certidão de nascimento de meus avós

Boa tarde, estou tentando a nacionalidade portuguesa por naturalização, pois meus avós maternos eram portugueses, porém já falecidos. Gostaria de saber como conseguir a certidão de nascimento deles, uma vez que já tentei busca via e-mail no Arquivo distrital de Viseu e na Conservatória de Registro Civil de Lamego e as informações foram que nada constava. Não tenho informação precisa do local de nascimento, apenas que possivelmente um deles teria nascido em Talhadas (Distrito de Viseu) e outro nos arredores de Lamego.
Seus nomes (quando solteiros) e respectivas datas de nascimento são:
Alberto de Almeida, nascido em 23/10/1903 e Emerenciana Ferreira, nascida em 17/02/1901.
Se puderem me ajudar ficaria muito agradecido.
Até mais.
«1

Comentários

  • rcmachado,

    Informe a filiação deles.
  • Emerenciana Ferreira: pai José Fortunato Ferreira e mãe Custódia Ferreira
    Alberto de Almeida: pai José de Almeida e Maria ...de Almeida.
    Os nomes dos pais de meu avô podem conter mais algum nome além de José e Maria, porém não há certeza nisso.
    Muito obrigado
  • Boa noite Mariza, tenho novas e boas informações. Consegui achar a Certidão de Óbito de meu avô e os dados são os seguintes:
    Alberto de Almeida, nascido em 23/10/1903, filho de José de Almeida e Maria de oliveira Almeida, natural de Panchorra-Portugal (Distrito de Viseu). Espero que com essas informações eu consiga encontrar a Certidão de Nascimento (Assento) ou a de Baptismo. Se vc puder ajudar-me ficarei muito agardecido.
    Renato
  • Local de nascimento: Freguesia de Panchorra, Concelho de Resende e Distrito de Viseu.
  • rcmachado

    Alberto - assento 17 - nascido e 09/10/1903 - registrado em 18/10/1903
    Freguesia Panchorra - Concelho de Resende - Distrito de Viseu:
    http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1145055 - barra de rolagem tif 14
  • Mariza, conheço muitas pessoas eficazes a fraternas por estas terras aqui. Mas você me impressionou com sua competência ágil, pronta e diria carinhosa. A única coisa que posso te dizer é: muito obrigado.
    Seu amigo, Renato.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado July 2016
    rcmachado,
    Encontrar pessoas gratas e com elogios tão generosos é recompensador. Sucesso!

    Falta o assento de Emereciana.
    Eles vieram casados? Os pais dela vieram? Onde se fixaram?
  • Meus avós vieram solteiros e se casaram aqui. Os pais de minha avó vieram e faleceram aqui; os pais do meu avô vieram e retornaram para Portugal. Entraram pelo porto de Santos e depois foram morar no interior do Estado de São Paulo, num município pequeno chamado Taiaçu, e lá se fixaram. Meus bisavós materno lá estão enterrados.
  • Minha família tem uma história interessante: as duas famílias (Almeidas e Ferreiras) de meus bisavós materno vieram de Portugal com vários filhos e aqui 4 irmãos casaram-se com 4 irmãs, todos portugueses (incluindo meus avós). Desses casamentos nasceram muitos filhos (inclusive minha mãe), e sempre moraram no mesmo lugar, uma pequena cidade de São Paulo. Ou seja: uma típica colônia portuguesa. Nasci e cresci nesse meio, tendo o bacalhau, o tinto e o vinho encorpado como coisas naturais. E agora que muitos já partiram, bateu-me uma vontade grande de efectivamente ser português e me aproximar de Portugal.
  • Mariza, agora que tenho as informações relativas ao registro de baptimso de meu avô, que passo seguinte você sugere que eu dê para dar início ao processo de naturalização portuguesa?
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado July 2016
  • Muitíssimo obrigado Mariza.
  • Olá, para dar andamento no meu processo de aquisição só me resta ter em mãos o assento de meu avô. Enviei e-mail para Viseu - rc.viseu@dgrn.mj.pt e advis@ad-viseu.com e não obtive resposta. Vocês sabem se demora a resposta? Eles tem por hábito atender e enviar este tipo de solicitação.
  • Eles tem por hábito atender e enviar este tipo de solicitação?
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado July 2016
    rcmachado,
    O registro do seu avô está online, veja no post acima, basta imprimir e juntar ao processo. A certidão de casamento deles será exigida.

    Você encontrou o registro da sua avó no livro que te indiquei?
  • Sim Mariza, encontrei dos dois, mas pelo que estou entendendo eu devo mandar para Tondela ou outro local de registro um documento oficial que seria enviado para mim, pela conservatória ou arquivo distrital onde estão armazenadas estas informações, certo?
  • rcmachado,

    Em alguns casos Tondela exigiu uma certidão certificada, já Ovar e Ponta Delgada não manifestaram nada a respeito, se contentaram com cópia do livro juntamente com a indicação do assento no formulário. Além do mais no formulário tem a opção do envio de cópia da certidão dos dados devidamente apontados no requerimento.

    Caso queira, solicite ao Arquivo Distrital de Viseu enviando os dados do assento: freguesia, número, data e nomes:

    mail@advis.dglab.gov.pt
  • Olá Pessoal, olha eu aqui de novo. :)
    Depois de pesquisar por varios dias em varios livres encontrei o registro de batismo da minha bisavó.

    Hoje venho aqui humildemente falar de outro caso. A Avó da minha esposa era Portuguesa, tenho o registro de Casamento dela (Casou em Portugal), Cédula de Identidade de estrangeira, Registro de óbito, etc.

    Só falta a nossa querida Certidao de Nascimento. Mas ninguem sabe onde ela nasceu exatamente. Estou considerando buscar de acordo com o registro do Casamento, TOUTOSA, CONSELHO DE MARCO DE CANAVESES.

    NOME: ALSIRA DA SILVA
    NASCIMENTO: 04 JUL 1915
    ENTRADA NO BRASIL: 12 NOV 1939
    CASOU EM PORTUGAL em 22/06/1939, com DELFIM MARIA DE MIRANDA
    FILHA DE: ANTONIO DA COSTA e ANA DA SILVA

    a DATA DESTE DOCUMENTO esta como 12 SET 1952, não sei se foi pedido posteriormente para alguma necessidade no Brasil.

    Usei o site TOMBO e tentei esse aqui http://cloud.archeevo.pt/details?id=10522 mas parece que nao tem as fotos.

    Mandei um email para conservatoria de MARCO DE CANAVESES mas nao tive resposta.

    Sera que alguem tem aquele Coelho na Cartola ai?

    Muito Obrigado por qualquer resposta, dica, orientacao.

  • Bruno,

    Os registros após 1911estão nas Conservatórias e não disponíveis para consulta. O registro de casamento indica a freguesia dos noivos, portanto basta enviar os dados de nascimento de Alsira para a Conservatória de Marco de Canaveses: civil.mcanaveses@irn.mj.pt
  • Obrigado @Mariza Guerra, voce como sempre é demais e super prestativa, passei um email para eles, Vamos ver se consigo resposta.
    Abusando um pouco da sua boa vontade, acredito que vou precisar pedir uma 2 via da certidao de Casamento da Avó Portuguesa, que foi la em Portugal, é preciso informar para eles que é para o processo de cidadania, digo, lá também tem essa questao de Inteiro Teor?
  • Bruno,
    Se ela se casou em Portugal não precisa informar o casamento. Caso queira envie um copia simples dessa que vc possui. O processo é muito simples, são poucos documentos. Espere até o dia 14/8 para solicitar as certidões brasileiras.
  • rcmachado,

    Essa certidão de óbito que você encontrou de seu avô e tinha local de nascimento, é certidão de óbito do Brasil?
    É que pedi a certidão de óbito de inteiro teor de meu avô via online, eles localizaram, mas ainda não postaram no correio, então estou muito ansiosa para saber se vai ter a informação do local de nascimento do meu avô nesse documento ou não.

    Obrigada
  • Ola @Karyne, a de obito que eu tenho é simples. Não tem informacao do nascimento. O que fiz foi enviar email para a conservatoria onde eles casaram em Portugal e no mesmo dia me responderam dizendo o local de nascimento que constava no registro de casamento. Dai mandei um email para a conservatoria onde estava registrado o nascimento ontem, e hoje ja postaram uma copia da certidao por correios, Muito Eficiente.

    @Mariza, esta danto tudo certo, voce realmente é incrível. O processo da minha sogra vai muito bem, para o meu processo ainda estou aguardando a resposta do arquivo distrital de Viseu com a certidao de nascimento da minha bisavó.
  • Karine
    Sim, é certidão de óbito do Brasil de inteiro teor. Foi nela que encontrei várias informações que ajudaram na localização do assento dele em Portugal
  • rcmachado,

    Obrigada. Estou muito ansiosa para a chegada do documento, mas agora fico mais tranquila sabendo que a certidão de óbito de inteiro teor tem informações que possam a ajudar...
    A certidão tá demorando horrores por que tá precisando da liberação do juiz... =/
  • Bom dia, preciso pagar o assento de baptismo de meu avô para o Arquivo Distrital de Viseu e as opções dadas foram cheque em Euros ou transferência bancária. Alguém sabe se pode ser feito por vale postal?
  • rcmachado

    Veja a possibilidade do vale postal diretamente com o Arquivo Distrital.
  • Mandei e-mail e ainda aguardando a resposta. Vamos ver.
  • Ai Jisus!!!!!!!!!!
  • Meus queridos e caríssimos amigos. É com grande emoção, felicidade, alegria, orgulho e gratidão que comunico a vocês que hoje chegou meu Assento de Nascimento português. Em primeiro lugar, quero reiterar o que nesse fórum já foi sobejamente e justamente escrito: consegui esse sonho graças a vocês. Não posso deixar de aqui citar Mariza e Márcia, duas pessoas de inestimável dedicação à causa de tornar português, quem português é de coração. Meus agradecimentos a todos que aqui postaram informações valiosas para esse desfecho de tamanha importância para mim. Tudo que aqui li, de valia foi. Durante um longo e delicioso ano fiz esta viagem rumo à "terrinha" de meus antepassados e de um passado que a mim também pertence. Toda minha ascendência é invariavelmente lusitana. Foi difícil, confesso, mas muito, muito bom. Dia a dia buscando informações, prospectando documentos (aqui mais uma vez um agradecimento a Mariza), lutando contra as incertezas e algumas frustrações. Mas estava escrito (para quem acredita, e como bom português sempre acredito) que isto iria acontecer.
    Muito, muito obrigado a todos e que Deus os ajudem.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.