Itamaraty
Ola pessoal!
Gostaria de uma informacao, ja saiu minha cidadania, tenho uma filha menor. Estou tentando fazer o dela sozinha ja que a minha eu fiz atravez de advogado.
A duvida e: como fazer o que precisa ser feito (nao sei como se diz) no itamaraty, com a certidao dela? Ja preenchi o formulario, peguei a copia do passaporte dela e autentiquei tudo no consulado aqui de londres aonde vivo mas, nao sei como autenticar a certidao dela, alguem pode me ajudar, por favor?
Gosto muito dessa comunidade aprendi muito aqui.
Obrigado a todos, voces dao um bom exemplo de cidadania.
Gostaria de uma informacao, ja saiu minha cidadania, tenho uma filha menor. Estou tentando fazer o dela sozinha ja que a minha eu fiz atravez de advogado.
A duvida e: como fazer o que precisa ser feito (nao sei como se diz) no itamaraty, com a certidao dela? Ja preenchi o formulario, peguei a copia do passaporte dela e autentiquei tudo no consulado aqui de londres aonde vivo mas, nao sei como autenticar a certidao dela, alguem pode me ajudar, por favor?
Gosto muito dessa comunidade aprendi muito aqui.
Obrigado a todos, voces dao um bom exemplo de cidadania.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
A duvida e: como fazer o que precisa ser feito (nao sei como se diz) no itamaraty, com a certidao dela? Ja preenchi o formulario, peguei a copia do passaporte dela e autentiquei tudo no consulado aqui de londres aonde vivo mas, nao sei como autenticar a certidao dela, alguem pode me ajudar, por favor?(...)"
O procedimento aqui é o seguinte:
A certidão de nascimento de INTEIRO TEOR em original deve:
1. Ter a assinatura do Oficial do Registro Civil do Cartório do Estado do Brasil reconhecida ( reconhecer firma), após isso:
2. Remeter o Original por correios, ou ir, em uma das representaçõesdo Ministério das Relações Exteriores do Brasil(Itamaraty),conforme a Região de origem do documento:
http://www.portalconsular.mre.
Para Legalizar o original (LEGALIZAÇÃO), irá reconhecer que a certidão de Inteiro Teor de nascimento, que já deve estar com a firma reconecida, é verdadeira, feito isso:
3.Consulado Português da região onde foi emitido a Certidão de Nascimento para realizar a LEGALIZAÇÃO CONSULAR.
Não sei se você pode requerer as certidões de nascimento, realizar a Legalização via consulado do Brasil em Londres. O correto seria se informar no Consulado de Londres como deve proceder para a LEGALIZAÇÃO, no Itamaraty, de uma Certidão de Nascimento emitida no Brasil, se eles recebem, ou você tem que remeter para o escritório do Brasil, e qual deles.
Abraços!
Desculpe, mas estou com algumas dúvidas e vou aproveitar sua boa vontade....
- Só confirmando : o Consulado em que deve ser feita a legalização dos documentos, é no estado do nascimento da pessoa...
- Se eu der entrada via procurador, a assinatura não precisaria ser presencial, é isso ?
Eu também moro no exterior e me informei na Embaixada daqui que não aceitam pedido de nacionalidade por aqui...
Agradeço pelo que puder me informar!!!
AS pessoas que moram no exterior tem feito o seguinte: pedem que no Brasil providenciem os documentos necessarios (ver guia de ajuda desta comunidade o topico relativo documentos para naturalizacao ou aquisicao), vao ao consulado mais proximo da sua residencia no exterior e reconhecem sua firma por autenticidade no formulario de pedido de cidadania.
Uma vez reunidos todos os documentos os enviam por correio ao endereco que consta do formulario juntamente com o comprovante de pagamento.
A forma de pagamento varia, mas no mesmo consulado creio que podem lhe informar como fazer.
Se voce coloca o pais onde se encontra talvez algum colega possa lhe ajudar com essa informacao.
Voce é casada? Em caso positivo, antes de solicitar a cidadania da sua filha, devera transcrever o seu casamento.
