Procuro certidão dos meus bisos
Olá, será que alguém poderia me ajudar, por favor.
Eu já fiz buscas pelo crav e outros aquivos online de Portugal mas não consegui localizar dados em Portugal. A minha bisavó acabou colocando fogo em todos os documentos que eles tinham. Com os dados das documentações Brasileiras consegui essas informações:
Biso: José do Patrocínio Barata 1911 / 1912 (tinha 27 anos em março de 1939). Na Certidão de óbito dele não tem data de nascimento, consta que ele natural de Castelo Branco Portugal
Bisa: Palmira da Conceição da Silva 1909/1910 (tinha 29 anos em março de 1939). Dizia que era da ilha da madeira.
- Pais de José: Januário da Silva Barata e Edviges da Glória
- Pais de Palmyra: incógnito e Engracia da Conceição Silva
Os dois vieram casados de Portugal para o Brasil antes de março de 1939, foi o ano que tiveram o primeiro filho no brasil (meu avô).
Consegui localizar o Registro de Emigrante do José, mas infelizmente só constava o nome dele e dos pais sem nenhuma outra informação adicional.
Comentários
@sarahsm1
Os pais de José, Januario e Edviges (Hedwiges), casaram em 1907 na freguesia de Cernache do Bonjardim. concelho de Sertã, distrito de Castelo Branco:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/d7703bd8ceff4f8f914956cec59b95b7?isRepresentation=false&selectedFile=39196220&fileType=IMAGE
Vai ver que o pai Januario era natural e morador da freguesia de Cabeçudo no mesmo concelho. Mais um lugar para buscar o nascimento de José.
Como não se sabe se os livros de 1911-12 ainda estão na conservatória de Sertã, ou se já foram para o Arquivo Distrital. tentaria as duas coisas para localizar o assento de José. Em ambos os casos, enviaria também o link do casamento dos pais para eles verem que você não está buscando em lugares aleatórios.
a. Guia do Crav - para pedir pesquisa (o guia é para Certidão, mas só mudar para Pesquisa):
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911
b. Endereço da conservatória (Para mandar e,mail):
Registo Civil Predial Comercial e Automóvel de Sertã
Morada: Palácio da Justiça, Alameda da Carvalha, 6100-730 Sertã
Email: registos.serta@irn.mj.pt