Denise, minha vó sabe tudo, data, onde nasceu, cidade, bairro, tudinho.. só perguntar pra ela mesmo.. Eu não entendi direito sobre o registro do meu avô.. vou ao cartorio e pergunto se o casamento dele está averbado,senão tiver preciso pedir ao cartorio oq? desculpe, eu não entendi direito uahauha, vou fazer tudo sozinho e não entendo nada sobre o assunto, comecei a pesquisar tem 1 semana..
brigado pela resposta e desculpe por não ter entendido bem rsrs
Boa tarde a todos ! Fiz esta conta de Orkut hoje , seguindo à orientação do site http://www.cidadaniaportuguesa.com/comunidade . Sou de Salvador - ba , sou neto de português . Fiz uma consulta para obtenção da cidadania em 1989 , mas foi me dito que somente morando em Portugal por 06 meses conseguiria , pois minha mãe ( filha de português com brasileira ) havia falecido em 1987. Em 2010 , fui informado que teria direito por um amigo português , mas depois verifiquei que só posso requerer por naturalização ( que não é direito e pode ser negado. ) Em todo caso , resolvi tentar por naturalização ( vi que é possível e até corriqueiro ) . Vou começar a correr atrás dos documentos necessários . Acabei de falar com uma tia que me forneceu algumas informações( até tinha alguns docs do meu avô , mas não os encontro ) e que ficou interessada em fazer tb . Bom , pelo que pode perceber pelos posts da comunidade , o primeiro passo é consegui a certidão de nascimento do meu avô , que era da cidade do Porto , nascido em 1884 - possuo tb o nomes dos pais dele. Vamos ver como eu vou me sair nesta empreitada !
Resolvi escrever também para agradecer pela informações que aqui encontrei e pelo clima amistoso ,
Grato !
P.S. : Vou postando os meus progresso desta empreitada quando as tiver.
Rodrigo, Se o casamento dos seus avós nao estiver averbado no registro de nascimento do seu avô será necessário ir ao cartório onde seus avós casaram e pedir ao funcionário que faça uma notificação (mande uma correspondencia) dizendo que seu avô casou-se com a sua avó em tal data, etc. etc. Para que? Para que passe a constar na certidao de nascimento do seu avö que ele é casado. Espero ter explicado agora.
Sim, agora eu entendi Denise, obrigado pela explicação..
Eu vou na casa dos meus avós amanhã e vou perguntar como está a situação dos documentos deles, só pra eu ter uma noção do que vou precisar fazer quando for iniciar..
Galera, passando só pra dizer que conversei com minha vó e ela disse que o casamento dela já está transcrito em portugal.. bom, se realmente estiver, menos uma coisa pra fazer quando começar..
Ela me falou rápido umas informações, mesmo sabendo que não vou usar agora.. que seria
Nascimento: Aldeia Abruinhosa do Mato Distrito: viseu Concelho de mangualde.
Nem sei se peguei as informações certas, mas eu disse a ela que n vou usar agora, falei com ela por baixo mesmo.. só isso galera
Pois é Denise, resta eu saber se está realmente transcrito, mas ela disse que sim, diz ela que uns anos atrás pra ela vender uns terrenos que tinha em portugal, ela teve que transcrever, agora eu tenho que confirmar rsrs
mais agora n tá dando pra eu fazer isso, bom.. se realmente estiver, menos uma coisa pra resolver
a aldeia da sua avó Abrunhosa do Mato fica na freguesia de Cunha Baixa. Acredito que sua avó tenha realmente transcrito o casamento para poder vender terras em Portugal.
Solicita a certidão no Portal do Cidadão e já ficas com essa situação resolvida.
Galera, deixa eu perguntar uma coisa a voces sobre o caso da minha namorada..
o bisavô dela era portugues e já faleceu, o avô dela também faleceu e pelo q sei, não obteve a cidadania.. só tem o pai dela vivo nessa linha, ela teria alguma forma de conseguir a cidadania pra ela? ou só com essa nova lei que da direito a bisnetos e coisa e tal?
Conversei com uma pessoa do Cidadania Portuguesa do facebook, falaram que tinha uma forma.. comprovando vinculos com portugal, mas diz a pessoa que nao precisa ir a portugal pra isso, falou que ela teria que se associar a algum clube portugues e ir a eventos, tirar fotos.. pra comprovar esse vinculo, e se alguem tivesse uma conta telefone de portugal tbm ajudaria..
