Filho de pai português falecido

2

Comentários

  • Faça exatamente isso que o Wesley recomendou . e-mail de Tondela -- civil.tondela@irn.mj.pt

  • Luiz AGLuiz AG Member
    @wesley, fiz e ainda não responderam, a 3 dias.
  • Luiz AGLuiz AG Member
    Sobre os documentos, segue o que Tondela respondeu:

    Balcão da Nacionalidade de Tondela tem competência para processos de atribuição de nacionalidade em que o progenitor português tenha nascido em território português, na União Europeia ou no Brasil.
    Os documentos necessários são a certidão de nascimento (de inteiro teor e legalizada) da pessoa a registar, requerimento (modelo 1C), cópia autenticada do documento de identificação da pessoa a registar e a indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de baptismo, caso tenha nascido antes de 5 de Outubro de 1910).

    Ou seja, não exige Certidão de nascimento do progenitor.
  • Aparentemente, não exigem. Se o texto acima é resposta de email, imprima e mande com os seus documentos.
  • Luiz AGLuiz AG Member
    Obrigado @Wesley
    Obrigado @Maria Nélida
  • Luiz AGLuiz AG Member
    Boa Noite.

    Atualizando o Status.

    o CRC de Tondela respondeu.

    Deram Ok nos documentos.

    A saber:

    Enviei cópia da minha certidão de nascimento de inteiro teor - Registrado em São Paulo - Capital;
    Cópia do RG - Emitida a menos de um ano.
    Formulário 1C preenchido, constando todos os dados obrigatórios, inclusive assento de meu pai já digitalizado.

    Solicitaram que eu legalize os documentos no consulado e nada mais.

    Estarei providenciando as devidas autenticações e legalizações e enviando os documentos


    Muito obrigado a todos pela ajuda.

    Att,

    Luiz Augusto.
  • Prezados,
    Tenho lido as discussões aqui no fórum, e estou querendo iniciar processo de solicitação de nacionalidade portuguesa, mas tenho algumas dúvidas. Sou filho de pai português, falecido, casado com brasileira aqui no Brasil. Em minha certidão de nascimento o declarante foi meu pai português. Tenho 41 anos, sou casado com brasileira há 04 anos. Neste caso por onde devo iniciar e quais documentos devo ter em mãos? Como fazer? Pra onde enviar? Como Enviar? Devo fazer a transcrição de casamento de meus pais? Devo fazer a transcrição de óbito de meu pai? E quanto ao meu casamento, também será necessário a transcrição?
    Confesso que fiquei bastante confuso com tantas informações que constam no site do consulado. Não sei como fazer e o que é preciso no meu caso, como não sei o caminho mais barato. Enfim..... Alguém pode me orientar? Desde já agradeço muitíssimo!

  • @MsRodrigues. Sua pergunta ja foi respondida. Pede-se não triplicar perguntas em vários posts.
  • Olá pessoal!
    Estou começando a mexer no processo de cidadania portuguesa e estou um pouco perdido, mas alguns comentários já me ajudou um pouco...
    Meu pai falecido era português, mas não tenho os documentos dele, fui no cartório em que ele registrou a certidão de casamento e que também se encontra o óbito dele e pedi uma cópia de inteiro teor, se eu der entrada em uma conservatoria com esse documento que peguei no cartório junto com os meus documentos pra tirar a cidadania portuguesa daria certo ou eu tenho que levantar a certidão de nascimento dele?
    Ele é natural de Covilhã - Castelo Branco...
    Alguém pode me dar um help...
  • @FBaltazar, para dar entrada no processo vai precisar do assento de nascimento do seu pai.
  • FBaltazar, precisa da certidão do nascimento dele. Ele nasceu em que ano? Preciso saber para te orientar a buscar a certidão dele.
  • FBaltazarFBaltazar Member
    editado November 2017
    Os dados que tenho, é que nasceu em Covilhã / Castelo Branco em 08/10/1924...
    RNE xxxxxx
    Filho de João Baltazar Correia e Beatriz Antunes
  • @MariaAdelaide segue os dados
  • Olá pessoal!

    Consegui achar a certidão de nascimento de meu pai, mas consta nome diferente do dá chegada dele no Brasil...
    Minha dúvida agora é, quais são os procedimentos para conseguir dar entrada no processo de cidadania portuguesa, terei que fazer retificação nos meus documentos brasileiros ou é válido fazer o processo com conflito de nome?

    O nome dele em Portugal está como Marcelino Antunes Correia...


