Algumas dúvidas sobre a cidadania portuguesa
Olá galera, sou novo aqui na comunidade, criei orkut só pra vir aqui, então desculpem se eu fizer algo errado aqui hahauhau..
Galera.. é o seguinte, provavelmente eu vá morar com meu tio na Itália daqui a uns 2 anos no máximo, tenho direito a cidadania italiana, sendo que é tãaaao complicada, que optei ir pela portuguesa, que também tenho direito, como faz parte da UE não terei problemas, minha vó é portuguesa e ainda viva, casada com meu avô brasileiro também vivo, ela tem os documentos dela portugueses, sabe onde nasceu, freguesia coisa e tal..
Então teria que meu pai fazer primeiro (vivo também) depois eu.. vcs acham que é um caso simples? posso fazer tudo isso aqui pelo brasil mesmo? mais especificamente no RJ? um assessor me cobrou 7 mil reais pra concluir isso pra mim, eu achei muito, uma pessoa que fez cidadania portuguesa e eu acompanhei pelo YouTube, me mandou um email falando que meu caso era simples e eu estava com "a faca e o queijo na mão" voces concordam? voces tem idéia de quanto sairia isso, eu mesmo fazendo? um preço aproximado.. só pra eu ter uma noção.
MUITO OBRIGADO desde já!! e desculpem se fiz algo errado, ou topico.. não sei, abs!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Acredito que como sua avo saiba todos os dados dela vc não tera problemas em tirar para seu pai e depois para vc. E oq vc economizar do valor que te cobraram vc viaja para portugal tira o resto das docs lá (cartao de cidadao e passaporte) ainda da uma volta :-)
Assim depois disso poderá solicitar a sua e também transcrever seu casamento se for o caso. Deve gastar em torno de 1200 euros para tudo, incluindo a sua.
Se precisa resolver mais rápido, da um pouco mais de trabalho, mas faça processo por processo em Portugal, se não tem como ir lá, mande pelo correio,
O processo pelo consulado demora mais, e um detalhe que infelizmente tem que analisar, seus ascendentes estão vivos GRAÇAS A DEUS, mas sabe como é a vida, digo isso que levei anos pensando analisando e etc...e minha mãe faleceu e meu deu o dobro do trabalho para conseguir mina Nacionalidade Portuguesa!
Aqui na comunidade vai encontrar tudo que precisa para fazer tudo que precisa sem intermediários ok, Boa Sorte!
Como o Guilherme disse não precisa ir a Portugal, pode fazer tudo enviando pelo correio com todas as orientações aqui obtidas aqui na comunidade.
E lembrando, antes de iniciar o processo do seu pai, se seus avós se casaram no Brasil e não transcreveram o casamento em Portugal terá que fazer.
Agora não sei se para mandar os processos diretamente para Lisboa seria necessario a trascrição dos casamentos.
Encontrará tudo o que precisa sobre isso.
É muito importante que voce revise todos os documentos para ver se coincidem nomes, sobrenomes e datas.
No guia de ajuda desta comunidade e nos tópicos voce encontrará todas os passos para o pedido de cidadania por atribuicao.
Também poderia pedir sua cidadania por naturalizacao que seria saltando a do seu pai, ou seja, pedindo diretamente da sua avó logo de fazer a transcricao de casamnto.
Se o seu pai nao se interessa pela nacionalidade portuguesa, voce pode optar pela naturalizacao se nao tiver fihos.
Como nao tem pressa, de uma pesquisada aqui na comunidade, pois encontrará vários casos.
Tudo bem então, eu vou resolver coisas que ainda tenho que resolver antes de começar esse processo, em seguida inicio tudo, então diploma escolar de ensino médio completo serve pra provvar escolaridade né?? Tá blz.. vou fazer por Aquisição mesmo.. parece ser melhor pra mim e vai custar menos pelo q parece, só transcrever o casamento da minha vó e depois iniciar o processo pelo q entendi..
Agradeço a resposta Jean!!
Se o custo e o tempo forem parecidos, melhor fazer por atribuição, pq minha vó ficaria feliz do meu pai ter a cidadania portuguesa hahaha
Abraço Jean!
Abraços
vendo por esse lado, a Aquisição parece ser menos complicada, tenho que olhar esses seguintes fatores: Pelo que li aqui na comunidade, Aquisição nao é algo tão complicado, eu não tenho filhos, meu pai não liga para ter a cidadania ou não.. e esse divórcio dele pode me dar dor de cabeça..
Então Jean, acho que no meu caso, para menos dor de cabeça e já que ainda sou solteiro e não tenho filhos também, a Aquisição seria uma boa escolha também.. concorda?
Abraço!
também estou pesquisando sobre o caso da minha namorada, que no caso vai embora comigo pra italia, o bisavô dela era portugues, já falecido, avô também já falecido e não tinha a cidadania, daí ela tem o pai vivo ainda.. então to dando uma olhada pra ver se tem alguma forma..
Agradeço pelas respostas, um abraço!
Sabe, quando vi que o seu pai é divorciado foi que dei a sugestao da aquisicao (naturalizacao) ao invés da atribuicao.
Fazer apenas uma aquisicao fica mais barato que fazer duas atribuicoes e duas transcricoes de casamento que seria o que voce deveria fazer.
Resumindo: faca a transcricao de casamento dos avós, luego entre com a sua aquisicao.
Pode comecar procurando os documentos.
Sim, eu entendi.. quando eu resolver oq tenho que resolver, vou fazer como vc disse, por Naturalização, acho que se encaixa melhor no meu caso..
Acho que não vou precisar procurar muitos documentos, minha vó portuguesa está viva, meu avô também está vivo, eles moram a 40 min da minha casa, ela tem documentos portugueses dela, até identidade do consulado, negócio assim, não me recordo bem rsrsrs
Brigado pela resposta!
mas até aí acho que vai ser fácil rsrs
Se a sua avó nao tiver a certidao de nascimento, mas tiver os dados completos de onde nasceu, data, etc. voce pode pedir pelo Portal do Cidadao. Voce paga com cartao de credito e eles enviam por correio.
Às vezes somente com o numero do assento as conservatorias conseguem as certidoes, pois Portugal tem um sistema de registro civil informatizado.