Sendo ela menor de idade, voce e o pai deberao assinar o formulario 1C.
Quem foi o declarante do nascimento dela?
Enfim.. há diversas nuances que devem ser analisadas quando se pede a cidadania de um menor.
Continue perguntando.
Olá! Aqui estamos para ajudar-nos.
"(....)
- Só confirmando : o Consulado em que deve ser feita a legalização dos documentos, é no estado do nascimento da pessoa..."
R: Faça como a Denise orienta, ela já tem bastante experiência na Comunidade. É realmente como ela orienta, pois deve ser feita a LEGALIZAÇÃO CONSULAR no Consulado Português que abrange a Região onde se encontra o Estado de nascimento do Requerente a nacionalidade, por questão de jurisdição consular. Então alguém vai ter que fazer isto, ou seja providênciar a documentação ( GUIA DE AJUDA).
"- Se eu der entrada via procurador, a assinatura não precisaria ser presencial, é isso ?"
R: É isso, porém, como explicou a Denise, você terá que assinar na FICHA que requer a nacionalidade portuguesa, e reconhecer a sua assinatura( RECONHECER A FIRMA).
"Eu também moro no exterior e me informei na Embaixada daqui que não aceitam pedido de nacionalidade por aqui...
Agradeço pelo que puder me informar!!!"
R: Nestes casos, pode-se remeter o pedido por correspondência para a Conservatória dos Registos Centrais (CRC), pagando um vale postal com o valor correspondente e devidamente identificado com os dados do requerente( GUIA DE AJUDA) .
Abraços!
Denise,
Nao sou casada, minha filha so foi registrada por mim e eu mesma foi quem declarou a certidao.
Veja se estou indo pelo caminho certo, ja reconheci firma no formulario e tambem autentiquei a copia do passaporte dela. Tenho tambem a minha certidao de nascimento portuguesa e tenho a certidao de nascimento de inteiro teor dela mas, nao fiz a legalizacao nela e e isso que estou com duvida como fazer.
Mas, pelo que entendi vou ter que pedir para minha irma pedir a legalizacao dessa certidao dela la no Brasil nao e?
A Conservatoria dos Registos Centrais em Lisboa salvo rarissimas excecoes aceita somente certidoes em inteiro teor autenticadas no Itamaraty e legalizadas no consulado portugues.
Para maior seguranca voce deveria pedir para a sua mae fazer isso la no Brasil.
Com a certidao legalizada em maos, so seria enviar tudo para o endereco que aparece no formulario 1C.
Como sua filha é menor de idade nao tera que pagar nada.
Vou fazer o processo de cidadania das minha filhas, mas o declarante é meu marido, aliás foi ele quem registrou pois estava eu no Hospital, vou ter problemas com isso???
Elas são de menores.
Estou fazendo meu processo de divórcio em Portugal pra averbar meu novo casamento e minhas filhas são deste novo casamento, então estou fazendo o pprocesso de divórcio lá, pra poder averbar meu casamento e passar a ciddania pra minhas filhas, estou gastando 1600, já gastei um dinheiro pra desarquivar o processo, pode me responder se vou ter problemas com isso, porque vou dar entrada com a advogada segunda-feira.
Depois de tudo pronto, gastar uma grana com o processo eu ter problema pra passar a cidadania pra elas vai ser fogo.
Sabe me responder isso?
Obrigada
Entendi como deve ser feito....
Estou pensando em um jeito de evitar minha ida à Embaixada de Toquio.... para isso, será que se nomear um advogado, eu assinar o requerimento e pedir para Reconhecer Assinatura em um Cartório que eu tenho firma no Brasil, é possível ?
Mais uma vez, muito agradecido pela ajuda...
Obrigada mais uma vez.
Vou pedir para mim irma fazer isso la no Brasil mesmo ja que minha mae tambem esta aqui comigo.
Bom pelo menos agora sei que falta pouco.
Mais uns dias e ja poderei enviar os documentos.
So nao entendi uma coisa o consulado portugues autentica documento brasileiro?
