Duvidas sobre aquisiçao da nascionalidade
Boa noite a todos!
Sou neta de portugues e estou interessada em adquirir a nascionalidade portuguesa.
Meu avo portugues veio para o Brasil aos 4 anos de idade e quando chegou aqui se naturalizou brasileiro.
1. Isso impede a aquisiçao da nascionalidade portuguesa?
2. Para adquirir minha nascionalidade eu dependo que minha mae faça primeiro, porem posso mandar meus documentos junto com os dela?
3. Presciso da certidão de nascimento, obito e casamento do meu avo ou so da certidão de nascimento e obito?
Obrigada pela atençao
Madarei mais duvidas se ainda tenho chance de adquirir a nascionalidade.
Sou neta de portugues e estou interessada em adquirir a nascionalidade portuguesa.
Meu avo portugues veio para o Brasil aos 4 anos de idade e quando chegou aqui se naturalizou brasileiro.
1. Isso impede a aquisiçao da nascionalidade portuguesa?
2. Para adquirir minha nascionalidade eu dependo que minha mae faça primeiro, porem posso mandar meus documentos junto com os dela?
3. Presciso da certidão de nascimento, obito e casamento do meu avo ou so da certidão de nascimento e obito?
Obrigada pela atençao
Madarei mais duvidas se ainda tenho chance de adquirir a nascionalidade.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Providencie o quanto antes a certidão de nascimento portuguesa de seu avô
Caso seu seu avô não tenha desistido da nacionalidade portuguesa vc pode requerer a sua cidadania por duas formas a atribuição e para isso o descendente direto do português deve fazer primeiramente esse processo e uma vez tendo obtido a nacionalidade portuguesa esta poderá ser "passada" para vc. A outra forma é através de naturalização, que é um processo mais demorado, exige um pouco mais de documentos e é submetido a uma análise mais minuciosa ( com pequena possibilidade de indeferimento ) mas não há necessidade de sua mãe obter a cidadania antes. A naturalização também difere no que concerne a alguns direitos herdados pelos seus descendentes.
Para o início do processo vc tem que providenciar o quanto antes a certidão portuguesa de seu avô e veja se foi feita alguma alteração ou anotação quanto a essa questão de naturalização.
Seu avô nasceu em que ano, freguesia e concelho???? Veja se algum dos seus parentes possui essa certidão e mantenha-nos informados.
No que eu puder ajudar estou as ordens
Gostaria de saber como posso fazer para obter a certidão de nascimento do meu avô português. Eu tenho o nome dele completo, nome dos pais completo e data de nascimento. Verifiquei com a minha mãe e tia, mas ninguem tem a certidão dele.
Obrigado pela atenção
Continuarei em contato.
Entre no site do portal do cidadao. Registre-se e peca uma certidao on line.
O servico é bom e confiável.
Coloque os dados completos, faca o pagamento e logo tera sua certidao em casa.
Tenho algumas duvidas sobre o website.
1.) Me cadastrei, porem nao sabia como colocar o meu codigo postal, porque o modelo que eles dao 'e diferente do brasileiro. Como coloco o meu CEP?
2.)Depois que eu me conectei no site e cliquei no certidoes online apareceram duas opcoes CERTIDAO DE REGISTRO CIVIL e CERTIDAO DE REGISTRO CIVIL PERMANENTE. Qual devo escolher?
3.) Meu avo nasceu em 1909 e no CERTIDAO DE REGISTRO CIVIL fala que certidao com mais de 100 anos 'e de responsabilidade dos Arquivos Distritais. Como devo proceder?
Agradeco a atencao dispensada.
Pessoas com o mesmo problema de datas o que tem feito é colocar no lugar do nao 1910 e nas observacoes abaixo o ano correto. Em geral tem tido bons resultados.
Com relacao ao CEP nao posso lhe ajudar, pois nao moro no BR. Talvez colocando nas observacoes possa dar resultado tambem.
Caso eles nao localizem a certidao, voce sera avisada e o pagamento suspenso.
Voce deveria entao entrar em contato com o arquivo correspondente.
Falando de cidadao brasileiro, deve solicitá-la no cartório onde está o registro do nascimento da pessoa interessada.
Dependendo do cartório pode demorar até um mes para que a entreguem.
a sua certidao de inteiro teor devera passr pelo Itamaraty e tb pelo Consulado antes de vc apresenta -la em Portugal...
depois q as certidoes sao reconhecidas pelo Consulado, elas nao perdem mais a validade...
sendo assim, vc podera providenciar esse doc e deixa-lo pronto para quando vier a Portugal...
desculpa, mas so uma pergunta...
vc veio a Portugal para fazer sua cidadania, e a unica coisa q faltou foi a SUA certidao???
ok......................
Boa tarde!
