Consigo fazer toda documentação pelo Correio?

Olá pessoal, estou requerendo minha cidadania por atribuição pois minha mãe é Portuguesa.
Vou precisar:
1) averbar o casamento dos meus pais;
2) requerer minha cidadania;
3) Averbar meu casamento;
4) solicitar cartão cidadão e passaporte
5) Solicitar reagrupamento familiar para meu esposo conseguir visto entrar em Portugal. (Já vi que ele só pode solicitar cidadania após 3 anos morando em PT)

Vi que posso organizar toda documentação carimbar no consulado e enviar por correio que é mais rápido.
Porém minha duvida é: pelo correio consigo organizar todas esta documentação no mesmo conservatório e eles enviam o passaporte, cartão cidadão e etc?
«1

Comentários

  • @Marielen Almeida,vc pode fazer os processos pelos correios e enviar para a Conservatória de Tondela ou Ponta Delgada.
    Para ter seu passaporte e CC terá que aguardar seu assento e depois agendar no Consulado.
    Para reagrupamento familiar vc terá que fazer já lá em Portugal e seu marido não precisa de visto para entrar em Portugal.
    Vc já tem a relação de todos os documentos para fazer a atribuição e transcrição?
  • Sim tem uma outra publicação aqui no forum que fala da documentação e vi também no site do consulado.

    Fiquei em duvida mesmo como que faz pra ter passaporte e CC fazendo o processo pelo correios.
    Por que pelo que vi aqui no site do consulado eles já organizam tudo nacionalidade, passaporte, CC......

    Então de qualquer forma depois que tiver o numero de assento precisa ir no consulado né?
  • @Marielen Almeida,precisa entrar no site,gerar um boleto,pagar e depois entrar de novo pra agendar dia e hora.
    O passaporte só depois que vc tirar o seu CC.Não aceitam fazer os 2 ao mesmo tempo.
    Fazer os processos pelo Consulado realmente pode agendar tudo,mas demora tanto e fica mais caro que não vale a pena.
    Se toda documentação estiver certinha,mande para Tondela que em 1 semana fica pronto.
    Pra ter certeza se toda documentação está correta,digitalize em formato PDF e e envie por e-mail para

    civil.tondela@irn.mj.pt
  • @Marielen
    Também tenho essa duvida, Se Pelo correio consigo organizar todas esta documentação no mesmo conservatório e eles enviam o passaporte, cartão cidadão?

    Alguém pode nus ajudar a sanar essa duvida?
  • @Walterlan

    Pelas informações que a @Maria Nélida passou, o melhor caminho é solicitar a cidadania pelo conservatório, que em uma semana mais ou menos você recebe o numero de assento, e com esse número pode agendar no consulado e solicitar passaporte e CC.
    Certo @Maria Nélida? =)
  • Certinho,@Marielen Almeida
  • Pessoal, a conversatória de Tondela é a que faz o tramite mais rapido? Achei que fosse pelo arquivo geral do Porto, nao? Ja iria mandar para eles.
  • @Michelle Calado,sim Tondela é,no momento,a mais rápida.Pelo Porto tá demorando horrores!
  • Nossa, que bom que achei esse Fórum. Sou nova aqui. Onde acho aqui no Fórum a lista de documentos e endereço para enviar, ou algum e-mail deles? O do Porto estava tratando por e-mail.

    Eu posso mandar para essa conservatória independente do local que meu pai nasceu em Portugal?
  • @Michelle a @Maria Nelida passou mais cedo o e-mail: civil.tondela@irn.mj.pt
    Da conservatória de Tondela. Ela também falou e já vi em outros lugares que se escanear os documentos e enviar, eles te confirmam se já estão corretos ou se falta algo.
  • Já estou finalizando minha documentação pra enviar também =)
    Obrigada pessoal!
  • Muito obrigada pessoal. Estou feliz por ter encontrado esse Fórum. :)
  • @ Marielen Almeida,vc pretende fazer atribuição,ne?Seu pai é portugues e foi declarante na sua certidão de nascimento?Casou aqui no brasil com brasileira ou casou em Portugal?
    Sim,vc pode mandar pra qualquer Conservatória que tenha balcão de nacionalidade.Não importa em que região seu pai nasceu
  • @Maria Nélida minha mãe quem é Portuguesa. Sim quero fazer o processo por atribuição minha e dos meus irmãos.
    Eles casaram aqui no Brasil, e vamos precisar averbar o casamento deles!
  • @Marielen Almeida,desculpa.Essa mensagem era pra @Michelle Calado.

