Documentação - O que é necessário reconhecer firma?

Olá,

Chegou a certidão do meu pai em inteiro teor, e estou com tudo preenchido, só me falta ir no consulado. Mas antes me veio uma dúvida, quais dos documentos e formulário precisam ter firma reconhecida? Tem problema a firma ser reconhecida em SP e ir no Consulado do RJ?
«1

Comentários

• @Mauricio Thome,

certidões --> legalizadas no consulado
    requerimentos --> firma reconhecidas

Se as certidões são do RJ, reconheça no RJ.
  • Okay, então terei que abrir firma la tbm com meu pai.

Então ficaria assim?

Certidão de nascimento do português - Me disseram que só o numero no formulário já servia
    Certidão de nascimento do requerente - Legalizar no consulado
    Cópia do RG - Reconhecer firma
    Formulário Mod. 1C - Reconhecer firma?
    Vale postal no valor de €175
  • Cópia do RG - autenticar
    Formulário 1C - reconhecer firma por autenticidade
  • Okay! :)

E não precisa da Certidão do português tendo o numero já no formulário certo? Ou melhor pedir uma no Consulado?
  • Se tiver uma cópia simples, melhor. Se não, precisa informar a data, nº do assento, freguesia, concelho e distrito.
  • Maurício,
    1- Certidão do Português basta preencher no formulário (enviar por garantia é melhor)
    2- Certidão de nascimento de inteiro teor do requerente, no caso filho do Português, deve ter a firma do tabelião reconhecida e legalizada no consulado
    3- Documento de identificação deve estar autenticado
    4- Formulário preenchido e reconhecido firma por AUTENTICIDADE, cuidado porque os cartórios reconhecem por semelhança na maioria das vezes.

Espero ter ajudado
  • Ajudou sim!

Agora fiquei um pouco perdido nas opções aqui no Consulado Online do RJ, qual dessas opções preciso selecionar?

Serviços com agendamento

Legalização de Documentos - Reconhecimento de Assinatura
    Legalização de Documentos - Fotocópia Simples
    Reconhecimento de Assinatura Presencial
    Reconhecimento de Assinatura do Notário em Requerimento de Nacionalidade (eu ia selecionar esse)
    Certificado de Inscrição Consular - (Documento para a Polícia Federal)
    Agendamento

Apenas para não ter erro.
  • @Maurício escolha legalização de documentos
    No consulado vc vai legalizar as certidões.
    Autenticação e reconlhecimento de firma vc pode fazer em cartório comum
  • "Reconlhecimento de firma vc pode fazer em cartório comum", lembrando que é reconhecimento de firma por autenticidade, ou seja, assina-se em frente ao funcionário do cartório.
  • Por isso fiquei em duvida, tem 2 "legalização de documentos", é o Reconhecimento de assinaturas ou Fotocópia Simples?
  • Reconhecimento de Assinatura
  • Outra duvida (desculpa pelo tanto de duvidas hahahaha), a quantidade de documentos a legalizar inclui:
    Certidão do Português basta preencher no formulário (enviar por garantia é melhor)
    Certidão de nascimento de inteiro teor do requerente
    Documento de identificação deve estar autenticado
    Formulário preenchido e reconhecido firma por AUTENTICIDADE

Então o total seriam 3 documentos certo? :)
  • @Mauricio Thome,

você só legaliza no consulado as certidões.
    Os formulários / requerimentos, você reconhece firma por autenticidade, no cartório.
    O RG basta estar autenticado.
  • Ahhh entendi :)

Agora foi! Quando fizer tudo volto e mandar pra Ponte Delgada aviso la no outro tópico de mensuração de tempo :)
  • Bom tópico! Me ajudou aqui a esclarecer dúvidas também. O pessoal aqui é muito prestativo
  • Uma outra duvida que encontrei.

O registro geral me mandou o assento do meu avô que consistia 416/2010. Mas surgiu uma duvida na hora de preencher no formulário, eu coloco nº de assento apenas o 416 ou ele completo? Se é completo como devo preencher o campo do lado nomeado de "do ano de"?
  • @Mauricio é o Modelo 1 C?Se for vc coloca o número do assento e do lado tem os quadradinhos para o ano que seria 2010
  • Isso! É o 1C.

Então no numero de ascento é o 416 e o "do ano de" eu coloco 2010? :)
  • @Maurício isso mesmo
  • Ultima duvida! AHHAHAH

Eu sei que é a Conservatória dos Registos Civil, Predial e Comercial de Arouca. então eu preencho na área de registro civil certo?

