Consigo fazer toda documentação pelo Correio?
Marielen Almeida
Member
Olá pessoal, estou requerendo minha cidadania por atribuição pois minha mãe é Portuguesa.
Vou precisar:
1) averbar o casamento dos meus pais;
2) requerer minha cidadania;
3) Averbar meu casamento;
4) solicitar cartão cidadão e passaporte
5) Solicitar reagrupamento familiar para meu esposo conseguir visto entrar em Portugal. (Já vi que ele só pode solicitar cidadania após 3 anos morando em PT)
Vi que posso organizar toda documentação carimbar no consulado e enviar por correio que é mais rápido.
Porém minha duvida é: pelo correio consigo organizar todas esta documentação no mesmo conservatório e eles enviam o passaporte, cartão cidadão e etc?
Vou precisar:
1) averbar o casamento dos meus pais;
2) requerer minha cidadania;
3) Averbar meu casamento;
4) solicitar cartão cidadão e passaporte
5) Solicitar reagrupamento familiar para meu esposo conseguir visto entrar em Portugal. (Já vi que ele só pode solicitar cidadania após 3 anos morando em PT)
Vi que posso organizar toda documentação carimbar no consulado e enviar por correio que é mais rápido.
Porém minha duvida é: pelo correio consigo organizar todas esta documentação no mesmo conservatório e eles enviam o passaporte, cartão cidadão e etc?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Para ter seu passaporte e CC terá que aguardar seu assento e depois agendar no Consulado.
Para reagrupamento familiar vc terá que fazer já lá em Portugal e seu marido não precisa de visto para entrar em Portugal.
Vc já tem a relação de todos os documentos para fazer a atribuição e transcrição?
Fiquei em duvida mesmo como que faz pra ter passaporte e CC fazendo o processo pelo correios.
Por que pelo que vi aqui no site do consulado eles já organizam tudo nacionalidade, passaporte, CC......
Então de qualquer forma depois que tiver o numero de assento precisa ir no consulado né?
O passaporte só depois que vc tirar o seu CC.Não aceitam fazer os 2 ao mesmo tempo.
Fazer os processos pelo Consulado realmente pode agendar tudo,mas demora tanto e fica mais caro que não vale a pena.
Se toda documentação estiver certinha,mande para Tondela que em 1 semana fica pronto.
Pra ter certeza se toda documentação está correta,digitalize em formato PDF e e envie por e-mail para
civil.tondela@irn.mj.pt
Também tenho essa duvida, Se Pelo correio consigo organizar todas esta documentação no mesmo conservatório e eles enviam o passaporte, cartão cidadão?
Alguém pode nus ajudar a sanar essa duvida?
Pelas informações que a @Maria Nélida passou, o melhor caminho é solicitar a cidadania pelo conservatório, que em uma semana mais ou menos você recebe o numero de assento, e com esse número pode agendar no consulado e solicitar passaporte e CC.
Certo @Maria Nélida?
Eu posso mandar para essa conservatória independente do local que meu pai nasceu em Portugal?
Da conservatória de Tondela. Ela também falou e já vi em outros lugares que se escanear os documentos e enviar, eles te confirmam se já estão corretos ou se falta algo.
Obrigada pessoal!
Sim,vc pode mandar pra qualquer Conservatória que tenha balcão de nacionalidade.Não importa em que região seu pai nasceu
Eles casaram aqui no Brasil, e vamos precisar averbar o casamento deles!
Sim sendo sua mãe portuguesa e seu pai brasileiro declarante na sua certidão de nascimento terá mesmo que averbar.
Sim,vc pode mandar pra qualquer Conservatória que tenha balcão de nacionalidade.Não importa em que região seu pai nasceu
Alguém sabe me dizer quais são documentos necessários?
Desculpa, não coloquei... para atribuição
Para sua atribuição:
- Preencher formulário Modelo 1C frente e verso na mesma folha e colorido conforme está o modelo e reconhecer assinatura do requerente presencialmente no consulado ou por AUTENTICIDADE no cartório
-Certidão de nascimento do requerente, de inteiro teor, com firma reconhecida do notário de quem assina, e legalizada pelo consulado.
-certidão de nascimento do português ou número do assento dele + ano e conservatória no formulário 1C
-Cópia autenticada do RG do requerente
-Vale postal de 175 euros feito nos correios
-Depois envie tudo por Sedex EMS para uma conservatória de sua escolha
Obrigado!
Poderia me informar o que devo fazer primeiro: legalizar no Itamaraty ou no Consulado? Ficam prontos nos mesmo dia?
Outra dúvida:
Você sabe me dizer quanto tempo leva para ficar pronto em média o CC e posteriormente o passaporte? Já vi aqui no Fórum que não pode ser solicitado no mesmo dia né, o que iria me facilitar pq moro na Região dos Lagos, pelo deslocamento mesmo.
Ele te reconheceu na sua menoridade?
Vc vai precisar legalizar no Consulado de Portugal a sua certidão de nascimento de inteiro teor com firma reconhecida do notário.Não precisa passar pelo Itamaraty sendo a certidão do RJ
Entrar no site do Consulado,fazer o cadastro,imprimir boleto para pagamento,pagar o boleto,aguardar uns 2 dias,entrar de novo no site do Consulado e agendar dia e hora pra legalizar a certidão.Te entregam no mesmo dia.
Fazer o CC primeiro e depois o passaporte.Não pode agendar os 2 para o mesmo dia.
Quanto tempo o CC e o passaporte ficam prontos?
O consulado do RJ também aceita que envie pelos correios.
Entre no site e veja as orientações para o envio.
O CC e passaporte tem com ou sem urgência.
Com urgencia acredito que uns 20 dias o CC e passaporte 10 dias
Sem urgência o CC de 40 a
Passaporte sem urgência eu não sei
Obrigada pelas informações.
Já respondida
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11792/atribuicao-de-nacionalidade-saiu#latest
Favor não repetir a mesma dúvida em tópicos diferentes