Problemas com o site Portal do Cidadão

Olá a todos.

Primeiramente agradeço a todos que direta o indiretamente me ajudaram nessa quest de obter a dupla cidadania para a minha mãe, para depois atribuí-la a mim.

Ocorre que em abril deste ano Ponta Delgada me informou que o processo havia sido bem sucedido me dizendo qual era o número do assento e ano registrados por lá.

De posse desses números, acessei o PORTAL DO CIDADÃO, que já havia usado antes com sucesso para obter a certidão do meu avô português (ver essa discussão http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/31838/#Comment_31838).

Tentei inserir o número do assento no 'Nº Identificação Civil'. Ao clicar em avançar, o site informou que o 'Nº Identificação Civil' era inválido. Isso posto, parti para a estratégia já descrita aqui no fórum que é digitar 99999999 no referido campo. Funcionou e eu avancei.

Na tela seguinte preenchi todos os dados possíveis e no campo de observações informei o assento, ano e e que havia sido efetuado por Ponta Delgada.

Esperei algumas semanas e não obtive nenhum tipo de retorno sobre a solicitação, tão pouco recebi o documento.

Fiz uma reclamação pelo próprio site PORTAL DO CIDADÃO e enfim me passaram um código de rastreamento do documento.

Acompanhei pelo rastreamento e me surpreendi negativamente quando vi que o documento foi entregue numa localidade completamente diferente da minha!!!

Liguei para a referida agência dos correios e eles me informaram que o destinatário estava com o nome de uma mulher que não conheço e que o endereço estava correto - Campo Largo - PR.

Fiz uma nova reclamação, agora pelo e-mail que tinha do pessoal do site e agora me informam que a questão era com o IRN e não com eles. Também informaram que, de qualquer forma, visando me ajudar, encaminharam para quem tem relações com o IRN.

Bom, disse isso tudo aqui para saber se alguém teve esse tipo de problema e se há uma maneira melhor de pedir a certidão de cidadania atribuída à minha mãe para que eu componha o meu processo.

Ufa... Desculpem pelo texto longo, mas precisei dar um histórico completo.

Abraços a todos.

Comentários

  • WebillWebill Member
    Come on, ninguém pra me ajudar?
  • @webill também estou em busca de uma certidão para um processo.
    Estava interessada em descobrir uma forma de ter a certidão online, por pura preguiça, pois na verdade, você pode apenas preencher os dados no português no formulário 1c. Não sendo necessário o envio da certidão do português.
    O plano B, é solicitar a certidão no consulado português mais perto. No Rio, a certidão para fins de cidadania é gratuita e não é necessário agendar.

    Agora uma pergunta: você não recebeu a certidão da sua mãe pelo correio? Pois a primeira certidão é enviada pela IRN após a conclusão do processo de cidadania.
  • WebillWebill Member
    Oi, Mariah!

    Então, eu sei que não é preciso a certidão da minha mãe para solicitar a minha, mas eu queria esse papel comigo mais por motivos simbólicos e para mostrar a minha mãe.

    Eu pensei em dois planos B, um deles é pelo consulado, como você disse, ou outro enviando uma carta diretamente para as CRC Centrais, pagando a taxa para isso.

    No Consulado de SP cobram 140,00 pela certidão e no Rio você me diz que não cobram, o que é excelente! Posso pedir isso pela internet ou só pessoalmente?

    Fiz o processo de minha mãe por Ponta Delgada e fechou em Abril. No final de Maio cobrei o povo lá e me informaram que enviariam uma 2ª via. Até agora fique na saudade em relação a certidão...
  • WebillWebill Member
    Parece que tem alguma taxa pra pedir online. Ainda não achei o valor.
    Preenchi o formulário online, mas tá dando pau.
    http://www.consuladoportugalrjservicos.com/public_html/exec
  • WebillWebill Member
    Valor 116,27 no Rio.
  • WebillWebill Member
    Pessoal, dessa vez não consegui resolver direto com Portugal. O consulado de SP cobra caro, mas fez o que precisava sem se perderem no processo.
  • @Webill,

    Como você fez para solicitar o código de rastreamento do CTT?

    Enviei e-mail e preenchi o formulário do setor de atendimento no site do Portal do Cidadão, mas não obtive respostas.
  • @Alexandre

    Minha experiência: de 5 e-mails enviados ao portal do Cidadão, só tive 1 respondido, e já quando nem precisava mais de ajuda. Eles simplesmente não respondem mesmo e pronto rs.

    Consegui o código de rastreio ligando diretamente para a conservatória responsável pela minha certidão, depois de um pouco de resistência por parte deles também.
  • Karina Barbosa

    Obrigado!
    Vou aguardar uns 20 dias e, caso a correspondência não chegue, vou fazer a ligação.
  • Fiz um pedido também, porém não consta no site, não consigo consultar status, nada. Mando mensagem para o Portal e ninguém responde.
  • @Irapchan

    Você fez um pedido e não consegue visualiza-lo, é isso?
  • Isso mesmo, fiz o pedido, pagamento descontado em meu cartão, porém ele não aparece no site e não consigo consultar.
  • Estranho. Aconteceu algo parecido comigo, porem, o pedido estava registrado no meu login. Quando eu clicava no pedido pra ver o status, dava erro. Mas conseguia enxergar pelo menos que o pedido foi feito. Estranho.
  • Eae pessoal! Eu segui a sugestão do primeiro colega e deu certo. Vlw Vamos ver se chega. Galera, Por favor me digam depois que eu tiver com os documentos, como eu faço para iniciar o processo direto com a conservatória, alguém pode mandar um link ensinando o passo a passo?
  • @Irapchan como conseguiu resolver seu problema de não identificar seu pedido de certidão no site?
    Comigo aconteceu o mesmo. Chegou no meu e-mail um recibo do pagamento com cartão (compra confirmada), mas ao entrar no portal do cidadão na área reservada não vejo o meu pedido. Mas vejo de várias outras pessoas diferentes, até mesmo de datas anteriores ao meu registro no portal.
    Alguém sabe me ajudar ?
  • @gisele

    Isso já aconteceu comigo, mesmo com essa confirmação recebida no e-mail, liguei no atendimento do meu cartao de crédito e eles não reconheceram a compra. Fiz o pedido de novo e deu tudo certo.
  • Boa noite!
    Fiz meu cadastro no portal do cidadão e já consegui por 2 vezes a certidão pretendida. Só que agora não consigo mais...toda vez que coloco o meu utlizador e senha, venha a seguinte mensagem PORTLET ESTÁ TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL...isso a qualquer hora do dia. Alguém saberia me dizer o que isso significa? Como resolvo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.