Documentação - O que é necessário reconhecer firma?
Olá,
Chegou a certidão do meu pai em inteiro teor, e estou com tudo preenchido, só me falta ir no consulado. Mas antes me veio uma dúvida, quais dos documentos e formulário precisam ter firma reconhecida? Tem problema a firma ser reconhecida em SP e ir no Consulado do RJ?
Chegou a certidão do meu pai em inteiro teor, e estou com tudo preenchido, só me falta ir no consulado. Mas antes me veio uma dúvida, quais dos documentos e formulário precisam ter firma reconhecida? Tem problema a firma ser reconhecida em SP e ir no Consulado do RJ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
certidões --> legalizadas no consulado
requerimentos --> firma reconhecidas
Se as certidões são do RJ, reconheça no RJ.
Então ficaria assim?
Certidão de nascimento do português - Me disseram que só o numero no formulário já servia
Certidão de nascimento do requerente - Legalizar no consulado
Cópia do RG - Reconhecer firma
Formulário Mod. 1C - Reconhecer firma?
Vale postal no valor de €175
Formulário 1C - reconhecer firma por autenticidade
E não precisa da Certidão do português tendo o numero já no formulário certo? Ou melhor pedir uma no Consulado?
1- Certidão do Português basta preencher no formulário (enviar por garantia é melhor)
2- Certidão de nascimento de inteiro teor do requerente, no caso filho do Português, deve ter a firma do tabelião reconhecida e legalizada no consulado
3- Documento de identificação deve estar autenticado
4- Formulário preenchido e reconhecido firma por AUTENTICIDADE, cuidado porque os cartórios reconhecem por semelhança na maioria das vezes.
Espero ter ajudado
Agora fiquei um pouco perdido nas opções aqui no Consulado Online do RJ, qual dessas opções preciso selecionar?
Serviços com agendamento
Legalização de Documentos - Reconhecimento de Assinatura
Legalização de Documentos - Fotocópia Simples
Reconhecimento de Assinatura Presencial
Reconhecimento de Assinatura do Notário em Requerimento de Nacionalidade (eu ia selecionar esse)
Certificado de Inscrição Consular - (Documento para a Polícia Federal)
Agendamento
Apenas para não ter erro.
No consulado vc vai legalizar as certidões.
Autenticação e reconlhecimento de firma vc pode fazer em cartório comum
Certidão do Português basta preencher no formulário (enviar por garantia é melhor)
Certidão de nascimento de inteiro teor do requerente
Documento de identificação deve estar autenticado
Formulário preenchido e reconhecido firma por AUTENTICIDADE
Então o total seriam 3 documentos certo?
você só legaliza no consulado as certidões.
Os formulários / requerimentos, você reconhece firma por autenticidade, no cartório.
O RG basta estar autenticado.
Agora foi! Quando fizer tudo volto e mandar pra Ponte Delgada aviso la no outro tópico de mensuração de tempo
O registro geral me mandou o assento do meu avô que consistia 416/2010. Mas surgiu uma duvida na hora de preencher no formulário, eu coloco nº de assento apenas o 416 ou ele completo? Se é completo como devo preencher o campo do lado nomeado de "do ano de"?
Então no numero de ascento é o 416 e o "do ano de" eu coloco 2010?
Eu sei que é a Conservatória dos Registos Civil, Predial e Comercial de Arouca. então eu preencho na área de registro civil certo?
Mas possui dois espaços antes. Exemplo:
_ _ Conservatória do Registro Civil _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esses dois espaços anteriores eu preencho com o que?
complementando o que a Maria Nélida escreveu, esses espaços servem para colocar, qual a conservatória.
Exemplo:
4 Conservatória Civil de Porto
ou
__ Conservatória do Registo Civil, predial e comercial de Arouca (deixando em branco o primeiro quadrinho, já que em Arouca, só tem uma)
Mas, se tiver a certidão, deixa tudo isso em branco como ela falou.
