Vlad Pen Eu ligo as 9 de Portugal como informado antes, pois estou no fuso horario deles(moro na Irlanda) rsrsrsr. E eh justamente o horario das ultimas 2 ou 3 semanas que esta impossivel de ser atendida. Ligo exatamente as 9 em ponto que e o horario que abre a linha. Fico mais de 40 minutos na linha e nada. E ja aconteceu mt cmg nesses dias de ser atendida e a ligacao cair ou ela desligar nao sei.
Gente, eu sei que é pedir demais, todavia, vamos evitar a saturação de e-mails para as Centrais, especialmente de Lisboa, que é a mais congestionada; uma vez que isso só cria mais morosidade no progresso dos processos.
É preciso se convencer definitivamente de que atualmente é um processo muito demorado, bem diferente de outrora, e que só para a numeração do pedido se levam cerca de 3 meses nessa Central. Assim, segundo às reais expectativas, deve-se esperar três meses da entrada, para telefonar e se informar sobre o número do processo; depois, mais alguns meses para saber em que pé se encontra. Não adianta mesmo ficar perguntando todo mês, que se encontrará a mesma situação. É como apertar o botão do elevador obstinadamente a cada segundo na esperança de que ele ande mais rápido.
Já estou há 8 meses esperando desde a entrada, dos quais 5 estão em situação de análise, com numeração. Além disso, pelo que tenho visto aqui, antes de 1 ano, não sairá. Meu processo é do tipo mais simples, atribuição de nacionalidade originária por pai português.
Isso não é um discurso para desestimular, mas para tirar a insegurança e a ansiedade, ao mesmo tempo dando a certeza de que as coisas vão acontecer, mas é preciso paciência. Quanto menos ocuparmos os funcionários das Centrais, mais bem faremos aos nossos pedidos.
@AlexandreLS , seu processo não deve demorar a receber numeração. Parece-me que de 3 a 4 meses é praxe esperar. Tente ligar no fim deste mês. Depois que tiver o número, simplesmente "esqueça" do pedido por mais 5 meses. Rsrsrs...
@RubensMR , estão analisando os processos com entrada em 11/ 2017? No mês passado, junho, estavam ainda nos de 04/2017, pelo que foi informado aqui por outros colegas do fórum. Será que se adiantaram tanto assim?
@RubensMR e @Ronaldo Ferrito. O meu processo foi enviado em abril e numerado em dezembro/17. Mês passado já estava em análise e esse mês foi despachado favoravelmente, só faltando o registro. Então acredito que essa informação que eles passam seja algo padrão, mas que não se enquadra para todos os casos.
@Caio, entendo. Mas acredito que, se estão analisando os processos com numeração de novembro e dezembro/2017, em breve entram para despacho os que foram numerados em 2018, isto é, xxx/18. E, com isso, saberemos melhor o quanto faltará para estes últimos.
@Ronaldo Concordo com você. Sei que ainda existem processos mais antigos que o meu que ainda estão em análise. Processos bem organizados e com documentação correta, não tem problemas e seguem com mais facilidade.
Foi o que me informaram no e-mail, se é verdade da parte deles já não sei. Logo saberemos pois o meu é de janeiro de 2018. Acho que se estiver correta a informação que me passaram deve levar no máximo mais 2 meses.
Para acrescentar à planilha, por obséquio. processo de convolação de minha esposa Marisa Percy Local de Entrada: Correios. (envio para CRC Lisboa) Data de entrada: Janeiro/2018 Mês numeração: maio/2018 N° processo: 31.XXX/2018 Data do status: 09/07/2018 Status: Em análise.
