Algumas dúvidas sobre a cidadania portuguesa

Olá galera, sou novo aqui na comunidade, criei orkut só pra vir aqui, então desculpem se eu fizer algo errado aqui hahauhau..

Galera.. é o seguinte, provavelmente eu vá morar com meu tio na Itália daqui a uns 2 anos no máximo, tenho direito a cidadania italiana, sendo que é tãaaao complicada, que optei ir pela portuguesa, que também tenho direito, como faz parte da UE não terei problemas, minha vó é portuguesa e ainda viva, casada com meu avô brasileiro também vivo, ela tem os documentos dela portugueses, sabe onde nasceu, freguesia coisa e tal..

Então teria que meu pai fazer primeiro (vivo também) depois eu.. vcs acham que é um caso simples? posso fazer tudo isso aqui pelo brasil mesmo? mais especificamente no RJ? um assessor me cobrou 7 mil reais pra concluir isso pra mim, eu achei muito, uma pessoa que fez cidadania portuguesa e eu acompanhei pelo YouTube, me mandou um email falando que meu caso era simples e eu estava com "a faca e o queijo na mão" voces concordam? voces tem idéia de quanto sairia isso, eu mesmo fazendo? um preço aproximado.. só pra eu ter uma noção.

MUITO OBRIGADO desde já!! e desculpem se fiz algo errado, ou topico.. não sei, abs!
«1

Comentários

  • Meu pai é portugues eu tirei a minha enviando para Lisboa gastei aproximadamente 680 reais depois tirei para meu filho tambem por Lisboa e agora estou tirando para minha filha que nasceu em dezembro.
    Acredito que como sua avo saiba todos os dados dela vc não tera problemas em tirar para seu pai e depois para vc. E oq vc economizar do valor que te cobraram vc viaja para portugal tira o resto das docs lá (cartao de cidadao e passaporte) ainda da uma volta :-)
  • Rodrigo, o primeiro passo será atualizar o estado civil de sua avó em Portugal, ou seja transcrever o casamento deles (seus avós) em Portugal se ainda não foi feito. Depois solicitar a cidadania do seu pai e também depois transcrever o casamento dois seus pais lá também.
    Assim depois disso poderá solicitar a sua e também transcrever seu casamento se for o caso. Deve gastar em torno de 1200 euros para tudo, incluindo a sua.
    Se precisa resolver mais rápido, da um pouco mais de trabalho, mas faça processo por processo em Portugal, se não tem como ir lá, mande pelo correio,
    O processo pelo consulado demora mais, e um detalhe que infelizmente tem que analisar, seus ascendentes estão vivos GRAÇAS A DEUS, mas sabe como é a vida, digo isso que levei anos pensando analisando e etc...e minha mãe faleceu e meu deu o dobro do trabalho para conseguir mina Nacionalidade Portuguesa!
    Aqui na comunidade vai encontrar tudo que precisa para fazer tudo que precisa sem intermediários ok, Boa Sorte!
  • Agradeço pelas respostas Andre e Jean, mas andré, no caso, eu sou obrigado a ir pra portugal? pra resolver tudo? pq o meu plano era resolver tudo aqui, e ir direto pra italia após tudo ser resolvido, a assessora que me cobrou esse tanto de dinheiro falou que meu caso dava para ser resolvido por completo em no máximo 7 meses aqui pelo Rio de janeiro mesmo, isso procede? Jean,  meu pai é divorciado, eu sou solteiro.. isso faz com que custe menos?

    Brigado de verdade galera!!
  • Rodrigo,
     
                    vc faz tudo pelo correio, aqui do Brasil mesmo. 
     
                    Dá uma lida no perfil da Comunidade. Estamos aqui para lhe ajudar, não precisa de 'ajudante' pago.
  • Ah, brigadão Guilherme, pela hospitalidade!!

    devo começar a fazer a cidadania do meu pai daqui a alguns meses, pq agora estou meio enrolado, daí ja faço a dele e em seguida começo a minha, então, já sei q posso fazer tudo pelo brasil mesmo, que bom, fico feliz..
    correios e consulado né? tudo bem

    e quanto ao custo? poderia me informar um preço aproximado, sendo, Minha vó portuguesa (viva) meu avô brasileiro (vivo) casados aqui, então terei que transcrever o casamento deles em portugal, isso por correios mesmo certo? Meu pai divorciado e eu solteiro.. tem uma estimativa de valor pra um processo como esse? um valor aproximado para todo esse processo? 

    Valeu galera, brigadão!!
  • Rodrigo, o fato de ser solteiro é que não precisará fazer a sua transcrição de casamento, óbvio pois ainda não é casado! Ou seja menos uns 150 euros, mas se um dia se casar fora de Portugal terá que gastar isso, pois o cidadão Português deve manter sempre seu estado civil atualizado.
    Como o Guilherme disse não precisa ir a Portugal, pode fazer tudo enviando pelo correio com todas as orientações aqui obtidas aqui na comunidade.
    E lembrando, antes de iniciar o processo do seu pai, se seus avós se casaram no Brasil e não transcreveram o casamento em Portugal terá que fazer.
  • Brigado pela resposta jean..

