Docs ATRIBUIÇÃO

Gente...to ficando louca!
Por favor alguém confere se eu estou certa?

RELAÇÃO DE DOCS PARA SOLICITAR A CID. PORT. POR ATRIBUIÇÃO:
- Cert. nascim. minha INTEIRO TEOR
- Xerox autenticado de : RG, CPF, PASSAPORTE
- Cert de nascim. de minha mãe (portuguesa)
- Modelo 1 C preenchido
- Enviar o $$ pelo correio

pergunto:

Minha certdão tem que ser a original ou cópia autenticada?

Preciso do cartão cidadão da minha mãe para dar entrada no meu processo?

Obrigado desde já
«1

Comentários

• Ta tudo certo.
    Envie sua certidao 2a via nova emitida pelo cartorio e tambem legalizada.
    Nao esqueca do pagamento.
  • Carol,

basta copia autenticada do RG, nao precisa CPF e passaporte, Tambem nao precisa enviar o CC da sua mae.

Nao esquece que os documentos devem estar devidamente legalizados pelo Itamaraty e Consulado e que a assinatura do 1C tem que ser presencial, por AUTENTICIDADE.
  • Cibele, mas o formulário 1c pode ser assinado sem ser presencialmente, desde que ocorra o reconhecimento de firma por autenticidade, não é isso?
  • Nao, se a pessoa nao estiver presente, nao sera por autenticidade, se levar o formulario assinado, sera por semelhanca, e por semelhanca eles nao aceitam de jeito nenhum.

Para ser por autenticidade, tem que ir pessoalmente, assinar o formulario perante o funcionario e tambem o livro do cartorio.
  • OBRIGADO!!!!!

Valeu gente, muito obrigado!!!!
    Vcs são nota 1000!!!!!
    :-)))
  • Outra dúvida:
    A certidão de nascimento de minha mãe foi enviada para o consulado para fazer a transcrição. Solicito outra ou lá na CRC eles providenciam ?
  • Na CRC eles providenciam, basta preencher o numero e ano do assento no formulario 1C.
  • Cibele

Cibele, mas o modelo 1C pode ser assinado no cartório e ter a firma reconhecida por autenticidade, certo? Dai eles aceitam, não?
  • Sim, basta assinar no cartorio por AUTENTICIDADE, e' suficiente.
  • Carol,
    Sua certidao tem que ser em inteiro teor ORIGINAL, autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado.
  • endereço para envio de docs

Gente para onde devo enviar os meus documentos? Direto para a 4ª conservatória? Eu não sei o endereço deles...
    Alguém aqui sabe qual o conselho a que pertence a freguesia de santo ildefonso?
  • Carol,
    No formulario 1C aparece o endereco (morada) para onde enviar os documentos.
    Entre no google para conseguir o dado que voce necessita sobre a freguesia.
  • Morada...

Nossa, no meu formulário não aparece... E agora?
  • Endereço

Seria este:

Conservatória dos registros Centrais
    Rua rodrigo da Fonseca nº 200
    Cep: 1099-003 - Lisboa

Tá certo?
  • Carol,

Bem, espero que seja este que você postou porque foi o endereço que enviei o requerimento de nacionalidade por atribuição de minha mãe.

Agora, é só aguardar!
  • sim, o endereco da CRC e' esse acima.
  • Distrito Porto
    Concelho Porto
    Freguesia Santo Ildefonso
  • $$

Pessoal, hoje consegui legalizar os meus docs em Floripa, no MRE, mas por enquanto não posso ir até Curitiba para a tal legalização no consulado. Pergunto: Posso enviar o valor antes e depois envio os documentos? Tipo, 1 semana antes ?
  • É melhor mandar tudo junto!!!

Vai dar errado se for separado.
  • Voce pode fazer o pagamento nos correios e guardar o comprovante do vale postal com voce, nao envie para a CRC, somente quando for enviar os documentos, voce devera anotar o numero do vale no formulario e enviar uma copia simples do comprovante de pagamento.
  • DOCS ENVIADOS

Oi pessoal, hoje pela manhã enviei od docs referentes ao meu processo. Aqui na minha cidade não tem sedex mundi, só EMS, mais caro, mas chega lá entre 6-8 dias. Estou animada!:D
  • Cibele

Me tira uma dúvida ?

Eu tenho uma amiga que o pai dela é português, foi o declarante dela, mesmo assim ela vai precisar fazer a transcrição do casamento do pai dela com a mãe brasileira para solicitar a didadania por atribuição ou não ?
    Obs. Essa minha amiga é casada no Brasil !

Agradeço !
  • Oi Marcelo,
    o que tem acontecido de um ano pra ca, e' a CRC exigir a transcricao de casamento, mesmo quando o portugues e' o declarante, apesar do direito a nacionalidade ser garantido nesse caso, eles tem pedido a feitura do registro, ja que atos de portugueses no exterior devem ser comunicados, e a transcricao so' e' exigida caso na certidao do requerente apareca o estado civil dos pais de casados, se nao aparecer, eles nao pedem.
  • EMAIL CONSULADO DE PARIS

Olá pessoal,
    Ontem mandei um email solicitando se poderia requere meus docs diretamente por Paris. Informei que seriam os meus primeiros docs. A resposta foi a seguinte:

"O Consulado-Geral de Portugal em Paris apresenta os seus cumprimentos e tema honra de informar que pode ser pedido o cartão de cidadão pela primeiravez neste consulado."

Isso melhora muito, pois livra a conservatória de tantos pedidos e assim talvez agilize um pouco para todos.
    O negócio é se informar!!!!
    Bj grande
  • Cibele

Muito obrigado pela ajuda !

Vou verificar com ela se na certidão de nascimento de inteiro teor tem que os pais são casados, pois o Pai é o declarante dela, mas se forem, quais seriam os documentos para ela fazer a transcrição e se pode fazer direto com Portugal, e o custo disso ?

Obs: O Pai dela é falecido, precisa fazer a transcrição também ?

Eu já tenho, mas a minha foi por naturalização e não precisei fazer a transcrição, pois o meu pai foi meu declarante, e isso eu solicitei em 2008 naquela época não precisava fazer o averbamento, voce tem razão, isso tem acontecido de 1 ano pra cá, né ?

Obrigado pela atenção Cibele !
  • ESPERA

Ai gente, que demora! kkkkkk Vai fazer uma semana que eu enviei os docs pra PT e até agora nem um email avisando da chegada dos mesmos!
    A espera é a pior parte!!!!

:(
  • Acompanhe a chegada pelo site do correio , deve ter um numero da sua postagem onde podes verificar o trânsito dele, e saber a data da chegada.
    Mas depois q chegar espero uns dias, e ai escreva pra la, perguntando o numero do processo, eu fiz isso e deu certo na época.

Boa sorte!
  • Luciana

Olá, obrigado, vc tinha razão, foi entregue hj as 9:10. Exatos 6 dias após o envio!
    Espero que logo eu receba alguma notícia....
    Obrigado
  • Carol.
    Voce so recebera noticias, se ligar para la ou mandar um e-mail perguntando. A CRC só se comunica espontaneamente quando pedem algo adicional ou quando comunicam a conclusao do processo.
    Dentro de um mes, se quiser saber o numero do seu processo ligue ou escreva perguntando:
    00(XX) 351211544475 crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.