Eu to usando um formulário de rascunho e já vi que se colocar as palavras predial e comercial de Arouca não vai caber. Colocando só Arouca já serve ou é necessário abreviar?
E fiquei com uma duvida também do preenchimento do Quadro 1 na posição 6.
Eu havia colocado o local que foi emitido o RG (Butantã São Paulo - SP), mas fiquei na dúvida se não são os números que aparecem abaixo. Exemplo: CC:LV BXXX / FLS.XXX/ N. XXXXX (aonde estão os X são números).
Preenchi corretamente ou deveria ser os números?
como não tem outra conservatória em Arouca, pode deixar Conservatória do Registo Civil de Arouca.
Modelo 1C:
Quadro 1
Posição 4 --> números do RG
Posição 6 --> Emitido por
Se é o nome do lugar que foi expedido (Butantã São Paulo - SP) ou uns números que ficam abaixo do nome do local expedido (CC:LV BXXX / FLS.XXX/ N. XXXXX ).
é só o nome do órgão que expediu o documento.
Por exemplo:
DETRAN-RJ, IFP, SSP, etc
Certidão legalizada, RG autenticado, e formulário por autenticado por autenticidade. Mas fiquei com mais umas questões que gostaria de matar para mandar a carta e o vale postal.
1) O rapaz do cartório disse que era necessário fazer um X no quadro 3 já que não iria nada preenchido. Isso é verdade?
2) No quadro 4 eu preencho com os documentos que vou enviar pela carta?
3) No quadro 6 eu faço o vale postal primeiro para depois pegar o numero e preencher ou quem preenche é o pessoal la no concelho?
4) Envelope para enviar, existe algum especifico? Alguma regra que envolve isso?
ESTOU NOS FINALMENTES ))
1) NÃO DEIXE que o funcionário do cartório rastreio o seu formulário! Se ele fez isso, imprima um novo, preencha e reconheça firma por AUTENTICIDADE com outro funcionário. Em último caso, abra firma em outro Cartório.
Um detalhe: A etiqueta do Reconhecimento de Firma NÃO pode cobrir nenhuma informação impressa ou escrita no formulário, ok?
2) Assinale um X com os documentos que vai enviar por SEDEX EMS (carta comum, nem pensar!) e em "Outros Documentos" preencha com is documentos que faltarem (ex: Fotocópia autenticada da Certidão de...+Vale Postal+...). Ou seja, vai anotar os documentos que vai enviar EXCETO os já assinalados nos quadradinhos de cima.
3) Nós Correios, ANTES de enviar o Sedex, você faz o Vale Postal e anota o número no quadro 6. Pega o comprovante do Vale Postal (é o numerado) e anota a numeração no quadro 6 e depois tira xerox colocando a cópia junto com o processo que vai enviar para Portugal. O recibo do Vale e o Vale Postal original você guarda.
4) Quando você for enviar o seu Sedex EMS, EXIJA o envelope plástico que já está incluso no preço do serviço. E guarde o comprovante para você poder rastrear depois.
Lembrando que o pagamento é feito em espécie. Portanto, calcule o euro em cerca de 5 reais e leve mais R$ 100 extras. Se você tiver conta no Banco do Brasil (corrente ou poupança), pode sacar o dinheiro na hora.
2) Okay! Sedex EMS.
3) Okay!
4) Envelope Plastico Okay.
Muito obrigado, estou indo resolver e logo volto aqui para avisar.
Cabeça fria porque nos Correios é só stress.
Lembrando que o Vale Postal é melhor ser feito em agências centrais de Correios. É a favor do IRN.IP/PT com o endereço da Conservatória de Registro Civil de Ponta Delgada e tem como motivo MANUTENÇÃO DE RESIDENTES.
O remetente deve ser o mesmo que está requerendo a cidadania no formulário (levar o RG e o CPF da pessoa).
Leve também o endereço completo de PD além do telefone e email.