Casar no Brasil ou Portugal?

Boa tarde, estou em processo de pegar minha cidadania e pretendo morar em Portugal com meu companheiro, mas tenho uma dúvida: para ele conseguir a autorização de residência precisamos casar, e o que seria melhor, casar no Brasil ou esperar pra casar em Portugal? Qual seria a diferença?

Comentários

  • @Marcia Bastos,

    nenhuma diferença.
    Você pode casar aqui no Brasil, e transcrever o casamento em Portugal, ou casar lá, tanto faz.

    Para que ele dê entrada no processo de cidadania dele, vocês terão que estar casados por 3 anos, e residindo lá, por 2.
  • @MarciaBastos vc precisa saber se é mais fácil pedir o visto de reagrupamento familiar do brasil ou estando já em portugal, no SEF.
    eu sei que, no exemplo da alemanha, é mais fácil levar os documentos do brasil e casar lá, já que não é necessário pedir visto de preparação de casamento.
  • Olá, @Guilherme,

    para o caso de Portugal, o visto de reagrupamento familiar somente pode ser pedido no SEF, estando lá.
  • Casar aqui no Brasil só teria o trabalho de levar a certidão no consulado para validar e depois dar entrada com pedido de reagrupamento lá no SEF?
  • @Marcia Bastos,vc casando aqui ou em Portugal terá que transcrever o casamento e não validar no Consulado.
    No Consulado só legalizamos as certidoes brasileiras de inteiro teor.Não se valida casamento,casamento só transcrevendo,mesmo.
  • E quem tem união estável aqui, é melhor dar continuidade no processo com a união estável mesmo, considerando que já tem mais que 3 anos ou casar ao chegar em Portugal e esperar mais 3 anos para poder fazer o processo com a certidão de casamento realizada em Portugal? Tipo uma vai invalidar a data da outra, ous seria continuidade do relacionamento desde o início da união estável?
  • @Paula Adriane,

    veja estas duas postagens:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2863/conversao-de-uniao-estavel-em-casamento-com-data-retroativa

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/47303/#Comment_47303

    Se for converter a união estável em casamento, o ideal é que se tente a data retroativa.
    Caso contrário, a união estável funciona da mesma maneira que o casamento.
  • Márcia, obrigada pelo retorno.
    Li em algum lugar que para fazer a transcrição da união estável me Portugal seria necessário um advogado lá, sabe se é isso mesmo ou a transcrição é feita da mesma forma que um casamento?
  • editado June 2016
    @Paula Adriane,

    somente é necessário um advogado em Portugal para homologar divórcios.
    União Estável pode ser feita por vcs mesmos.
  • Oi, sou eu novamente! No caso como a Paula Adriane perguntou, sobre a união estável feita no Brasil.... como é feita essa transcrição lá em Portugal?
  • Eu tenho uma dúvida. Fui casada e me separei no Brasil. Atualmente tenho união estável, nós dois temos direito a cidadania e estamos no processo para obter a dupla cidadania. Nossos planos após isso é ir morar em Portugal.
    Nesse caso eu posso me casar direto em portugal? Ou vou precisar registrar meu 1 casamento, meu divorcio para depois poder me casar oficialmente?
    Obrigada
  • @renatavsm vc terá que transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio em Portugal através de um advogado e depois transcrever o segundo casamento. É melhor vc casar no Brasil.
  • renatavsmrenatavsm Member
    editado May 2019
    @Vlad Pen obrigada! Eu achei q por ser "solteira" nas documentações portugueses, poderia casar direto lá. Mas já vi que vou precisar gastar uns bons Euros ai...rs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.