Nao tenho a certidao de nascimento do meu avo, a unica coisa que minha mae sabe é que ele nasceu em Almeirim distrito de Santarem em 20/04/1909. Nao tenho a freguesia e pesquisei e vi que sao 4. Como descobrir? Sera que consigo? Ja estou ficando de cabelo em pe de tanto pesquisar na internet.
Obrigada pela atencao
Rita Froes
Voce consegue sim, mas tera que pedir que pesquisem nas 4 freguesias. Sorte sua que só sao 4.
Sem esssa certidao nao fara nada, assim que maos à obra.
vc deu sorte pq, a freguesia não tem registro civil só tem no distrito ou conselho!
Então o registro de nascimento a q procura esta no registro civil de almeirim!
Vc tem ligar p eles e ve a melhor maneira de fazer o seu pedido já q o portal pade apenas uma freguesia, o mais importante é q vc sabe o local
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_regi
Eu sei disto pq no meu caso, eu fiz um pedido pelo portal do cidadão, eu pedi a certidão do meu avô, o meu pedido foi feito no p/ o 1 registro civil q era o mais antigo do porto, as minha tias falava q ele tinha vindo do Porto, resposta foi negativa.
Lamento informa q o seu pedido não encontrado em nenhum dos 4 registro civis do distrido do Porto.
Ai eu fui no consulado portugues ve a fixa dele e descobri q ele era do conselho de santo tirso eu mandei um e-mail informando o local, meu pedido foi transferido p/ la e a certidão chego certinha em casa.
1- Meu avô falecido (português) e avó também falecida (brasileira), eu tenho que solicitar a certidão de nascimento do meu avô no cartório e; depois acertar o casamento e depois o óbito dele no consulado de Portugal? Tudo isso para fazer a documentação de meu pai?
2- Somos de Petrópolis, RJ, mas eu moro no ES. Assim mesmo posso fazer via consulado de SP? Já me disseram que por lá é bem mais fácil.
Desculpem, mas estou completamente perdido, somente consegui um documento de estrangeiro entrando no Brasil no início do século passado. Sendo que ele nasceu em 1904.
Neste documento constam o nome do meu avô e filiação, data de nascimento, localidade de nascimento, data de entrada no Brasil. É um documento bem completo, serve de alguma coisa para o processo?
Obrigado a todos!
Voce vai precisar pelo menos da certidao de nascimento do seu avo, caso ele seja o declarante do nascimento do seu pai.
Voce precisa do local completo onde ele nasceu, filiacao e data de nascimento para conseguir a certidao.
Eu tenho a carteira de identidade para estrangeiros emitida em 1940. Nela constam todos os dados de meu avô, só que o local de nascimento só consta Braga - Portugal.
Somente com essa informação eu consigo? Desculpe perguntar e perguntar e perguntar, é que sou novo aqui..... Obrigado por tudo!
Voce poderia comecar a sua pesquisa indo ao consulado da cidade onde o seu avo morou para ver se ele fez o inscricao consular. Em caso positivo tera os dados que necessite.
Vi no Portal do Cidadao que para Braga ha umas 10 conservatorias do registro civil. Voce precisa de mais dados.
Repito: comece com o consulado e continue com os familiares que de repente soltam o nome do lugar onde nasceram.
Liguei para a Conservatoria de rigisto civil de Almeirim e me deram um e-mail para o meu pedido pela certidao de nascimento do meu avo. Gostaria de saber se eles demoram mesmo a responder ou se devo ligar novamente. Liguei na quarta e nada ainda. Agradeco a ajuda.
Rita Froes
Depende muito da conservatória e da exatidão dos dados fornecidos. Já tive respostas em 1 dias e outras depois de 3 semanas.
Tem que ter paciência mesmo.
Não aconselho vc à da entrada como sendo por naturarização pelo bisavô(ó).
se eu for bisneto desta portuguesa, confirmando que eu poderia adiquirir esta nacionalidade atravez de atribuição ou naturalização ou caso a minha mãe que na verdade e a bisneta desta portuguesa, como na nacionalização italiana, a minha mãe poderia adiquirir esta nacionalidade portuguesa e depois, dela ser tornar portuguesa ela poderia me passar esta nacionalidade?
eu não pretendo ter filhos e esta nacionalidade seria para mim ou outros parentes que tiver interesse.
caso a minha mãe seja bisneta de portugues, eu encontrei esta resposta que aparentemente me encaixaria mas, não tenho certeza e então, alguém poderia me confirmar se eu me encaixaria aqui?
http://www.orkut.com.br/Main#CommMs
f
e me informarei melhor se eu sou bisneto ou trisneto.
Voce podera obter a nacionalidade por naturalizacao se a sua avó for ou se tornar portuguesa por atribuicao.
Se pretender a nacionalidade por atribuicao sua mae teria que tornar-se portuguesa primeiro para voce pedir depois.
Em primeiro lugar veja bem que é o portugues da sua familia e consiga uma certidao de nascimento. Como lhe disse, MINIMO sua avó devera ser portuguesa para que voce tenha direito.
Obrigado pela informação!