Procuro certidão

Boa noite, estou ajudando meu tio (marido de minha tia) a solucionar um mistério. Ele gostaria de tentar a cidadania como neto, porém não tem documentos do avô Fabiano. Temos um RG antigo do irmão do Fabiano, que se chamava Benjamin e diz que é natural do RJ. Porém a família toda diz até hoje que eles eram portugueses e veio crianças de navio com o pai, pois é a história passada pelas gerações. Já procuramos bastante, sem sucesso. Nenhum sinal deles em Portugal.

Agradeço desde já quem puder ajudar ou nos dar dicas. Obrigada.

Segue as informações que temos:

Procura-se por Fabiano Affonso

Nascimento provável: 15/09/1889

Pai: Antonio José Affonso

Mãe: Maria Amalia

Avós paternos: Francisco José Afonso e Maria Afonso

Avós maternos: José Victorino e de Maria José

Irmão comprovado pelo RG - Benjamin Affonso - nasc: 31/01/1893

Os portugueses falavam sobre Vale de Gouvinhas, Mirandela, Bragança ( Não se tem certeza)

Obs.: Meu tio é mesmo neto de português ou será somente o bisneto, perdendo a chance da cidadania? Eis a questão. Obrigada

Comentários

• LeoSantosLeoSantos Beta
    editado August 13

@pamellapeluzio no Cepese consta um Fabiano que é filho de Antônio José Afonso:

ID Nome ID Titular Nome Titular Grau Idade Sexo Civil

53952 Fabiano 146618 António José Afonso Filho 15 Masculino Solteiro

• @pamellapeluzio

146618 António José Afonso Vale de Gouvinhas Mirandela Francisco Afonso Maria Joaquina Agricultor 46 Brasil Casado

Segundo o registro do pai, eles seriam mesmo de mirandela/Vale de Gouvinhas e o Fabiano teria vindo para o Brasil com 15 anos.

• editado August 13

@pamellapeluzio @LeoSantos @Nairolasai

O passaporte que o colega achou é esse. Constam o Fabiano e o Benjamim como acompanhantes; número 638:

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/0e268a5366af4b308aad6175a85a36dd?isRepresentation=false&selectedFile=38430263&fileType=IMAGE

Porém... o Benjamim realmente nasceu e foi registrado no Rio de Janeiro em 31/01/1893; no seu registro consta que os pais casaram em São Paulo (parece ser Louveira ou Lorena):

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-63FQ-Y2G

Benjamim foi batizado no Rio (último da página):

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-RZ33-PM

Isso mostra que a família transitou entre PT e BR algumas vezes. O Fabiano pode ter nascido em SP, RJ ou PT. Vamos ver se alguém acha ou o nascimento dele, ou esse casamento em SP.

• editado 12:13AM

@pamellapeluzio Realmente o registro do Benjamin é do RJ. Chama tb a atenção que no passaporte de 1904 não consta o nome da mãe. Teria falecido?

A certidão de óbito do Fabiano (embora não tão confiável) diz que nasceu no RJ. https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D449-82R?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79MK-8QPZ&action=view&cc=1582573&lang=pt&groupId=M941-H4C

• @LeoSantos @Nairolasai @CarlosASP encontrei nos guardados do meu tio, uma folha de registro de um Fabiano registrado no antigo Campo Belo, Resende RJ. Ele disse que nem lembra como conseguiu e acha que não é o avô dele. Tentei procurar onde está esse livro e não achei. Pra ter certeza se é a pessoa que procuramos mesmo ou não.

Seria muito estranho Fabiano e Benjamin nascerem no Brasil, sendo que o passaporte do pai, é posterior. Naquela época não deveria ser fácil viajar entre os países. O que acham? Deve ser a mesma pessoa?

@LeoSantos não conhecia esse site da Cepese. Novidade para mim. ( Já dei entrada na cidadania. Mas será que eu acho por lá, o passaporte do meu avô? Pra guardar de recordação? Manoel da Rocha - 09/03/1901 - Pai: José da Rocha - Mãe: Maria Gonçalves - Batizado em Aguiar de Souza, Paredes, Porto)

• editado 2:25AM

@pamellapeluzio

Sim, esse é o nascimento de Fabiano. Olhe os nomes dos pais e avós. O declarante do nascimento foi o Jose Vitorino Correa, que é pai da Maria Amalia (e avô do Fabiano e Benjamim).

Aqui a segunda página do registro para se ler tudo.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6QNQ-3DC

Esse registro é de Itatiaia, que no passado se chamava Campo Belo e fazia parte de Resende:

Distrito criado com a denominação de Campo Belo, pela Lei Provincial n.º 272, de 0 9-05-1842 e por Decretos Estaduais n.ºs 1, de 08-05-1892 e 1-A, de 03-06-1892, subordinado ao município de Resende.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.056, de 31-12-1943, o distrito de Campo Belo passou a denominar-se Itatiaia.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itatiaia, pela Lei Estadual n.º 1.330, de 06-07-1988, desmembrado de Resende. 

Não é muito comum, mas outro dia mesmo vi um passaporte PT com pai e vários filhos. E alguns deles estava explicitamente escrito que tinham nascido no BR.

• @CarlosASP segue a segunda parte.

Pois é. Naquela época era tudo tão mais dificil que não consigo imaginar essas viagens entre os dois países. Mas creio que deva ser a única alternativa viável.

• editado 2:44AM

@pamellapeluzio

Fabiano e Benjamim não eram nomes comuns na época.