Sim @RonaldoFerrito, está atualizada. O meu processo ainda estar a ser analisado. Acredito que a analise do processo depende do setor que está dentro na conservatória. O meu processo por exemplo tem uma sigla após a numeração: 12XX/18 "NAC/B"
Ola! boa noite a todos. Segundo o site dos correios, meus documentos foram entregues a Conservatoria de Registos Centrais Lisboa no dia 05/07/2018. E agora? Como proceder? Obrigado
Nome - Local - Data entrada - Mês numeração - Nº processo - Data do status – Status ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Felipe - CGP.RJ - Jan.2017 - novembro.2017 - 30XXX/17 - ? - análise ***Bruna - CGP.RJ - abril.2017 - julho.2017 - ? - 04/04/2018 - CONCLUÍDO*** (12 meses) Raquel - CGP.SP - abril.2017 - abril.2017 - 279XXX/2018 - 09/05/2018 - Aguarda Integração CRCentrais Duarte - CGP.RJ - ? - julho.2017 - 33XX/2017 - ? - ? Babi Lopes - CGP.RJ - setembro.17 - ? - 46XX/2017 - 24/05/2018 - por integrar as centrais Juliana - CGP.SP - novembro.17 - ? - 10XXX/17 - ? - por integrar as centrais Ana Livieri - CGP.SP - novembro.17 - ? - XXX12/2017 - por integrar as centrais ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Planilha de acompanhamento de processos de ATRIBUIÇÃO PELOS CORREIOS:
Nome - ENVIO --- DATA CHEGADA CRC- Mês numeração - Nº processo - Data do status – Status ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Carol - novembro.16 - ? - junho.2017 - 13XXX/17 - 10.04.2018 - Despacho Leonardo - janeiro.17 - fevereiro.2017 - abril.2017 - ? - 23/04/2018 - aguarda análise Francisco - abril.2017 - ? - ? - 41XXX/17 - ? - ? Caio - abril/2017 - ? - Dez/2017 - 38XXX/17 - 03/07/2018 - Despachado favoravelmente Jorge R. - Outubro.2017 - Abril.2018 - Novembro.2017 - 54xxx/17 - ? - ? Fernanjesus - novembro.2017 - fevereiro.2018 - 49XX/2018 - ? - analise. Maria Merlotto - janeiro.2018 - ? - Maio.18 - 23xxx/18 - ? - ? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Fases do processo de atribuição*: 1) Numeração 2) Análise/Tramitação processual 3) Despacho 4) Registro e conclusão *Caso esteja com algum equívoco, por favor me informar. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Quem quiser entrar na planilha por favor mandar essas informações, lembrando que a planilha é somente para processos de atribuição (pai para filho) Local de entrada: (correios - consulado - pessoalmente em lisboa) Data de entrada: Mês numeração: (se souber) Nº processo: 56xxx/18 "NAC B" (é importante informar os números e siglas do processo) Data do status: Status:
Pessoal, ajudem a Monique a atualizar a planilha com mais dados, fornecendo o código que vem seguinte ao número do seu processo (e.g. 56xxx/18 NAC . Assim poderemos ter mais precisão na ordem.
@VladPen, serei notificado por email ou precisarei entrar em contato com a conservatoria? A do meu pai, que foi feita pelo consulado do rj, se nao entrássemos em contato, estaríamos a ver navios até agora.
Olá pessoal, sou iniciante e gostaria de saber para quê serve a planilha de acompanhamento? É somente para se ter um controle cronológico conforme a numeração dos processos?
@Natália a planilha é a forma de que encontramos de estipular o mês que estão a analisar os processos e o tempo que em média levam para ser concluídos.
Comentários
Envio por volta as 8 da manhã, horário de brasília.
as vezes eles demoram até 2 semanas para responder.
É preciso se convencer definitivamente de que atualmente é um processo muito demorado, bem diferente de outrora, e que só para a numeração do pedido se levam cerca de 3 meses nessa Central. Assim, segundo às reais expectativas, deve-se esperar três meses da entrada, para telefonar e se informar sobre o número do processo; depois, mais alguns meses para saber em que pé se encontra. Não adianta mesmo ficar perguntando todo mês, que se encontrará a mesma situação. É como apertar o botão do elevador obstinadamente a cada segundo na esperança de que ele ande mais rápido.
Já estou há 8 meses esperando desde a entrada, dos quais 5 estão em situação de análise, com numeração. Além disso, pelo que tenho visto aqui, antes de 1 ano, não sairá. Meu processo é do tipo mais simples, atribuição de nacionalidade originária por pai português.
Isso não é um discurso para desestimular, mas para tirar a insegurança e a ansiedade, ao mesmo tempo dando a certeza de que as coisas vão acontecer, mas é preciso paciência. Quanto menos ocuparmos os funcionários das Centrais, mais bem faremos aos nossos pedidos.
Recebi hoje a reposta do e-mail que enviei sexta-feira para a CRC Lisboa.
Neste momento estão a ser analisados os processos do dia 09/11/2018.
O meu processo foi enviado em abril e numerado em dezembro/17. Mês passado já estava em análise e esse mês foi despachado favoravelmente, só faltando o registro.
Então acredito que essa informação que eles passam seja algo padrão, mas que não se enquadra para todos os casos.
Concordo com você. Sei que ainda existem processos mais antigos que o meu que ainda estão em análise. Processos bem organizados e com documentação correta, não tem problemas e seguem com mais facilidade.
@Monique Antunes, a planilha está atualizada?
processo de convolação de minha esposa Marisa Percy
Local de Entrada: Correios. (envio para CRC Lisboa)
Data de entrada: Janeiro/2018
Mês numeração: maio/2018
N° processo: 31.XXX/2018
Data do status: 09/07/2018
Status: Em análise.
Acredito que a analise do processo depende do setor que está dentro na conservatória.
O meu processo por exemplo tem uma sigla após a numeração: 12XX/18 "NAC/B"
Mais alguém com essa sigla após a numeração?
Segundo o site dos correios, meus documentos foram entregues a Conservatoria de Registos Centrais Lisboa no dia 05/07/2018. E agora? Como proceder?
