Como posso obter a certidão de nascimento do meu pai sem saber o local onde foi registrado?

Estou precisando obter a certidão de nascimento do meu pai, o problema é que não sei o local de nascimento.
É possível conseguir a certidão somente com o nome, data de nascimento e nome dos pais?

Comentários

• Boa noite a todos e parabéns pelo excelente fórum !
    Esto com o mesmo problema porque além de não saber o local de nascimento em Portugal, preciso confirmar se de fato meu avô paterno (falecido) era mesmo o pai do meu pai (tb falecido) ou era ilegítimo, como já vi ocorrer aqui no fórum. Alguém pode me ajudar ? O nome do meu avô era FRANCISCO PEDRO DE ALMEIDA, casado com ZULMIRA DE ALMEIDA (brasileira), pais de JOÃO PEDRO DE ALMEIDA (meu pai, nascido em 1932 e falecido em 1992) e viviam em Vilar do Telles, no Rio de Janeiro. Desde já agradeço uma ajuda ou mesmo pista de onde começar a procurar.
  • @Leonardo,

Toda conservatória a quem eu me dirigi pediu a freguesia exata de nanscimento do português. Quando seu pai nasceu? Você não tem nenhum tipo de documento que possa ajudar a encontrar de onde exatamente em Portugal ele veio?

@João,

Você está procurando a certidão do seu pai ou do seu avô? Na certidão do seu pai deve indicar se ele era registrado pelo pai dele ou não. Seu pai era portugues ou brasileiro? Para nascimentos mais recentes do que 100 anos, pode procurar no Portal do Cidadão: https://www.portaldocidadao.pt/ . Quanto a como utilizar a Portal, talvez outra pessoa possa te ajudar melhor, pois meu caso ultrapassa a marca de 100 anos e estou procurando a certidão diretamente com a conservatória por email. (e eles pedem freguesia exata de nascimento)

Aos dois: É muito importante saber o local exato de onde ele veio porque isso facilita muito na pesquisa. A data de nascimento estar certa também ajuda bastante. Ainda não consegui encontrar a certidão do meu bisavô, e isso se deve ao fato de eu não ter a data exata de nascimento dele. Conversem com familiares, procurem em documentos brasileiros. Eu consegui bastante informação nos documentos brasileiros do meu bisavô. (Carteira de Trabalho e Certidão de Casamento)
  • @Bruno
    Na ficha consular vem informando que o local de nascimento foi em Vila Nova em 12/09/1943 e o local de residência no país era S. Brás. Essas informações foram cedidas por um colega aqui no fórum.
    Abaixo seguem os dados para obter a Certidão:
    Leonel João Alves Dutra
    Data de Nasc. 12/09/1943
    Filiação:
    João de Sousa Dutra
    Margarida Alves Dutra

Obrigado pela informação.
  • @Leonardo,

Que bom que encontou. Já entrou em contato com a conservatória pra pedir a certidão? Se bem que no seu caso acho que da pra pedir pelo portal do cidadão..
  • @Bruno

Mesmo com essas informações não sei como posso obter o documento.
    Procurei no portal do cidadão, sendo que não tive sucesso.
    Sabe informar o custo para obter a certidão?
    Grato,
  • Leonardo,

O custo da certidão gira em torno de 20 euros.
  • Mariza,

Estou no Rio de Janeiro, por conta disto, poderia informar a melhor forma de solicitar o documento?
  • Leonardo,

com os dados que tem da ficha consular não precisa da certidão de nascimento.

Seu pai nasceu na freguesia de Vila Nova, concelho de Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores.
  • Guilherme,

Muito obrigado pela informação.
  • Leonardo,

Realmente não precisa. Tendo essas informações você pode preencher o formulário 1C direto, mas se você quiser ter ela em mãos, da uma lida aqui: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3012/como-solicitar-uma-certidao-no-portal-cidadao#latest e vê se te ajuda ;)
  • Pessoal,

Estamos tendo notícias de que algumas Conservatórias estão exigindo o registro anterior a 1911 certificado pelo Arquivo Distrital.
  • Mariza,

Sério? Toda hora me aparece uma pedra nova hahahaha

Mas no caso do Leonardo não precisa né? O registro do pai dele é de 1943.
  • Bruno,

O de 1943 já deve estar informatizado.
    Não sabemos o motivo dessa nova exigência para os registros de batismos.
  • Prezados,

Estou preparando os documentos e me preparando financeiramente para iniciar os processos.

Vou solicitar a cidadania e posterior o passaporte.

Espero que não mude muita coisa até la.

Obrigado.
  • Mariza,

No caso o que isso mudaria de verdade para quem vai abrir o processo dessa forma agora? É só informar a conservatória de onde o registro vem que gostaria do registro certifiado pelo Arquivo Distrital ?

Leonardo,

Boa sorte, espero que dê tudo certo !
  • Bruno,
    Quando o registro de nascimento está informatizado o acesso para a Conservatória que está processando o pedido de cidadania e imediato. O pedido de registro de batismo certificado foi feito a poucas pessoas. Ainda não é generalizado. Ponta Delgada solicitou a uma pessoa, recentemente, apenas uma cópia simples, dessas impressas diretamente do livro.
  • Mariza,
    Sim, eu entendi isso. Só fiquei com duvida com relação a como eu pediria isso pra conservatória (a de onde o registro vem, nao pra qual eu vou abrir o processo). Ou pra quem eu pediria isso. Como o registro está na conservatória onde ele nasceu, eu teria que informar a eles que eu preciso dele certificado pelo Arquivo Distrital?
  • Bruno,

Quem certifica o documento é quem o emite.
  • Boa Tarde

Bruno
    meu avo paterno e minha vó paterna são de Tentugal, Portugal, mas meu pai nasceu aqui no Brasil, e meu pai e meu avo sao falecidos, mas tenho as certidoes de obito, eu tenho direito a cidadania ?

• Amigos,

A ficha consular realmente substitui a certidão de nascimento? Meu avô é de 1919.

Muito obrigado!
  • @diegoalexsander,

A ficha consular não substitui a certidão.
  • @Marcia muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.