Rodrigo, até aonde eu sei, ela só teria direito caso a avó dela tivesse viva para receber a cidadania por atribuição, depois passando para o pai por "atribuição" ou diretamente para ela por "aquisição/naturalização" ,com a tão esperada mudança da lei ai as coisas devem mudar a beneficiando ela. Pela lei atual esses vínculos sugeridos, não serviriam para bisnetos! Mais alguém da comunidade provavelmente com mais experiencia pode confirmar o que digo! Agora um conselho,...se aonde viu no Facebook é a onde penso....MUITO CUIDADO!!! Tem "lobos perigosos" fantasiandos de cordeiros que são capazes de prometer milagres, como por exemplo até ressuscitar a avó de sua namorada por dinheiro. Aqui na comunidade as orientações não são de profissionais, mas, de pessoas sem qualquer interesse.
Caramba Jean, você falou q me clareou a cabeça, como nunca pensei nisso.. as duas vós dela estão vivas, uma dessas é a filha do portugues, ela tirando a dela, a minha namorada consegue tirar a dela.. como nao pensei nisso, que animal hahahaha..
o problema é que sabem muito pouco desse bisavô, pelo que sei só o nome.. mais MUITO obrigado Jean, me animou muito!
o bisavô dela (portugues) teve um filho no brasil que era avô da minha namorada, casado com a avó dela ainda viva, e o avô ja morreu também.. então mesmo assim não dá, o filho do portugues, no caso o avô dela ja está morto..
é, acho que só com a nova lei mesmo.. infelizmente
Comentários
Eu não entendi direito sobre o registro do meu avô.. vou ao cartorio e pergunto se o casamento dele está averbado,senão tiver preciso pedir ao cartorio oq? desculpe, eu não entendi direito uahauha, vou fazer tudo sozinho e não entendo nada sobre o assunto, comecei a pesquisar tem 1 semana..
brigado pela resposta e desculpe por não ter entendido bem rsrs
Se o casamento dos seus avós nao estiver averbado no registro de nascimento do seu avô será necessário ir ao cartório onde seus avós casaram e pedir ao funcionário que faça uma notificação (mande uma correspondencia) dizendo que seu avô casou-se com a sua avó em tal data, etc. etc. Para que? Para que passe a constar na certidao de nascimento do seu avö que ele é casado.
Espero ter explicado agora.
Eu vou
na casa dos meus avós amanhã e vou perguntar como está a situação dos
documentos deles, só pra eu ter uma noção do que vou precisar fazer
quando for iniciar..
muito obrigado!!
o casamento dela já está transcrito em portugal.. bom, se realmente estiver, menos uma coisa pra fazer quando começar..
Ela me falou rápido umas informações, mesmo sabendo que não vou usar agora.. que seria
Nascimento: Aldeia Abruinhosa do Mato
Distrito: viseu
Concelho de mangualde.
Nem sei se peguei as informações certas, mas eu disse a ela que n vou usar agora, falei com ela por baixo mesmo..
só isso galera
um abraço a todos!
mais agora n tá dando pra eu fazer isso, bom.. se realmente estiver, menos uma coisa pra resolver
Farei isso sim!!
o bisavô dela era portugues e já faleceu, o avô dela também faleceu e pelo q sei, não obteve a cidadania.. só tem o pai dela vivo nessa linha, ela teria alguma forma de conseguir a cidadania pra ela? ou só com essa nova lei que da direito a bisnetos e coisa e tal?
Conversei com uma pessoa do Cidadania Portuguesa do facebook, falaram que tinha uma forma.. comprovando vinculos com portugal, mas diz a pessoa que nao precisa ir a portugal pra isso, falou que ela teria que se associar a algum clube portugues e ir a eventos, tirar fotos.. pra comprovar esse vinculo, e se alguem tivesse uma conta telefone de portugal tbm ajudaria..
Alguém sabe alguma coisa sobre essa informação?
Obrigado aí galera!!
Mais alguém da comunidade provavelmente com mais experiencia pode confirmar o que digo!
Agora um conselho,...se aonde viu no Facebook é a onde penso....MUITO CUIDADO!!!
Tem "lobos perigosos" fantasiandos de cordeiros que são capazes de prometer milagres, como por exemplo até ressuscitar a avó de sua namorada por dinheiro.
Aqui na comunidade as orientações não são de profissionais, mas, de pessoas sem qualquer interesse.
o problema é que sabem muito pouco desse bisavô, pelo que sei só o nome.. mais MUITO obrigado Jean, me animou muito!
o bisavô dela (portugues) teve um filho no brasil que era avô da minha namorada, casado com a avó dela ainda viva, e o avô ja morreu também.. então mesmo assim não dá, o filho do portugues, no caso o avô dela ja está morto..
é, acho que só com a nova lei mesmo.. infelizmente