    Sim, eles se casaram aqui no brasil, então terei que transcrever pra portugal.. entendi!!
    no caso então todo meu processo ficaria em torno de 1.050 euros.. já que não sou casado, e meu pai divorciado né?

    Entendi tudo, agradeço!

  • Não precisei fazer a transcição do casamento dos meus pais pois ja havia sido feita e no caso não sou casado, assim não precisei fazer para pedir a dos meus filhos. Ir para portugal foi uma sugestão pois como vc vai estar na europa seria mais barato tirar o cartão de cidadão e o passaporte lá.

    Agora não sei se para mandar os processos diretamente para Lisboa seria necessario a trascrição dos casamentos.
  • Ah, entendi agora, é.. nao sei oq farei, meu plano é resolver tudo por aqui mesmo, depois ir direto pra casa dos meus parentes na italia..

    No meu caso vou precisar fazer a transcrição.. minha vó casou com meu avô aqui no brasil, mas como n vou fazer isso de imediato, tenho tempo pra descobrir passo a passo como fazer tudo corretamente, e agora aqui na comunidade vou encontrar todas essas informações!

    Brigado Andre!
  • Para a transcricao de casamento veja o tópico: TRANSCRICAO DE CASAMENTO FINALIZADA.
    Encontrará tudo o que precisa sobre isso.

    É muito importante que voce revise todos os documentos para ver se coincidem nomes, sobrenomes e datas.
    No guia de ajuda desta comunidade e nos tópicos voce encontrará todas os passos para o pedido de cidadania por atribuicao.
    Também poderia pedir sua cidadania por naturalizacao que seria saltando a do seu pai, ou seja, pedindo diretamente da sua avó logo de fazer a transcricao de casamnto.
    Se o seu pai nao se interessa pela nacionalidade portuguesa, voce pode optar pela naturalizacao se nao tiver fihos.

    Como nao tem pressa, de uma pesquisada aqui na comunidade, pois encontrará vários casos.
  • Boa sugestão da Denise para você Rodrigo, pois se seu pai não tiver interesse na cidadania pode economizar tempo e dinheiro fazendo a sua por naturalização!
  • Obrigado pela resposta Denise e Jean..

    Pode deixar que vou dar uma olhada sobre a transcrição de casamento aqui na comunidade sim..
    Jean e Denise, eu pensei sim no caso de fazer diretamente pra mim, por naturalização, mas pelo que ando lendo, até mesmo no site do cidadaniaportuguesa, parece ser um pouco mais burocrático e pode ser negado, procede essa informação? 

    Seria a melhor opção pra mim, pois meu pai não tem interesse na cidadania, só faria pra eu poder tirar a minha mesmo..
    no caso de naturalização, também pode ser feito tudo aqui pelo brasil? o tempo estimado é parecido, preço também?

    Agradeço muito pelas respostas!!
  • Rodrigo, a diferença estará em mais documentos a serem apresentados, Comprovante de escolaridade (diploma ou certificado) que prove que sabe suficientemente a língua portuguesa e os atestados de antecedentes criminais provando que nunca foi condenado a mais de 3 anos de prisão. Quanto ao fato de poder ser negado pode até possível, mas, em vários locais já li que não há relatos de casos negados. O artigo 6ª que trata da naturalização no Nº 4 que é para netos da lei da nacionalidade inicia dizendo " O GOVERNO CONCEDE...." já em outros artigos o artigo é iniciado "O GOVERNO PODE CONCEDER.." O importante é a documentação a ser apresentadas...nomes e datas corretos e legalizar tudo!  Não importa se tem pressa ou não, não faça via Consulado, como disse se não pode ir a Portugal mande tudo pelo correio direto lá. Com relação a Atribuição, a única vantagem é que se tiver irmãos com filhos e fizer a do seu pai, de acordo com a lei atual de nacionalidade portuguesa no futuro será um beneficio garantido a todos.
  • Ah, Entendi Jean..

    Tudo bem então, eu vou resolver coisas que ainda tenho que resolver antes de começar esse processo, em seguida inicio tudo, então diploma escolar de ensino médio completo serve pra provvar escolaridade né?? Tá blz.. vou fazer por Aquisição mesmo.. parece ser melhor pra mim e vai custar menos pelo q parece, só transcrever o casamento da minha vó e depois iniciar o processo pelo q entendi..

    Agradeço a resposta Jean!!
  • Sim, certificado de ensino médio é suficiente...o custo e o tempo vai dar no mesmo, por ter que fazer as transcrições de casamento (avó e pai). Mas fazer a atribuição é mais lógico! Boa sorte!
  • Ah, se fazendo por aquisição, custo e tempo vão dar no mesmo do atribuição, já que vou ter que transcrever o casamento da minha vó, meu pai é divorciado, também tem q transcrever?

