cartório e eles disseram que não podiam apostilar porque a escrevente não tinha firma lá.. Sinceramente eu não entendi. Não sei se teria que reconhecer a firma dela ou se para apostilar a certidão a escrevente que assinou deveria ter firma lá.
  • @Renato Nunes Gomes

    Veja com a escrevente onde ela tem firma registrada. Com sorte o cartório que detém a firma pode fazer o apostilamento.
  • @Mariza ,

    Mas se ela tiver firma num cartório que não faça apostilamento, eu posso reconhecer a firma dela primeiro para depois apostilar num outro cartório que faça?
  • @Renato,

    Os apostilamento é também o reconhecimento da firma do escrevente. Se o cartório aceitar a firma já reconhecida, ótimo. Mas, tem cartório que alega que não adianta levar com reconhecimento pois precisa reconhecer novamente.

    Existe cartório que faz contato com a escrevente e obtém a firma escaneada via email.
  • Pessoal, Bom dia!
    Qual a validade do Apostilamento?


    Obrigada!
  • @Teresa Lima , onde em Florianópolis? 30,00 por documento? obrigado.
  • tentando fazer isso tudo, mas cada vez aparece uma duvida, sou filho de Mae portuguesa, com todos os documentos dela em dia, preciso apostilar algum documento dela? não ne?
    pelo que havia lido eu tenho q apostilar minha certidão de nascimento e um RG ou passaporte validos
    mas ja vi comentarios aqui mandando apostilar a certidão de antecedentes criminais também, preciso?
    seria interessante um post de quem ja fez o processo listando realmente os documentos necessários...
    evitaria gastar dinheiro alem do q for realmente preciso.
    obrigado.
  • @Theresa Lima Olá!!! Você sabe dizer se onde posso apostilar em Florianópolis?
  • Para certidões apostiladas, ainda é necessário reconhecer a firma do escrivão?
  • @Renato Nunes Gomes,

    peça a fé pública, ao invés do reconhecimento de firma.
    O sistema é integrado, como disse a @Mariza, e vale para municípios e estados diferentes.
  • Olá pessoal, bom dia! Estou iniciando agora as pesquisas para requerer a cidadania portuguesa sozinho, via correios. Não entendi perfeitamente sobre a questão do apostilhamento... alguém poderia me ajudar? Quando eu tiver com toda a documentação, tenho que levar ao cartório pra apostilhar ? O que é realmente o apostilhamento ? Preciso fazer 1 apostilhamento para todos os documentos juntos, ou 1 por cada documento?

    Agradeço a atenção...
  • @Gabriel
    O que você vai apostilhar? Para processo de atribuição, apostilha-se a certidão de nascimento e a xerox do RG. Dois apostilhamentos, por serem dois documentos diferentes.
    Se a certidão de nascimento tiver mais de uma página, é um apostilamento só, por ser o mesmo documento.

    Se antes de fazer sua atribuição precisar fazer transcrição de casamento, as certidões a serem apostiladas são a de casamento e a de nascimento do cônjuge brasileiro. Dois apostilhamentos, por serem dois documentos diferentes.
  • @Cynthia
    Obrigado pelas informações! Eu preciso fazer primeiro a cidadania da minha mãe, por atribuição como neta de português (estamos aguardando a regulamentação), para depois fazer a minha.
    Pelo que entendi, para fazer a cidadania de minha mãe, precisarei apenas fazer o apostilhamento da certidão de nascimento e RG dela, certo? Não vou precisar fazer da certidão de nascimento do pai dela e do avô (Português)?
  • editado March 2017
    @Gabriel Jorge Fagundes,

    ainda não temos a informação correta de quais documentos serão necessários para atribuição de netos, uma vez que ainda não houve a regulamentação desse assunto.

    Porém, acredito que deva continuar precisando das certidões de todas as gerações até chegar no requerente. Ou seja, certidão portuguesa de nascimento do avô / avó, certidão brasileira de nascimento do(a) filho(a) do(a) português(esa), certidão brasileira de nascimento do requerente. Se a portuguesa for a avó, será necessária a transcrição do casamento (independente do avô ser ou não português). Se a filha do(a)português(esa) for mulher, será necessária (provavelmente) encaminhar também a certidão de casamento desta. E ainda tem os demais documentos.
  • Boa Tarde!
    Estou em Portugal e me dirigi a Conservatória do Braga para solicitar a nacionalidade para o meu pai. A funcionária entretanto não recebeu os documentos alegando que a procuração (com assinatura reconhecida por autenticidade) e a cópia da identidade do meu pai (cópia autenticada) deveriam estar apostiladas. A certidão de nascimento por inteiro teor em cópia reprográfica foi considerada apta.
    Estes documentos (procuração e cópia da identidade) precisam também serem apostilados, tal qual a certidão de nascimento ?
    Fiquei com grandes dúvidas e mais uma vez peço ajuda aos colegas mais experientes.
    Desde já agradeço.
  • Bom dia,

    Estou enviando documentação para pedir nacionalidade via casamento com nacional portuguesa. Meu RG tem mais de 15 anos, por isso vou mandar cópia do passaporte em vez do RG. Minha dúvida é se a cópia do passaporte pode ser só autenticada ou se tem que ser apostilhada tb.

    Grato.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.