Atribuição de Nacionalidade! SAIU!!!!!

Conseguimos o assento de nascimento! Foi através da ACP (via Correios).
Enviamos dia 23/02/2018 (Sedex Mundi) e o assento de nascimento foi feito ontem (26/03/2018). Muuuuito rápido!!!!
Gostaria de mais uma vez agradecer aos colaboradores deste fórum! Dicas valiosas!!!
E gostaria de encorajar àqueles que estão em dúvida sobre o melhor caminho!!! Com certeza via Correios é a melhor opção atualmente!
Valeu galera.
«1

Comentários

  • CMCBACMCBA Member
    @patriciagaspar, meus parabéns!!
  • Boa noite! Hoje estou feliz pois depois de 15 dias saiu meu assento no registro de Portugal, então vou falar como fiz essa proeza. Vou conta a historinha e os passo, desculpem mas sou prolixo.
    Como voces nos vamos atras de informacoes nos consulados portugueses no Brasil e sempre ficamos deprimidos pela quantidade de documentos e ma vontade, mas e assim que funciona. Fui atras de informacoes no consulado portugueses de Sao Paulo, Brasilia e em Santos, aqui que foi o pulo do gato, Primeiro cada consulado pede os documentos basicos e alguns adicionais de sua propria vontade, fiz essa penitencia e no Consulado Portugues de Santos que consegui uma luz, a pessoa foi atenciosa (raro) e me disse que os documentos necessarios, era a certidao de nascimento de inteiro teor com apostilamento de Haya e a certidao do pai ou mae, nao precisaria pois obteria pelo sistema SIRIC - 100 anos informatizados. Fiz pergunta que todos que estao atras da cidadania querem quanto tempo e ela me disse tristemente de 8 meses a um ano...Ai veio a luz, perguntei se tinha outra forma de dar entrada no cidadania, ela respondeu que nos Registros e nos conservatorios em Portugal. Ai vai minha jornada e quem quiser e a dica.
    1 - Liguei no Registro Geral em Lisboa, e fiz todas perguntas pertinentes e os documentos eram os mesmos e o prazo tambem, fiquei com aquela sensacao de depressao, mas vamos la, tive a ideia de ligar no Conservatorio de Arcos de Valdevez, meu pai nasceu la.
    2- Encontrei o numero, o senhor Google ajudou.Ligando voce tem que fazer as perguntas certas e sem brincadeiras ou jeitinhos, aprendi que europeu nao gosta disso, o jeitinho brasileiro nao funciona e so ofende. As respostas sao curtas, grossas e rispidas, nao se assute e assim que eles sao.
    3 - Fui informado que tinha que levar a certidao de nascimento e se meu pai era casado com minha mae deveria esta averbado em portugal, no meu caso minha mae e pai nao eram casado e essa infomacao nao estava no meu registro de nascimento.
    4 - Obtive a certidao de nascimento de inteiro teor e a copia do livro de registro, fiz o apostilamento em Sao Paulo, em Brasilia e mais barato R$ 39,00 e da para enviar o documento pelo correio.
    5 - Como estou desempregado fui para Portugal e no conservatorio de Arcos de Valdevez, dei entrada no processo dia 16/03/2018 e a senhora que me atendeu verificou os documentos e estava tudo correto, paguei 175,00 Euros pois sou de maior, menor nao paga e fui informado que em duas semanas estaria pronto, pois iria para Guimaraes fazer o registro de nascimento. Duvidei! mas hoje dia 26/03/2018 recebi o email de confirmacao.
    Entao a dica e quem tem condicoes de ir para Portugual, leia a lei de cidadania no portal do consulado, procure o conservatorio onde seus pais nasceram, faca as perguntas certas com educacao e sem pensar em jeitinhos, um nao deles e um nao e pronto!
    Se seus pais sao casados e nao estao averbados em Portugal, faca isso primeiro antes de dar entrada na cidadania, pergunte no consulado, tem custo mas deve ser feito antes de iniciar o processo de cidadania.
    Espero que ajude, mas demorou apenas 15 dias! Fico feliz e gostaria que outras pessoas tambem conseguisem!