    Segue abaixo a resposta do Arquivo Distrital

    Pedido de certidões paroquiais;

    O remetente da mensagem solicitou uma confirmação de leitura. Para enviar uma confirmação, clique aqui.
    Evernote
    Ex.mo(a) Senhor(a)

    Na sequência do Seu correio-e de 28/11/2017, somos a informar que:

    - relativamente ao pedido de certidão de nascimento de Marcelino e consultado o processo de pedidos de passaportes efetuados por João Balthazar, em 1924 pediu passaporte para São Paulo, Brasil e que se faria acompanhar de sua mulher e seus filhos, nomeadamente Marcelino, na certidão de nascimento, que consta do processo, aparece como Marcelino Antunes Correia, filho de João Baltazar Correia e de Beatriz Antunes, nascido no dia 04/10/1923, na freguesia do Teixoso, do concelho da Covilhã; os livros de registos paroquiais de batismos, existentes neste Arquivo Distrital, da freguesia do Teixoso, do concelho da Covilhã, datam de 1860 a 1910, pelo que deverá remeter o Seu pedido à Conservatória do Registo Civil da Covilhã (civil.covilha@irn.mj.pt), onde se encontram os livros com as datas posteriores.
    - foi localizado o registo de batismo de João, filho de Guilherme Balthazar e de Anna Correa, ass. 66 de 1887, da freguesia do Teixoso, do concelho da Covilhã.

    No sentido de podermos fornecer um orçamento e as respetivas formas de pagamento, deverá formalizar o pedido através do completo preenchimento do Formulário, adequado à documentação solicitada (paroquiais), disponível em http://adctb.dglab.gov.pt/informacoes-uteis/formularios/reproducao-de-documentos-paroquiais/.

    Com os melhores cumprimentos,

    Maria Clara Fevereiro
    diretora
    Arquivo Distrital de Castelo Branco
    Casa dos Motas, Praça de Camões
    6000-116 Castelo Branco
    Tel.: +351 272 001 400; Fax: +351 272 001 401
    mail@adctb.dglab.gov.pt
  • @Fbaltazar, como está o nome do seu pai no Brasil?
  • Marcelino Baltazar
    @VladPen

    Hj fui no museu dos imigrantes aqui em São Paulo, e consegui cópias do RNE, registro de desembarque de toda a família, me indicaram a fazer uma pesquisa e solicitar o prontuário do imigrante no Arquivo Nacional no Rio, assim vou conseguir ver se quando ele chegou no Brasil registraram o nome dele de Portugal ou se registraram o nome dele só com o sobrenome de meu avô...
    Assim serve como um argumento no pedido de cidadania sem fazer alterações...
    Se fizer o processo assim acho que não teria problema na cidadania né?
  • @Marcelino teria q ver quais divergências q existem entre o assento de nascimento português e os outros documentos no Brasil.
  • Então, o nome dele em Portugal está como Marcelino Antunes Correia, e aqui no Brasil está como Marcelino Baltazar, a moça do atendimento do museu falou que pode ser que no desembarque foi preenchido só o primeiro sobrenome do pai dele e ficou assim...
    Nesse argumento e se enviar todas as cópias de desembarque dele acho que não teria problema em entrar com o processo de cidadania...
  • @FBaltazar é uma tentativa..se o "Baltazar" vier dos dos seus avós e vc fundamentar bem o pq da divergência , mas não é uma garantia que a conservatória aceite.
  • Simmm, o Baltazar é um dos sobrenome de meu avô...
    Tive acesso a página de desembarque dele e o único nome completo era de meu avô "João Baltazar" o restante da família só tinha o primeiro nome, pelo que analisamos no museu, é que de repente no preenchimento dos documentos o que valeu foi o "Baltazar" que estava já na folha preenchida...
    Agora estou aguardando o prontuário do imigrante para confirmar se tem o nome dele completo quando saiu de Portugal e aí posso começar a mexer no processo de cidadania...

    É uma bela dica para quem está com na mesma situação, super válido fazer essa pesquisa no Museu do Imigrante em São Paulo...
  • Olá amigos, bom dia.

    Meu caso é como o do Roger, pai português falecido.
    No caso ele é o declarante na minha certidão de nascimento.

    Não tenho sua certidão de nascimento portuguesa, porém tenho informação que tal documento já esta digitalizado na conservatória de figueira de Castelo Rodrigo. Tenho o numero e ano desse registro.

