Em busca da identidade do bisavô, alcunha "Matateu", região do Libolo/Calulo, Angola, anos 1940
Saudações a todos,
Escrevo para pedir ajuda numa investigação genealógica que a minha família tem feito há vários anos.
O meu bisavô era um homem branco, provavelmente português, de origem europeia, ou então filho de pais portugueses ou europeus, conhecido na região do Libolo e Calulo, no interior da província do Cuanza Sul, em Angola, pela alcunha "Matateu" (tal e qual como o antigo jogador de futebol conhecido por "Matateu"). Não sabemos o seu nome civil verdadeiro, nem se "Matateu" era mesmo uma alcunha ou se, pelo contrário, era o apelido de família. Ele faleceu quando o meu avô ainda era criança, e naquela época, na Angola colonial, muitas pessoas não davam importância a registos e coisas do género. O meu avô e os irmãos acabaram por ignorar essa questão durante anos, e mais tarde, em vez de investigarem quem era realmente o pai, simplesmente adoptaram "Matateu" como sobrenome, do jeito que o meu bisavô era conhecido. Assim, hoje, o meu avô, os irmãos, e toda a família usam o sobrenome Matateu, sem sabermos ao certo se esse era mesmo o sobrenome verdadeiro do meu bisavô, ou apenas uma alcunha.
O meu avô, Júlio Matateu, nasceu a 28 de dezembro de 1947, no Libolo, Angola, e no registo civil dele consta apenas "Matateu" como filiação paterna. Quanto ao registo de baptismo, nunca tivemos acesso a ele, por isso não sabemos se contém mais informação sobre o pai. A mãe seria conhecida como Muhongo, possivelmente Delfina Muhongo.
O meu avô teve pelo menos quatro ou cinco irmãos do mesmo pai, entre eles algumas irmãs, uma delas já falecida, e irmãos homens, um deles chegou a ser padre.
Pelo que me foi dito, o meu avô e os seus irmãos foram baptizados numa igreja católica no Libolo, quase de certeza na Missão Católica de Santo António de Calulo, fundada pelos Espiritanos em 1893, que em 1947 era a única missão a servir toda aquela região do Libolo, em Angola. Mais tarde, depois da guerra pela independência de Angola, em 1975, os Espiritanos deixaram o país e levaram muitos dos seus documentos e arquivos para Lisboa, o que também estamos a tentar seguir.
Estamos a tentar perceber quem era este homem, de onde vinha, e se "Matateu" era realmente alcunha, apelido, ou nome próprio dele. Já contactámos os Espiritanos e estamos a explorar os arquivos dessa missão, mas gostaríamos muito da experiência desta comunidade, já que sei que aqui há pessoas com bastante conhecimento sobre famílias de origem europeia em Angola nessa época.
Se alguém tiver pistas sobre como pesquisar um caso destes, sugestões de arquivos, ou mesmo já se tiver cruzado com o nome "Matateu" nalguma fonte, agradecia imenso qualquer indicação.
Muito obrigado desde já.