    Sim sendo sua mãe portuguesa e seu pai brasileiro declarante na sua certidão de nascimento terá mesmo que averbar.
  • @Michelle Calado,vc pretende fazer atribuição,ne?Seu pai é portugues e foi declarante na sua certidão de nascimento?Casou aqui no brasil com brasileira ou casou em Portugal?
    Sim,vc pode mandar pra qualquer Conservatória que tenha balcão de nacionalidade.Não importa em que região seu pai nasceu
  • Bom dia,

    Alguém sabe me dizer quais são documentos necessários?
  • Wesley PradoWesley Prado Member
    editado June 2016
    Marlon, documentos necessários para qual processo? Filho? Neto? Bisneto?
  • @Wesley Prado

    Desculpa, não coloquei... para atribuição
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado June 2016
    @Marlon,segue a lista.Será ou não necessário transcrever o casamento dos seus pais?

    Para sua atribuição:

    - Preencher formulário Modelo 1C frente e verso na mesma folha e colorido conforme está o modelo e reconhecer assinatura do requerente presencialmente no consulado ou por AUTENTICIDADE no cartório
    -Certidão de nascimento do requerente, de inteiro teor, com firma reconhecida do notário de quem assina, e legalizada pelo consulado.
    -certidão de nascimento do português ou número do assento dele + ano e conservatória no formulário 1C
    -Cópia autenticada do RG do requerente
    -Vale postal de 175 euros feito nos correios
    -Depois envie tudo por Sedex EMS para uma conservatória de sua escolha
  • @Maria Nélida

    Obrigado!
  • @Maria Nélida, sim, meu pai é Português, porém nunca se casou, é solteiro até hoje, e foi o declarante na minha certidão de nascimento.Enviei e-mail para Tondela e eles já me responderam. Super rápido. :)

    Poderia me informar o que devo fazer primeiro: legalizar no Itamaraty ou no Consulado? Ficam prontos nos mesmo dia?
    Outra dúvida:
    Você sabe me dizer quanto tempo leva para ficar pronto em média o CC e posteriormente o passaporte? Já vi aqui no Fórum que não pode ser solicitado no mesmo dia né, o que iria me facilitar pq moro na Região dos Lagos, pelo deslocamento mesmo.
  • @Mechelle,sendo seu pai solteiro não será necessário transcrever o casamento.
    Ele te reconheceu na sua menoridade?
    Vc vai precisar legalizar no Consulado de Portugal a sua certidão de nascimento de inteiro teor com firma reconhecida do notário.Não precisa passar pelo Itamaraty sendo a certidão do RJ
    Entrar no site do Consulado,fazer o cadastro,imprimir boleto para pagamento,pagar o boleto,aguardar uns 2 dias,entrar de novo no site do Consulado e agendar dia e hora pra legalizar a certidão.Te entregam no mesmo dia.
    Fazer o CC primeiro e depois o passaporte.Não pode agendar os 2 para o mesmo dia.
  • @Maria Nélida, meu pai foi o declarante na minha certidão de nascimento. Não precisa passar pelo Itamaraty então, que bom. A legalização do consulado posso fazer via Correios ou deve ser pessoalmente?

    Quanto tempo o CC e o passaporte ficam prontos?
  • @Michelle eu entendi que seu pai português foi o declarante, mas isso foi quando vc era de menor? Que idade vc tinha quando ele te declarou?
    O consulado do RJ também aceita que envie pelos correios.
    Entre no site e veja as orientações para o envio.
    O CC e passaporte tem com ou sem urgência.
    Com urgencia acredito que uns 20 dias o CC e passaporte 10 dias
    Sem urgência o CC de 40 a
  • @Michelle sem urgência o CC de 40 a 60 dias
    Passaporte sem urgência eu não sei
  • @Maria Nélida, ele foi o declarante quando do meu nascimento, era menor.

    Obrigada pelas informações.
  • Ok @Michelle.Boa sorte.
  • Olá! Vou mandar a minha essa semana por uns amigos, atribuição para netos, sabem qual o melhor lugar para enviar? Tondela ainda esta bom?
  • @Claudio,

    Já respondida

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11792/atribuicao-de-nacionalidade-saiu#latest

    Favor não repetir a mesma dúvida em tópicos diferentes
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.