A combinação das datas de nascimento, nomes dos pais e avós (com as variações normais que aconteciam na época) deixam bem claro se tratar das mesmas pessoas.

Também o fato de existir um RG de Benjamim como natural do RJ.

No fim, a história da família estava certa, mas com um plot twist. Nasceram no BR, mas possivelmente foram pequenos para PT e depois voltaram (e eram percebidos como PT). Já vi casos vários de famílias que transitaram entre PT e BR mais de uma vez.

Talvez algum parente mais velho saiba dessa conexão com a atual Itatiaia (ou região).

• @CarlosASP ao menos o mistério foi desvendado. rs. E com um plus em informar que eles transitaram entre os países em meio a todas as dificuldades da época.

• @CarlosASP Parabéns pelo trabalho de detetive! Mais um mistério solucionado!

• @pamellapeluzio

Mais para a história da família.

O Jose Victorino teve um filho do mesmo nome, batizado em Campo Belo (Itatiaia) em 1870.

E em 1899. esse batismo foi transcrito, com autorização do "Governador do Bispado" no livro de Vale de Gouvinhas em Mirandela, Bragança. E menciona que o Jose Victorino viveu 12 anos no BR:

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/314192d762a74339ab974dc46680e273?isRepresentation=false&selectedFile=38169353&fileType=IMAGE

Acho que tira qualquer dúvida que a família transitou entre PT e BR.

• @LeoSantos @CarlosASP @Nairolasai

Fico impressionado como vcs esclareceram uma história de família complexa e interessante em questão de poucas horas!

Realmente muito legal ler como o tópico se desenrolou até estar tudo esclarecido.

• @LeoSantos @Nairolasai como bem lembrado pelo @ecoutinho , parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa! Mais um mistério solucionado!

• @CarlosASP agradecemos pelo mistério desvendado. Já rimos bastante sobre a situação. Meu tio agradeceu e agora queremos saber mais informações sobre essa família viajante. Meu tio disse: '' Poxa, viajaram mais que eu.'' rsrsrs... Foi uma enorme novidade saber que eles transitavam entre os países, em meio a tanta dificuldade. Já estamos até pensando: '' Será que eles eram pessoas que tinham posses?" Não deveria ser uma viagem barata. O que todos vocês acham?

Agora a história só começou. Quem eram esses portugueses José Victorino e Antônio José Affonso que viajavam tanto? sogro e genro.

Obrigada @Nairolasai e @LeoSantos por toda a colaboração e disponibilidade em ajudar. Gostaria também de saber a opinião sobre isso tudo. Obrigada.

• editado 8:48PM

@pamellapeluzio

Realmente essas viagens eram muito caras, eram apenas de navio e duravam semanas. Para a maioria dos portugueses que emigraram para o Brasil era algo que só dava para fazer uma vez na vida e mesmo assim só a “perna da ida”. A conclusão que se chega é que a família provavelmente tinha uma situação boa, diferente da grande maioria dos imigrantes portugueses da época, pois além de precisar ter dinheiro para custear a viagem a família precisava ter condição de poder ficar sem trabalhar por pelo menos uns 2 meses cada vez que fazia uma viagem dessas.

Meu chute é que provavelmente ele emigrou para o Brasil, e se emigrou é pq em PT não tinha uma condição boa, e depois de ralar algum tempo deve ter conseguido fazer um pé de meia e se tornado comerciante e prosperado.

É algo que, apesar de ser a minoria dos casos, era comum. Tanto que temos no Brasil o estereótipo do português que é dono de padaria, que é comerciante etc.

Meu bisavô teve trajetória semelhante, apesar de nunca ter voltado a Portugal chegou a custear algumas viagens das irmãs ao Brasil para participarem de casamentos ou conhecerem a familia no Brasil, e regularmente mandava dinheiro para a mãe e irmãs que ficaram em PT. Pena que depois a geração dos meus avós não soube administrar e hoje estou eu aqui “descascando batatas no porão”, como diz a música do Paralamas 😂

• @pamellapeluzio

Além do passaporte de 1904 que o colega tinha achado, há mais dois para Antonio Jose Affonso - muito provavelmente a mesma pessoa (e não homônimo - mas existem esses também).

A filiação a mesma; em um passaporte aparece como nascido em Bouça, que é vizinha de Vale de Gouvinhas. Parece que ele realmente nasceu em Bouça.

https://geneall.net/pt/mapa/73/mirandela/

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/d64408b187b54ca3ac4b28c33c692b9a?isRepresentation=false&selectedFile=38116190&fileType=IMAGE

Note que em todos passaportes, na descrição física da pessoa, aparece "cicatriz na boca" ou "queixo inferior"

Passaporte de 1897 (número 238):

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/a20cc7dfe25c4cc2ab6b1548339f2aea?isRepresentation=false&selectedFile=38431464&fileType=IMAGE

Passaporte de 1909 (número 461)

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/caeef5ea95ab4ab4b0a3bc775ca8cfa5?isRepresentation=false&selectedFile=38438556&fileType=IMAGE

@ecoutinho

Como mera curiosidade (não impacta os descendentes em questão), o que você acha do caso desse Jose Victorino, que nasceu e foi batizado no BR, mas anos depois teve o batismo "transcrito" no livro de batismos em PT? Tudo isso antes de 1911.

Ele seria considerado PT só pelo fato do batismo ter sido lançado no livro lá?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.