Atribuição de Nacionalidade! SAIU!!!!!
Patricia Gaspar
Member
Conseguimos o assento de nascimento! Foi através da ACP (via Correios).
Enviamos dia 23/02/2018 (Sedex Mundi) e o assento de nascimento foi feito ontem (26/03/2018). Muuuuito rápido!!!!
Gostaria de mais uma vez agradecer aos colaboradores deste fórum! Dicas valiosas!!!
E gostaria de encorajar àqueles que estão em dúvida sobre o melhor caminho!!! Com certeza via Correios é a melhor opção atualmente!
Valeu galera.
Enviamos dia 23/02/2018 (Sedex Mundi) e o assento de nascimento foi feito ontem (26/03/2018). Muuuuito rápido!!!!
Gostaria de mais uma vez agradecer aos colaboradores deste fórum! Dicas valiosas!!!
E gostaria de encorajar àqueles que estão em dúvida sobre o melhor caminho!!! Com certeza via Correios é a melhor opção atualmente!
Valeu galera.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Como voces nos vamos atras de informacoes nos consulados portugueses no Brasil e sempre ficamos deprimidos pela quantidade de documentos e ma vontade, mas e assim que funciona. Fui atras de informacoes no consulado portugueses de Sao Paulo, Brasilia e em Santos, aqui que foi o pulo do gato, Primeiro cada consulado pede os documentos basicos e alguns adicionais de sua propria vontade, fiz essa penitencia e no Consulado Portugues de Santos que consegui uma luz, a pessoa foi atenciosa (raro) e me disse que os documentos necessarios, era a certidao de nascimento de inteiro teor com apostilamento de Haya e a certidao do pai ou mae, nao precisaria pois obteria pelo sistema SIRIC - 100 anos informatizados. Fiz pergunta que todos que estao atras da cidadania querem quanto tempo e ela me disse tristemente de 8 meses a um ano...Ai veio a luz, perguntei se tinha outra forma de dar entrada no cidadania, ela respondeu que nos Registros e nos conservatorios em Portugal. Ai vai minha jornada e quem quiser e a dica.
1 - Liguei no Registro Geral em Lisboa, e fiz todas perguntas pertinentes e os documentos eram os mesmos e o prazo tambem, fiquei com aquela sensacao de depressao, mas vamos la, tive a ideia de ligar no Conservatorio de Arcos de Valdevez, meu pai nasceu la.
2- Encontrei o numero, o senhor Google ajudou.Ligando voce tem que fazer as perguntas certas e sem brincadeiras ou jeitinhos, aprendi que europeu nao gosta disso, o jeitinho brasileiro nao funciona e so ofende. As respostas sao curtas, grossas e rispidas, nao se assute e assim que eles sao.
3 - Fui informado que tinha que levar a certidao de nascimento e se meu pai era casado com minha mae deveria esta averbado em portugal, no meu caso minha mae e pai nao eram casado e essa infomacao nao estava no meu registro de nascimento.
4 - Obtive a certidao de nascimento de inteiro teor e a copia do livro de registro, fiz o apostilamento em Sao Paulo, em Brasilia e mais barato R$ 39,00 e da para enviar o documento pelo correio.
5 - Como estou desempregado fui para Portugal e no conservatorio de Arcos de Valdevez, dei entrada no processo dia 16/03/2018 e a senhora que me atendeu verificou os documentos e estava tudo correto, paguei 175,00 Euros pois sou de maior, menor nao paga e fui informado que em duas semanas estaria pronto, pois iria para Guimaraes fazer o registro de nascimento. Duvidei! mas hoje dia 26/03/2018 recebi o email de confirmacao.
Entao a dica e quem tem condicoes de ir para Portugual, leia a lei de cidadania no portal do consulado, procure o conservatorio onde seus pais nasceram, faca as perguntas certas com educacao e sem pensar em jeitinhos, um nao deles e um nao e pronto!
Se seus pais sao casados e nao estao averbados em Portugal, faca isso primeiro antes de dar entrada na cidadania, pergunte no consulado, tem custo mas deve ser feito antes de iniciar o processo de cidadania.
Espero que ajude, mas demorou apenas 15 dias! Fico feliz e gostaria que outras pessoas tambem conseguisem!
Abracos!!!
Dê uma lida nisso antes de fazer o seu.
Antes de tudo parabéns! Veja, você enviou, do Brasil, seu pedido de atribuição para o Porto, e levou somente 1 mês, foi isso? Houve algo diferente no seu procedimento? Pergunto porque nos bons tempos, sem congestionamento, como temos atualmente, o ACP costumava fazer entre 80 e 100 dias. Seu caso é um fenômeno! kkk
Obrigada por contar como fez. Parabéns!
Claudia
No meu caso foi rápido mesmo pois tinha toda documentação certa. Mas pelo que vi muitos assentos saíram dia 26/03/2018 (mais de 20 assentos de nascimento neste dia). Acho que fizeram um mutirão lá no ACP (Rs...). Brincadeiras a parte acho que na verdade o que contou bastante foi que meu avô português foi declarante do meu pai e a Certidão de Nascimento do meu avô já estava digitalizada (solicitei esta digitalização em junho de 2017 quando estive pessoalmente lá).
Se puder ajudar em mais alguma coisa...