Obrigado
Nome - Local - Data entrada - Mês numeração - Nº processo - Data do status – Status
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nathy - Lisboa - Jan.2017 - abril.2017 - 16xxx/17 - 11/04/2018 - análise
***Cesar - Lisboa - Jan.2017 - julho.2017 - 18XXX/17 - MAIO.18 - Concluído*** (16 meses)
Marcon - Lisboa - feverei.2017 - agosto.2018 - 24XXX/17 - dez./17 - análise
Mila - Lisboa - fevereiro.2017 - maio.2017 - 90XX/17 - ? - ?
Luciana - Lisboa - abril.2017 - outubro.2017 - 33XXX/17 - 22/02/2018 - sem informação
***Jessica - Lisboa - maio.2017 - agosto.2017 - 68XX/2017 -? - 09/05/2018 Concluído*** (12 meses)
Marina - Lisboa - junho.2017 - ? - 36xx/2015 - 02/02/2018 - análise
Marta - Lisboa - agosto.17 - janeiro.2018 - 50XXX/17 -10/05/2018 - análise (por casamento)
Gilda - Lisboa - setembro.17 - ? - N° 51xxx/17 - 07/06/2018 - análise
Luciana - Lisboa - outubro.17 - janeiro.2018 - 9xx/18 - Março/2018 - análise
Monique - Lisboa - outubro.17 - janeiro.2018 - 12XX/18 NAC B - 15/03/2018 - análise
Chris - Lisboa - novembro.17 - março.2018 - 81XX/18 - 12/04/2018 - análise
Milene - Lisboa - novembro.17 - ? - 14XXX/18 - ? - Tramitação Processual
Ronaldo - Lisboa - dez.2017 - abril/2018 - 16XXX/18 NAC B - Abril/2018 - análise
Yatri - Lisboa - dez.2017 - ? - 15XXX/18 - ? - ?
Yatri - Lisboa - dez.2017 - ? - 15XXX/18 - ? - ?
Rubens - Lisboa - janeiro.2018 - janeiro.2018 - 7XX/2018 - ? - ?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Planilha de acompanhamento de processos de ATRIBUIÇÃO POR CONSULADOS:
Pessoal, tem um tópico voltado exclusivamente para os processos via Consulado http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8529/consulados-acompanhamento-de-processos/p1
Nome - Local - Data entrada - Mês numeração - Nº processo - Data do status – Status
Felipe - CGP.RJ - Jan.2017 - novembro.2017 - 30XXX/17 - ? - análise
***Bruna - CGP.RJ - abril.2017 - julho.2017 - ? - 04/04/2018 - CONCLUÍDO*** (12 meses)
Raquel - CGP.SP - abril.2017 - abril.2017 - 279XXX/2018 - 09/05/2018 - Aguarda Integração CRCentrais
Duarte - CGP.RJ - ? - julho.2017 - 33XX/2017 - ? - ?
Babi Lopes - CGP.RJ - setembro.17 - ? - 46XX/2017 - 24/05/2018 - por integrar as centrais
Juliana - CGP.SP - novembro.17 - ? - 10XXX/17 - ? - por integrar as centrais
Ana Livieri - CGP.SP - novembro.17 - ? - XXX12/2017 - por integrar as centrais
Planilha de acompanhamento de processos de ATRIBUIÇÃO PELOS CORREIOS:
Nome - ENVIO --- DATA CHEGADA CRC- Mês numeração - Nº processo - Data do status – Status
Carol - novembro.16 - ? - junho.2017 - 13XXX/17 - 10.04.2018 - Despacho
Leonardo - janeiro.17 - fevereiro.2017 - abril.2017 - ? - 23/04/2018 - aguarda análise
Francisco - abril.2017 - ? - ? - 41XXX/17 - ? - ?
Caio - abril/2017 - ? - Dez/2017 - 38XXX/17 - 03/07/2018 - Despachado favoravelmente
Jorge R. - Outubro.2017 - Abril.2018 - Novembro.2017 - 54xxx/17 - ? - ?
Fernanjesus - novembro.2017 - fevereiro.2018 - 49XX/2018 - ? - analise.
Maria Merlotto - janeiro.2018 - ? - Maio.18 - 23xxx/18 - ? - ?
Fases do processo de atribuição*:
1) Numeração
2) Análise/Tramitação processual
3) Despacho
4) Registro e conclusão
*Caso esteja com algum equívoco, por favor me informar.
Quem quiser entrar na planilha por favor mandar essas informações, lembrando que a planilha é somente para processos de atribuição (pai para filho)
Local de entrada: (correios - consulado - pessoalmente em lisboa)
Data de entrada:
Mês numeração: (se souber)
Nº processo: 56xxx/18 "NAC B" (é importante informar os números e siglas do processo)
Data do status:
Status:
A do meu pai, que foi feita pelo consulado do rj, se nao entrássemos em contato, estaríamos a ver navios até agora.
Você pode me informar o contato email e telefone para conseguir saber em que fase está um processo de cidadania para neto ?
Obrigada!
Somente por telefone pela Linha Registos
00 (xx) 351 21 195 0500 onde xx é sua operadora.
No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente