Duvidas sobre aquisiçao da nascionalidade

2»

Comentários

• Denise

descobri que a minha avó e neta de português e como você diz, a minha avó poderia pedir a nacionalidade atravez de atribuição e depois, eu pediria a nacionalidade portuguesa.

Nestas duas semana eu procurei a cidade onde a avó da minha avó vivia e é uma cidadezinha do interior daqui de Minas Gerais então valeria apena eu correr atraz disso.
  • Thiago,
    Sendo a sua avó NETA de portugueses somente ela podera pedir a nacionalidade, mas por AQUISICAO OU NATURALIZACAO. Desta forma ela nao podera passar à sua mae nem a voce.
    Só seria possível se a sua avó fosse filha de portugueses e solicitasse sua nacionalidade por ATRIBUICAO.
  • Denise

Desta forma ela nao podera passar à sua mae nem a voce.

Em primeiro lugar, obrigado pela resposta e me perdoe caso eu não tenha entendido direito.

isso que você diz e referente até com atribuição? e sendo assim, a nacionalidade portuguesa esta restringida só a netos.
  • Thiago,
    Na atribuicao nao se deve saltar nenhuma geracao:
    bisavo/bisavo - avo/ó - mae/pai - filho.
    Se a sua avó fosse filha de portugueses ela poderia pedir por atribuicao, passar para a sua mae ou pai e eles para voce.
    Voce poderia tambem pedir atraves de um processo de naturalizacao diretamente da sua avó caso ela tivesse obtido a cidadania por atribuicao.

As pessoas que sao naturalizadas nao podem passar a cidadania para os filhos maiores nascidos antes da aquisicao da nacionalidade.
  • Boa tarde!
    Sou bisneto de portugueses, tenho 27 anos!
    Gostaria de saber se meu pai adquirindo a cidadania portuguesa (por ser neto de poetugueses), eu poderia adquirí-la também, por ser filho de "português".
    Alguém me disse que esse direito seria somente para filhos menores de idade...
    Gostaria de ter uma resposta precisa, pois todos os custos da naturalização do meu pai e minha correriam por minha conta!
    Mas se eu não teria direito, acho disnecessário!
    Mas ficaria muito feliz com uma resposta positiva de vocês quanto a isso!!!
    Muito obrigado e parabéns pela comunidade!!!

P.S.1:Se eu ligar para o consulado e explicar a minha situação, isso seria problema?

P.S.2:Quanto seriam os custos, meu e de meu pai, aproximadamente? Não tenho a certidão de nascimento de meu bisavô em mãos!
  • Denise, pelo que vi, não tem jeito, né? Mas nem em casos especiais, sei lá? rs
  • Roberto,
    Se o filho/a do portugues estiver morto e sem a cidadania portuguesa voce nao tera direito.
    Uma pena!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.