    Minhas duvidas são:

    Quando tirar minha certidão de nascimento, se tirar com apostilamento de Haia será reconhecida em Portugal?

    Preciso solicitar a certidão de nascimento de meu pai?

    Desde já, obrigado.
  • Prezados,
    Boa tarde!
    Gostaria de tirar a dupla nacionalidade e tenho algumas duvidas

    No meu caso, minha mãe era portuguesa e meu pai brasileiro, casados aqui no Brasil.
    Minha mãe faleceu aqui no Brasil depois de ter ficado viúva.
    Neste caso eu preciso pedir a (transcrição das certidões de casamento, nascimento e a de óbito) Ou não é necessário?
    Confesso que fiquei bastante confuso com tantas informações que constam no site do consulado. Não sei como fazer. E o que é preciso no meu caso? Enfim... Alguém pode me orientar?

    Observação: Eu possuo em mãos:
    • Cédula de identidade de estrangeiro
    • Cartão cidadão
    • Freguesia

    Sandra Silvestre
  • @SilvioSoares, vc precisa transcrever o casamento da sua mãe em Portugal antes de entrar com o seu processo de nacionalidade.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • DanieDanie Member
    Olá, estou verificando os documentos para fazer direto na conservatória. Minha dúvida: meu avô, português ( já tenho o assento de nascimento) , saiu criança de Portugal. Vou fazer a atribuição do meu pai. Tenho em mãos certidão de nascimento e casamento dele( meu pai) certidão de casamento e óbito do meu avô. De inteiro teor e apostilado. Preciso manda algum documento da minha mãe??
    Obrigado
  • @Danie

    Se somente o seu avô era português(sua avô brasileira),casaram no Brasil e o seu avô foi o declatrante do nascimento do seu pai,pode fazer pelo ACP
    Não precisa enviar óbito e nenhum documento da sua mãe

    Documentos


    -Cópia simples da certidão de nascimento do seu avô
    -Certidão de nascimento do seu pai por cópia reprográfica(que é uma xerox do livro onde foi feito o seu registro de nascimento).Se essa cópia estiver legivel,basta apostilar(apostila de Haia feita em cartório).
    Se não estiver legível,mande junto a de inteiro teor digitalizada e com a firma reconhecida do escrevente que assinou a certidão,pra complementar a reprográfica.Essa de inteiro teor não precisa apostilar.
    - Cópia autenticada e apostilada do RG do seu pai com menos de 10 anos de emitido ou cópia do seu passaporte que contenha filiação(novos passaportes)
    - Formulário 1 C impresso frente e verso na mesma folha e colorido conforme modelo.Sua assinatura vc reconhece por autenticidade
    - Vale postal no valor de 175 Euros (feito nos correios)



    Modelo do formulário


    - http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46

    Como preencher


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest



    Endereços

    Endereços para envio do VALE POSTAL:
    (Finalidade: Manutenção de Residente)

    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    _____________________


    Endereços para envio dos DOCUMENTOS:

    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Tel - 22 557 3840

  • DanieDanie Member
    Muito obrigado!!
  • @MariaNélida, o meu caso é igual, ou muito similar ao de @Danie.
    Eu tenho o assento e os dados mas não tenho cópia do Cópia simples da certidão de nascimento do seu avô português, posso dar entrada sem a copia da certidão de nascimento?
    A copia do RG precisa estar apostilada ?
    Essa questão de não precisar da transcrição de casamento ou óbito é só em ACP?
    Peço desculpas antecipadamente por ser repetitivo.
  • @gildão você deverá obter a cópia do assento do avô dele. Se ele nasceu antes de 1911 terá de pedir uma cópia junto ao Arquivo Distrital responsável pelo local de nascimento dele.

    Sim, a cópia do RG deve ser autenticada e apostilada. Ela ainda deve ter menos de 10 anos de validade.

    Ao que me consta, parece que há outras conservatórias. Mas, no quesito tempo, ACP vem sendo melhor para resolver.
  • @PedroAntonioPereira, muito obrigado pelos esclarecimentos !!
    Ele nasceu depois de 1911, em 1914 mas pelo civilonline precisa ter menos de 100 anos para solicitar, enviei email ao arquivo distrital solicitando uma cópia do assento.
    Imagino que deva vir alguma orientação de pagamento para retirada da cópia.
    Após o recebimento do assento darei entrada pro ACP.
    PS. a identidade tem menos de 10 anos, muito obrigado!!
  • @gildão sim, eles vão te responder acusando que acharam a certidão e vão te oferecer as formas de pagamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.