    Se o custo e o tempo forem parecidos, melhor fazer por atribuição, pq minha vó ficaria feliz do meu pai ter a cidadania portuguesa hahaha

    Abraço Jean!
  • Meu pai é divorciado da minha mãe a +/- 10 anos, no site diz que "Divórcios devem ser homologados em Portugal, através de advogados." isso seria necessário? isso parece ser uma dor de cabeça rsrs

    Abraços
  • Rodrigo,
                    no seu processo de aquisição não tem que transcrever o casamento do pai, afinal ele vai continuar somente brasileiro. Para o seu processo por atribuição, se o seu pai foi o declarante do seu nascimento, tb não precisa.
  • Sim Guilherme, ele foi o declarante do meu nascimento, mas no caso ele é divorciado, seria necessário homologar?
  • Eu já ouvi falar algo assim GUILHERME...que sendo o ascendente no caso o Pai o declarante não é necessario a transcrição, porém, de acordo com a orientação do AC do Porto, onde fiz meu processo de Naturalização, preciso fazer a transcrição do meu casamento para solicitar a nacionalidade de meus filhos menores...e eu sou o pai e o declarante dos nascimento deles!!
  • Rodrigo,
                    para ele ficar com o estado civil regularizado, sim. Tirei meu 'cartão cidadão' antes de transcrever meu casamento.
  • Eu também solicitei meu cartão de Cidadão como solteiro, só quando chegar em Portugal pretendo transcrever o meu casamento!


  • Desculpe Rodrigo....o importante é solucionar sua duvida! Essa questão de divorcio realmente parece que é mais complicada mesmo!
  • Sim Jean, pelo que li pelo site e olhando aqui pela comunidade, resolver esses divórcios é algo bem chato..

    vendo por esse lado, a Aquisição parece ser menos complicada, tenho que olhar esses seguintes fatores: Pelo que li aqui na comunidade, Aquisição nao é algo tão complicado, eu não tenho filhos, meu pai não liga para ter a cidadania ou não.. e esse divórcio dele pode me dar dor de cabeça..

    Então Jean, acho que no meu caso, para menos dor de cabeça e já que ainda sou solteiro e não tenho filhos também, a Aquisição seria uma boa escolha também.. concorda?

    Abraço!
  • É com certeza...e agora também compreendi o que o Guilherme disse se referindo a Naturalização "aquisição" assim precisará apenas da certidão de nascimento de interior teor de seu pai (além dos outros docs) que já deve saber!
  • Sim, já sei sim, vou dar entrada nesse processo daqui há uns 3 meses acho eu, pq agora to enrolado com umas coisas e etc..

    também estou pesquisando sobre o caso da minha namorada, que no caso vai embora comigo pra italia, o bisavô dela era portugues, já falecido, avô também já falecido e não tinha a cidadania, daí ela tem o pai vivo ainda.. então to dando uma olhada pra ver se tem alguma forma..

    Agradeço pelas respostas, um abraço!
  • Rodrigo,
    Sabe, quando vi que o seu pai é divorciado foi que dei a sugestao da aquisicao (naturalizacao) ao invés da atribuicao.
    Fazer apenas uma aquisicao fica mais barato que fazer duas atribuicoes e duas transcricoes de casamento que seria o que voce deveria fazer.
    Resumindo: faca a transcricao de casamento dos avós, luego entre com a sua aquisicao.
    Pode comecar procurando os documentos.
  • Olá Denise,

    Sim, eu entendi.. quando eu resolver oq tenho que resolver, vou fazer como vc disse, por Naturalização, acho que se encaixa melhor no meu caso..
    Acho que não vou precisar procurar muitos documentos, minha vó portuguesa está viva, meu avô também está vivo, eles moram a 40 min da minha casa, ela tem documentos portugueses dela, até identidade do consulado, negócio assim, não me recordo bem rsrsrs

    Brigado pela resposta!
  • Como ela está casada, acho que só vou precisar pedir pra enviarem a certidão de nascimento dela, pq eu ACHO que ela não tem, pq meu pai disse que a de casamento substituiu a dela, algo assim ..

    mas até aí acho que vai ser fácil rsrs

  • Como sugestao: pergunte no cartorio onde seu avö foi registrado se o casamento dele esta averbado. Se nao estiver, ha que pedir ao cartorio onde eles casaram que envie uma notificacao ao do registro de nascimento. Assim quando voce for pedir a certidao de nascimento para fazer a transcricao em Portugal ja saira completa.
    Se a sua avó nao tiver a certidao de nascimento, mas tiver os dados completos de onde nasceu, data, etc. voce pode pedir pelo Portal do Cidadao. Voce paga com cartao de credito e eles enviam por correio.
    Às vezes somente com o numero do assento as conservatorias conseguem as certidoes, pois Portugal tem um sistema de registro civil informatizado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.