    Abracos!!!
  • @MoniqueAntunes

    Dê uma lida nisso antes de fazer o seu.
  • @PatriciaGaspar

    Antes de tudo parabéns! Veja, você enviou, do Brasil, seu pedido de atribuição para o Porto, e levou somente 1 mês, foi isso? Houve algo diferente no seu procedimento? Pergunto porque nos bons tempos, sem congestionamento, como temos atualmente, o ACP costumava fazer entre 80 e 100 dias. Seu caso é um fenômeno! kkk
  • CMCBACMCBA Member
    @Andre1972,
    Obrigada por contar como fez. Parabéns!
    Claudia
  • @RonaldoFerrito bom dia!

    No meu caso foi rápido mesmo pois tinha toda documentação certa. Mas pelo que vi muitos assentos saíram dia 26/03/2018 (mais de 20 assentos de nascimento neste dia). Acho que fizeram um mutirão lá no ACP (Rs...). Brincadeiras a parte acho que na verdade o que contou bastante foi que meu avô português foi declarante do meu pai e a Certidão de Nascimento do meu avô já estava digitalizada (solicitei esta digitalização em junho de 2017 quando estive pessoalmente lá).
    Se puder ajudar em mais alguma coisa...

    Patricia
  • ola patricia,
    dei entrada no pedido de meu filho no acp em meados de fevereiro e ate o momento não tenho acesso ao andamento do processo. Telefono e nao antendem. Mando email e nao respondem. Ficamos sem saber se esta tudo ok com a documentação e andametno do processo. Como voce fez para conseguir informações.
    agradeço desde ja.
    mariana
  • @marianahol boa trade!

    Passo-a-passo como proceder para acompanhamento de Processos de aquisição de nacionalidade

    Primeiro pelo rastreamento dos correios/ctt;

    Depois, você pode mandar um pedido de acompanhamento do vale-postal junto ao "fale conosco" da CTT;

    A partir daí, você pode acompanhar ligando para a linha de registos do IRN. Lá você pode conseguir a data de abertura, o estado atual, se caiu em alguma exigência, etc. Às vezes demora um pouco para aparecer a informação na LR. Use de preferência o Skype pra ligar pra LR, que sai bem mais barato que ligar do telefone fixo.

    INFORMAÇÃO IMPORTANTE!!!

    A partir do dia 25/03 começa o horário de verão em Portugal.

    Portanto, o atendimento da LR se dará entre 5:00 e 13:00hs, no horário brasileiro.

    Linha Registos para estrangeiros

    +351 211950500

    Espero que te ajude!
    Patricia
  • Prezados Amigos, Bom Dia.


    A Atribuição de minha Avó foi finalizada em 30/04/2018 eu envie para ACP. Graças a Vocês consegui. Acabei de ligar para o linha direta e a atendente me informou que ela não tem acesso ao numero do assento e que eu devo ir no consulado ou aguardar que ACP irá enviar os dados por e-mail informando os dados e informando que a certidão virá pelo correios. (Essa informação Procede?) Não existe nenhum outro meio ?

    Pois, estou com a documentaçao pronta para dar entrada na transcriação de casamento dela por Ponta Delgada (correto?).

    Nome da Minha Avó : Marly Ferreira Abrahão Envio 05/03/2018 Registo 30/04/2018 (ACP)

    Obrigado Amigos

    Sds
  • @DANIELABRAHAO,

    a atendente da Linha Registos tem acesso ao número do assento, mas só quer informar à própria (ou seja, somente à sua avó). De qq forma, ACP também envia uma carta, contendo a certidão.

    Poste lá no tópico ACP, para que a tabela de lá seja atualizada.

    Parabéns à sua avó!!!
  • Obrigado.

    Mais como posso fazer para solicitar no registro online. Preciso de que dados?

    Pode deixar que chegando em casa eu postarei na planilha.

    Muito Obrigado

    Sds
  • @DANIELABRAHAO,

    Veja está discussão, que tem tudo que.precisa para obter a certidão., se não deseja esperar pelos correios:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia

    Mas se quiser só obter o número do assento é só pedir para sua avó falar.
  • Mais uma vez venho agradecer a ajuda valiosa desse fórum!
    O assento da minha mãe saiu!
    Se puderem atualizar na lista agradeço.
    23XXX/2018 Emilia Andreoli Faria
  • @DANIELABRAHAO bom dia,poderia me informar a conservatoria e o endereço onde fez o seu processo atribuição.
    Obrigada.!
  • Boas Pessoal! Estarei enviando a minnha essa semana por uns amigos que tenho la, meu processo é de atribuição para netos, Podem por favor me informar o melhor lugar para dar entrada, ouvi dizer que Tondela é bem rápido, outros dizem que é Porto e Ponta Delgada. Me ajudem se puderem. Obrigado!
  • @CláudioRigo