"(...)para isso, será que se nomear um advogado, eu assinar o requerimento e pedir para Reconhecer Assinatura em um Cartório que eu tenho firma no Brasil, é possível ?
Mais uma vez, muito agradecido pela ajuda..."
R: Acredito que seja possível o reconhecimento de sua assinatura no FORMULÁRIO de requente feito em um Cartório no Brasil. Não vejo nenhum problema quanto a isso.
Lia:
"(...)So nao entendi uma coisa o consulado portugues autentica documento brasileiro? "
R: Não autentica. O Consulado português com jurisdição consular na Região em que está inserido o Estado brasileiro, onde se origina a certidão do requerente a nacionalidade, irá realizar a LEGALIZAÇÃO CONSULAR ( ou seja, irá, através de uma análise, carimbar na certidão de inteiro teor brasileira já devidamente LEGALIZADA no Itamaraty, reconhecendo que ela foi emitida no Brasil.
Coisas de burocracia. O Brasil tem acordos que dispensam esta LEGALIZAÇÃO CONSULAR com França e Argentina.
Abraços!
Desculpe o abuso, mas você sabe se precisa procuração para uma pessoa pedir a legalização de documentos no Consulado Português de Curitiba ? E essa pessoa tem que ser advogada ?
Elas são de menores.
Estou fazendo meu processo de divórcio em Portugal pra averbar meu novo casamento e minhas filhas são deste novo casamento, então estou fazendo o pprocesso de divórcio lá, pra poder averbar meu casamento e passar a ciddania pra minhas filhas, estou gastando 1600, já gastei um dinheiro pra desarquivar o processo, pode me responder se vou ter problemas com isso, porque vou dar entrada com a advogada segunda-feira.
Depois de tudo pronto, gastar uma grana com o processo eu ter problema pra passar a cidadania pra elas vai ser fogo.
Graziela,
Uma vez averbado o seu novo casamento, voce so devera seguir o procedimento normal, ou seja, preencher o formulario 1C das suas filhas, assinar voce e o pai delas, reconhecer as firmas de ambos por autenticidade, etc.
Como sao menores nao tem que pagar.
Voce vai usar o consulado em SP? Em caso positivo, siga as instrucoes deles.
Eu soube que o consulado de Sao Paulo faz os processos de quem mora (ou morava)em Mato Grosso do Sul, que e o meu caso, sabe me informar se eles podem fazer essa legalizacao consular tambem?
No site: www.consuladoportugalsp.org.br voce pode encontrar bastante informacao util inclusive sobre as legalizacoes: quanto custam, como enviar os documentos, etc.
Acredito que seja necessário a procuração, pois estará tratando de assuntos de terceiros. Quanto a um procurador Advogado acredito que não é preciso para o caso.
Consulte o consulado em questão, pois muitos tem modelos e exigências de validade para a procuração( no geral deve ser uma procuração especifica para a situação, e com a assinatura do representado reconhecida em cartório).
Lia:
Todos os consulados fazem a legalização Consular. Parece que há algumas limitações nos Consulados Honorários.
Abraços!
Recebi agora resposta do Consulado de Curitiba dizendo que a legalização terá que ser feita no Consulado da área de residência....isto é, aqui no Japão. E aqui, estão se negando a aceitar !!! Pode isto ?
Sim, vou usar o Consulado de São Paulo pois moro aqui....
Olá Lia, tudo bem??? Sabe, estou pensando seriamente em pedir ajuda a um advogado, pois estou tendo dificuldades para legalizar os documentos. Como você, também moro no exterior e gostaria de saber onde o advogado que você contratou fez a legalização? No Consulado Português de que lugar ?
Agradeço se você puder me dar esta dica...
