Estou muito feliz!!!!!!!! Mandei email para o Dr. Mario (conservatória do Porto) e a resposta foi a seguinte: "Já recebi os documentos, bem como o emolumentoo. Como referi emmails anteriores, só quando o casamento dos seus pais, estivertranscrito, é que o processo se desenvolve, cujo prazo paraconclusão será de duas semanas."
MARAVILHA!!!!!!!!!! Agora é ligar para o consulado de Curitiba e solicitar urgência na conslusão da transcrição do casamento da minha mãe...
Natalia, Se voce nao tem filhos pode pedir diretamente do seu atraves de um processo de naturalizacao ou aquisicao, caso a sua mae nao esteja interessada em pedir a dela. Se a sua mae estiver interessada ou voce tiver filhos deverao fazer processos por atribuicao. Em primeiro lugar deve conseguir a certidao de nascimento do seu avo e verificar se o casamento dele ja esta transcrito em Portugal. Se nao estiver devo faze-lo atraves de um consulado ou diretamente em PT. Se voce mora em SP ou MS, pode fazer tudo pelo Consulado. Veja os requisitos no site: www.consuladoportugalsp.org.br Se estiver em outros estados procure o consulado mais proximo. Tambem pode visitar a guia de ajuda desta comunidade e tambem ler os varios topicos. Encontrara muita informacao. Em caso de duvida volte a postar.
Nalalia, Se a sua mae nao quiser, em voce fara direto do seu avo atraves de um processo de naturalizacao ou aquisicao. Para conseguir a certidao voce precisa de alguns dados: nome completo, filiacao, data de nascimento, local de nascimento (conselho, freguesia, etc). Se em casa nao tem nenhuma certidao dele, voce devera comecar a procurar. Um dos lugares seria o consulado, caso ele tenha feito inscricao consular em algum momento da vida. Com os dados completos tambem pode pedir a certidao no site do portal do cidadao. Registre-se, peca a certidao e pague com cartao de credito internacional. Para dicas de como descobrir freguesias e ver os documentos necessarios para naturalizacao visite a guia de ajuda.
Caso apareca novamente o nome Fernandinha, nao aprovem sua participacao, pois seu comportamento e perguntas aqui e em minha pagina pessoal, sugerem ser expia do Dr. Urubu.
Estou começando a me informar sobre o processo de atribuição. Meu marido é filho de portugueses e pretendo fazer a cidadania para ele e para os nossos filhos. Sei que primeiro tenho que fazer a dele, então...estava pensando em fazer diretamente por Portugal mas a colega daqui da comu me indicou enviar os documentos para lá. Gostaria de saber se posso enviar para a CRC de Póvoa de Varzim ou de Valpaços (terra dos meus sogros) e como envio a certidão de nascimento ao Itamaraty. Tenho muitas dúvidas, já estou iniciando minha pesquisa!
Tenta ver com a CRC de lisboa se vc poderia conseguir o endereço ou até o email da CRC que vc precisa. O pessoal la é bem atencioso, tenho certeza que irão te responder. Aonde vc mora? Dependendo da onde vc mora pode ser que tenha um escritorio do Itamaraty proximo, caso não tenha vc tera que mandar para Brasilia. Esse tipo de procedimento (legalização de docs) não é cobrado, mas se tiver que mandar para Brasilia; leva quase 1 mês para retornar.
sou brasileira e fiz ,inha nacionalidade n o RJ o que foi UM PARTO. Finalizei o pedido do cartao do cidadao em Lisboa e foi facilimo e relativamente rapido. So fui buscar meu cartao no consulado do Rio 30 dias depois.
Perguntas: minha filha de 16 anos quer tb mas nao sou casada com o pai dela nem nunca fui. Quando fiz meu processo me declarei solteira . Estou indo a Lisboa em novembro.
O que eu precisaria levar dela para ter o Cartao do Cidadao.?
Ela nao esta indo mas se pelo menos pudesse fazer a dupla cidadaia dela ja estava bom. O resto pediria no Rio mesmo ( ou e melhor em Sao Paulo). O pai dela mora la mas nao tenho mais contato com ele frequente,
Comentários
Estou muito feliz!!!!!!!! Mandei email para o Dr. Mario (conservatória do Porto) e a resposta foi a seguinte:
"Já recebi os documentos, bem como o emolumentoo. Como referi emmails anteriores, só quando o casamento dos seus pais, estivertranscrito, é que o processo se desenvolve, cujo prazo paraconclusão será de duas semanas."
MARAVILHA!!!!!!!!!!
Agora é ligar para o consulado de Curitiba e solicitar urgência na conslusão da transcrição do casamento da minha mãe...