    Atribuição para netos somente pela Conservatória de Lisboa
    Outras podem até receber,mas vão repassar para Lisboa
  • Porque?
  • @ClaudioRigo,os processos de atribuição de nacionalidade é feito exclusivamento na CRC de Lisboa como já foi dito pela @MariaNélida
  • Bom dia! Alguma novidade dos processos realizados por Braga? Alguém que tenha dado entrada por la em 2018 e já obteve o assento?
    Obrigado!!!
  • Vlad
    Boa tarde.
    Sou filho de portugueses nascido no Brasil. O consulado do Rio está, há meses, sem horário de agendamento.
    Me informaram para mandar a documentação diretamente para Portugal.
    Você tem algum email que responda questionamentos sobre a documentação/
    Já tentei:

    'crcentrais.diversos@dgrn.mj.pt' e 'registros.centrais@irn.mj.pt'
    Sem retorno.

    Hoje mandei para civil.tondela@irn.mj.pt.

    Grato
  • @Rufino se ambos seus pais são portugueses e foram casados no Brasil vc terá q fazer a transcrição de casamento antes.Depois da transcrição de casamento vc pode pedir informações sobre a continuidade do processo para mim in box.

    Para transcrever o casamento:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • Boa tarde, Pessoal
    Fiz o processo da minha mãe e graças a Deus, já foi concluído e me passaram o numero do assento.
    Minha dúvida é a seguinte, eles enviam a certidão pelos correios? Alguém q já tenha recebido, em quanto tempo eles enviam?
  • @Figueiredo as conservatórias enviam pelo correio, demora de 30 a 40 dias mas se quiser pode pedir uma cópia pelo civilonline.
  • @Vlad eu liguei no final de maio e tava pronto, é normal não ter chegado até agora?
  • editado July 2018
    @Figueiredo..às vezes o documento fica parado na alfândega brasileira.
  • Obrigada @Vlad e desculpe tantas perguntas
    Mas se caso tiver parado, não têm nem como saber, né?!
  • @Figueiredo nao sei se tem como rastrear.
  • yokoyoko Member
    Boa noite.
    Gostaria de agradecer ao fórum por todo auxilio que tive, em especial ao @Vlad Pen por tirar algumas duvidas.
    Bom, separei os documentos para adquirir a nacionalidade por atribuição do meu sogro. Meu marido foi a Portugal e fiz uma procuração para que ele desse entrada, diretamente no cartório da Conservatória do Registro Civil Vila do Conde. Ele protocolou o pedido dia 29/06/2018, o Assentamento foi datado em 04/07/2018 e a Carta de envio do Registro datada em 05/07/2018. Nao sei a quanto tempo exatamente recebi a carta da Conservatória, mas somente hoje peguei na caixa de correio.
    Acho que foi muito rapida a analise e o envio do Registro do Assentamento. Por isso gostaria de registrar aqui para servir como base de dados do fórum.

    Alem disso, gostaria de confirmar uma coisa. A carta infelizmente não estava lacrada e continha duas paginas.
    1- Carta com os dados do destinatário e a informação: "Remeto a V. Exa. a certidão do registro do Assento de Nascimento numero xxx do ano de 2018 da Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa" Data e assinatura do Escriturario Superior.
    2- Assentamento de Nascimento, com dados do Registrando, filiação, declarante, menções especiais, data do assentamento e informações do conservador e numero do processo. No verso a Certificação do registro, dizendo que o presente documento substitui a certidão de copia integral Assento de Nascimento para outros fins.

    Gostaria de confirmar o que exatamente vem por correio, se so esse documento de informação do registro, pois achei que viesse a Certidão integral do Assento.
    Caso seja de praxe o recebimento somente desses dois documentos, peco a confirmação para ter certeza de que apesar de violada, nenhum documento foi retirado da carta.

    Se estiver tudo certo, a partir desse documento posso dar entrada no cartão cidadão do meu sogro e no processo de atribuição do meu marido?

    Obrigada
  • @Yoko obrigado pelas considerações. O assento de nascimento é assim mesmo..simples.Se a correspondência foi violada deve ter sido na Alfândega brasileira.Pode sim dar entrada no CC do seu sogro e a atribuição do seu marido.
  • yokoyoko Member
    Muito obrigada, @Vlad Pen!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.