Mas possui dois espaços antes. Exemplo:

_ _ Conservatória do Registro Civil _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Esses dois espaços anteriores eu preencho com o que?
  • @Mauricio,deixe em branco.Preencha somente o assento,ano e a conservatória.Caso tenha a certidão,envie uma cópia simples
  • @Mauricio,

complementando o que a Maria Nélida escreveu, esses espaços servem para colocar, qual a conservatória.
    Exemplo:
    4 Conservatória Civil de Porto
    ou
    __ Conservatória do Registo Civil, predial e comercial de Arouca (deixando em branco o primeiro quadrinho, já que em Arouca, só tem uma)

Mas, se tiver a certidão, deixa tudo isso em branco como ela falou.
  • Okay! Eu não tenho a certidão, então vou preencher tudo certinho (da um medo danado de errar qualquer coisa) :)

Eu to usando um formulário de rascunho e já vi que se colocar as palavras predial e comercial de Arouca não vai caber. Colocando só Arouca já serve ou é necessário abreviar?

E fiquei com uma duvida também do preenchimento do Quadro 1 na posição 6.

Eu havia colocado o local que foi emitido o RG (Butantã São Paulo - SP), mas fiquei na dúvida se não são os números que aparecem abaixo. Exemplo: CC:LV BXXX / FLS.XXX/ N. XXXXX (aonde estão os X são números).

Preenchi corretamente ou deveria ser os números?
  • editado March 2016
    @Mauricio,

como não tem outra conservatória em Arouca, pode deixar Conservatória do Registo Civil de Arouca.

Modelo 1C:
    Quadro 1
    Posição 4 --> números do RG
    Posição 6 --> Emitido por
  • Isso eu fiz certinho, só fiquei na duvida na posição 6

Se é o nome do lugar que foi expedido (Butantã São Paulo - SP) ou uns números que ficam abaixo do nome do local expedido (CC:LV BXXX / FLS.XXX/ N. XXXXX ).
  • @Mauricio,

é só o nome do órgão que expediu o documento.
    Por exemplo:
    DETRAN-RJ, IFP, SSP, etc
  • Oi pessoal, ultimas questões.

Certidão legalizada, RG autenticado, e formulário por autenticado por autenticidade. Mas fiquei com mais umas questões que gostaria de matar para mandar a carta e o vale postal.

1) O rapaz do cartório disse que era necessário fazer um X no quadro 3 já que não iria nada preenchido. Isso é verdade?

2) No quadro 4 eu preencho com os documentos que vou enviar pela carta?

3) No quadro 6 eu faço o vale postal primeiro para depois pegar o numero e preencher ou quem preenche é o pessoal la no concelho?

4) Envelope para enviar, existe algum especifico? Alguma regra que envolve isso?

ESTOU NOS FINALMENTES :)))
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado April 2016
    @Maurício,

1) NÃO DEIXE que o funcionário do cartório rastreio o seu formulário! Se ele fez isso, imprima um novo, preencha e reconheça firma por AUTENTICIDADE com outro funcionário. Em último caso, abra firma em outro Cartório.

Um detalhe: A etiqueta do Reconhecimento de Firma NÃO pode cobrir nenhuma informação impressa ou escrita no formulário, ok?

2) Assinale um X com os documentos que vai enviar por SEDEX EMS (carta comum, nem pensar!) e em "Outros Documentos" preencha com is documentos que faltarem (ex: Fotocópia autenticada da Certidão de...+Vale Postal+...). Ou seja, vai anotar os documentos que vai enviar EXCETO os já assinalados nos quadradinhos de cima.

3) Nós Correios, ANTES de enviar o Sedex, você faz o Vale Postal e anota o número no quadro 6. Pega o comprovante do Vale Postal (é o numerado) e anota a numeração no quadro 6 e depois tira xerox colocando a cópia junto com o processo que vai enviar para Portugal. O recibo do Vale e o Vale Postal original você guarda.

4) Quando você for enviar o seu Sedex EMS, EXIJA o envelope plástico que já está incluso no preço do serviço. E guarde o comprovante para você poder rastrear depois.

Lembrando que o pagamento é feito em espécie. Portanto, calcule o euro em cerca de 5 reais e leve mais R$ 100 extras. Se você tiver conta no Banco do Brasil (corrente ou poupança), pode sacar o dinheiro na hora.
  • 1) UFA! Fiz certo em pedir para ele não riscar, falei que ia perguntar no consulado e que la eu faria se necessário.

2) Okay! Sedex EMS.

3) Okay!

4) Envelope Plastico Okay.

Muito obrigado, estou indo resolver e logo volto aqui para avisar. :)
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado April 2016
    @Maurício,

Cabeça fria porque nos Correios é só stress.

Lembrando que o Vale Postal é melhor ser feito em agências centrais de Correios. É a favor do IRN.IP/PT com o endereço da Conservatória de Registro Civil de Ponta Delgada e tem como motivo MANUTENÇÃO DE RESIDENTES.

O remetente deve ser o mesmo que está requerendo a cidadania no formulário (levar o RG e o CPF da pessoa).

Leve também o endereço completo de PD além do telefone e email.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.