Patricia
dei entrada no pedido de meu filho no acp em meados de fevereiro e ate o momento não tenho acesso ao andamento do processo. Telefono e nao antendem. Mando email e nao respondem. Ficamos sem saber se esta tudo ok com a documentação e andametno do processo. Como voce fez para conseguir informações.
agradeço desde ja.
mariana
Passo-a-passo como proceder para acompanhamento de Processos de aquisição de nacionalidade
Primeiro pelo rastreamento dos correios/ctt;
Depois, você pode mandar um pedido de acompanhamento do vale-postal junto ao "fale conosco" da CTT;
A partir daí, você pode acompanhar ligando para a linha de registos do IRN. Lá você pode conseguir a data de abertura, o estado atual, se caiu em alguma exigência, etc. Às vezes demora um pouco para aparecer a informação na LR. Use de preferência o Skype pra ligar pra LR, que sai bem mais barato que ligar do telefone fixo.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE!!!
A partir do dia 25/03 começa o horário de verão em Portugal.
Portanto, o atendimento da LR se dará entre 5:00 e 13:00hs, no horário brasileiro.
Linha Registos para estrangeiros
+351 211950500
Espero que te ajude!
Patricia
A Atribuição de minha Avó foi finalizada em 30/04/2018 eu envie para ACP. Graças a Vocês consegui. Acabei de ligar para o linha direta e a atendente me informou que ela não tem acesso ao numero do assento e que eu devo ir no consulado ou aguardar que ACP irá enviar os dados por e-mail informando os dados e informando que a certidão virá pelo correios. (Essa informação Procede?) Não existe nenhum outro meio ?
Pois, estou com a documentaçao pronta para dar entrada na transcriação de casamento dela por Ponta Delgada (correto?).
Nome da Minha Avó : Marly Ferreira Abrahão Envio 05/03/2018 Registo 30/04/2018 (ACP)
Obrigado Amigos
Sds
a atendente da Linha Registos tem acesso ao número do assento, mas só quer informar à própria (ou seja, somente à sua avó). De qq forma, ACP também envia uma carta, contendo a certidão.
Poste lá no tópico ACP, para que a tabela de lá seja atualizada.
Parabéns à sua avó!!!
Mais como posso fazer para solicitar no registro online. Preciso de que dados?
Pode deixar que chegando em casa eu postarei na planilha.
Muito Obrigado
Sds
Veja está discussão, que tem tudo que.precisa para obter a certidão., se não deseja esperar pelos correios:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia
Mas se quiser só obter o número do assento é só pedir para sua avó falar.
O assento da minha mãe saiu!
Se puderem atualizar na lista agradeço.
23XXX/2018 Emilia Andreoli Faria
Obrigada.!
Atribuição para netos somente pela Conservatória de Lisboa
Outras podem até receber,mas vão repassar para Lisboa
Obrigado!!!
Boa tarde.
Sou filho de portugueses nascido no Brasil. O consulado do Rio está, há meses, sem horário de agendamento.
Me informaram para mandar a documentação diretamente para Portugal.
Você tem algum email que responda questionamentos sobre a documentação/
Já tentei:
'crcentrais.diversos@dgrn.mj.pt' e 'registros.centrais@irn.mj.pt'
Sem retorno.
Hoje mandei para civil.tondela@irn.mj.pt.
Grato
Para transcrever o casamento:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Fiz o processo da minha mãe e graças a Deus, já foi concluído e me passaram o numero do assento.
Minha dúvida é a seguinte, eles enviam a certidão pelos correios? Alguém q já tenha recebido, em quanto tempo eles enviam?
Mas se caso tiver parado, não têm nem como saber, né?!
Gostaria de agradecer ao fórum por todo auxilio que tive, em especial ao @Vlad Pen por tirar algumas duvidas.
Bom, separei os documentos para adquirir a nacionalidade por atribuição do meu sogro. Meu marido foi a Portugal e fiz uma procuração para que ele desse entrada, diretamente no cartório da Conservatória do Registro Civil Vila do Conde. Ele protocolou o pedido dia 29/06/2018, o Assentamento foi datado em 04/07/2018 e a Carta de envio do Registro datada em 05/07/2018. Nao sei a quanto tempo exatamente recebi a carta da Conservatória, mas somente hoje peguei na caixa de correio.
Acho que foi muito rapida a analise e o envio do Registro do Assentamento. Por isso gostaria de registrar aqui para servir como base de dados do fórum.
Alem disso, gostaria de confirmar uma coisa. A carta infelizmente não estava lacrada e continha duas paginas.
1- Carta com os dados do destinatário e a informação: "Remeto a V. Exa. a certidão do registro do Assento de Nascimento numero xxx do ano de 2018 da Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa" Data e assinatura do Escriturario Superior.
2- Assentamento de Nascimento, com dados do Registrando, filiação, declarante, menções especiais, data do assentamento e informações do conservador e numero do processo. No verso a Certificação do registro, dizendo que o presente documento substitui a certidão de copia integral Assento de Nascimento para outros fins.
Gostaria de confirmar o que exatamente vem por correio, se so esse documento de informação do registro, pois achei que viesse a Certidão integral do Assento.
Caso seja de praxe o recebimento somente desses dois documentos, peco a confirmação para ter certeza de que apesar de violada, nenhum documento foi retirado da carta.
Se estiver tudo certo, a partir desse documento posso dar entrada no cartão cidadão do meu sogro e no processo de atribuição do meu marido?
Obrigada