Sim, eles estão respondendo rapidinho os emails nesse início de ano né!
Que maravilha!
Boa sorte aí!
Sim! E o mais importante é que ficará pronto em duas semanas! Dá para imagnar?
2 semaninhas! É muito bom para ser verdade!!!!!!
Se voce nao tem filhos pode pedir diretamente do seu atraves de um processo de naturalizacao ou aquisicao, caso a sua mae nao esteja interessada em pedir a dela.
Se a sua mae estiver interessada ou voce tiver filhos deverao fazer processos por atribuicao.
Em primeiro lugar deve conseguir a certidao de nascimento do seu avo e verificar se o casamento dele ja esta transcrito em Portugal. Se nao estiver devo faze-lo atraves de um consulado ou diretamente em PT.
Se voce mora em SP ou MS, pode fazer tudo pelo Consulado. Veja os requisitos no site: www.consuladoportugalsp.org.br
Se estiver em outros estados procure o consulado mais proximo.
Tambem pode visitar a guia de ajuda desta comunidade e tambem ler os varios topicos. Encontrara muita informacao.
Em caso de duvida volte a postar.
Se a sua mae nao quiser, em voce fara direto do seu avo atraves de um processo de naturalizacao ou aquisicao.
Para conseguir a certidao voce precisa de alguns dados: nome completo, filiacao, data de nascimento, local de nascimento (conselho, freguesia, etc).
Se em casa nao tem nenhuma certidao dele, voce devera comecar a procurar. Um dos lugares seria o consulado, caso ele tenha feito inscricao consular em algum momento da vida.
Com os dados completos tambem pode pedir a certidao no site do portal do cidadao. Registre-se, peca a certidao e pague com cartao de credito internacional.
Para dicas de como descobrir freguesias e ver os documentos necessarios para naturalizacao visite a guia de ajuda.
E como eu posso averbar o casamento dos meus pais?? Averba em PT através da CRC ou no consulado.
No site portal do cidadão tem 5 tipos de certidão. A que eu preciso é a de Registro Civil? Eu não pedi pelo portal, mas acho que é esta sim.
Pra fazer diretamente por Portugal eu faço como?Tem o endereço na guia da ajuda.
Obrigada! Vcs tem me ajudado muito!! => nada! Conte sempre conosco!!!!
Caso apareca novamente o nome Fernandinha, nao aprovem sua participacao, pois seu comportamento e perguntas aqui e em minha pagina pessoal, sugerem ser expia do Dr. Urubu.
obrigado
Estou começando a me informar sobre o processo de atribuição. Meu marido é filho de portugueses e pretendo fazer a cidadania para ele e para os nossos filhos. Sei que primeiro tenho que fazer a dele, então...estava pensando em fazer diretamente por Portugal mas a colega daqui da comu me indicou enviar os documentos para lá. Gostaria de saber se posso enviar para a CRC de Póvoa de Varzim ou de Valpaços (terra dos meus sogros) e como envio a certidão de nascimento ao Itamaraty.
Tenho muitas dúvidas, já estou iniciando minha pesquisa!
Tenta ver com a CRC de lisboa se vc poderia conseguir o endereço ou até o email da CRC que vc precisa. O pessoal la é bem atencioso, tenho certeza que irão te responder.
Aonde vc mora? Dependendo da onde vc mora pode ser que tenha um escritorio do Itamaraty proximo, caso não tenha vc tera que mandar para Brasilia. Esse tipo de procedimento (legalização de docs) não é cobrado, mas se tiver que mandar para Brasilia; leva quase 1 mês para retornar.
http://www.itamaraty.gov.br/ser
da uma olhada no link, acho que vai ajudar.
Jah olhastes a guia da ajuda da comu? La tem muitas dicas preciosas..
Boa sorte!
sou brasileira e fiz ,inha nacionalidade n o RJ o que foi UM PARTO. Finalizei o pedido do cartao do cidadao em Lisboa e foi facilimo e relativamente rapido. So fui buscar meu cartao no consulado do Rio 30 dias depois.
Perguntas: minha filha de 16 anos quer tb mas nao sou casada com o pai dela nem nunca fui. Quando fiz meu processo me declarei solteira .
Estou indo a Lisboa em novembro.
O que eu precisaria levar dela para ter o Cartao do Cidadao.?
Ela nao esta indo mas se pelo menos pudesse fazer a dupla cidadaia dela ja estava bom. O resto pediria no Rio mesmo ( ou e melhor em Sao Paulo).
O pai dela mora la mas nao tenho mais contato com ele frequente,
Alguem da uma luz por favor?
quem foi o declarante do nascimento da sua filha ?