Abraço
Entao, eu achei um advogado de Sao Paulo, na verdade eu nao sei como ele fez e porisso estou com tantas duvidas agora, ele nunca me davam informacoes nenhuma sobre os processo, toda vez que eu perguntava alguma coisa ele so me dava informacoes vagas. Eu nao gostei muito desse advogado, ele me enrolou demais, nao senti pressa nenhuma dele em relacao ao nosso processo mas, no entanto ele fez tudo certinho, se voce quizer posso passar o nome dele sim. Fiz com ele o processo da minha vo, meu pai e o meu que ao todo demorou quase 4 anos. Se quizer eu te passo o email dele. No entanto aprendi nessa comunidade que se voce as legalizacoes no Brasil (pedir para alguem fazer), voce pode mandar os documentos direto para a conservatoria la em Portugal.
Eu moro em Honduras na America Central e para a legalizacao de todos os meus documentos (todos emitidos em cartorios de SP) usamos o consulado de Sao Paulo atraves do meu irmao que mora la.
O que eu nao pude fazer la foram os pedidos de cidadania, pois para isso sim exigiam que eu morassena area de atuacao deles (SP e MS)
É isso mesmo, você já me deu várias dicas.
O pessoal está confundindo, LEGALIZAÇÃO CONSULAR só no Consulado Português da área em que está o Estado do Brasil onde foi emitido a Certidão de Inteiro Teor( é Jurisdição Consular). Tem que ver qual o Consulado Português no Brasil tem a jurisdição corespondente ao Estado brasileiro.
Abraços!
Muito obrigado pelas dicas...
Agora estou entendendo melhor:
A legalização se faz no Consulado do Estado em que foram emitidas as certidões.
E o Pedido de Cidadania ( depois de todo o processo aprovado) é que se faz no Consulado da àrea onde reside....he he he.
Mais uma dúvida: moro no exterior há mais de um ano, será que se deixar de apresentar os antecedentes criminais daqui, eles vão descobrir que não moro atualmente no Brasil ?
Desculpe tanto incomodo e mais uma vez obrigado sempre!!!
Muito obrigado pela gentileza, mas não vou precisar dos dados do advogado, tá ?
Se tem um jeito mais fácil e barato vamos em frente, né !!!
Até mais.
Agradeço imensamente por essa comunidade tão prestativa, através da qual temos a oportunidade de obter informações tão importantes.... Obrigado a todos.
Por favor, quem souber :
A averbação do casamento eu faço agora junto com o pedido de aquisição de nacionalidade ou depois do processo terminado ?
Se puder fazer ao mesmo tempo, eu mando a certidão de casamento, né...
Se esta falando do seu casamento, a averbacao sera feita depois que voce for portugues.
Se esta falando do casamento do antepassado do qual herdara a cidadania, ela devera ser feita antes do seu requerimento.
Desculpe não ter especificado: meu casamento.
O do meu avô já está averbado. Muito obrigado sempre pela ajuda!!!
Tenho a cópia da certidão narrativa dele, só que datado de 2001. Será que é melhor eu pedir outra mais recente ? Ou mando esta mesmo e preencho os dados somente ?
Eu tambem acho isso, depois de analizar aqui na comunidade e pesquizar muito na internet cheguei a essa conclusao, e melhor tentarmos fazer sozinhos mesmo.
Se precisar de alguma informacao que eu puder ajudar, estarei sempre olhando a comunidade.
Assim mesmo Lia e vamos em frente !!!!
Escuta, quando você pediu a sua nacionalidade, você apresentou seus antecedentes criminais daí da Inglaterra ?
Estou morando no Japão já faz algum tempo ( está escrito: morando mais de um ano fora do Brasil terá que apresentar antecedentes, né).... mas andei me informando na Polícia e eles querem uma justificativa de onde vou usar este documento. Terei que mandar traduzir toda a lista de documentos, pedir ( é longe de onde moro) , e depois de algumas semanas ir lá novamente para buscar, mandar traduzir o documento para depois enviar para Portugal. Daí, fiquei pensando: será que eles sabem que moramos fora do Brasil ? he he he....
Como ja te disse antes, foi um advogado que fez para mim, infelismente nao sei nada, ele nao me dava informacao nenhuma, para mim e a primeira vez que escuto falar de antecedentes criminais. No site irn, nao tem nada especificando sobre isso nao. Mas, tenho certeza que os nossos colegas aqui da comunidade sabem alguma coisa.