Certidão de nascimento de 1889: preciso da certidão de batismo primeiro?
Olá, pessoal!
Estou com uma dúvida. Solicitei a certidão de nascimento do meu bisavô pelo Civil Online e o pedido foi emitido e foi confirmado o pagamento por e-mail, mas ainda não recebi o código de acesso.
Gostaria de saber se é normal e se devo aguardar até dois dias para que o código seja enviado, ou se, por ele ter nascido em 1889, seria mais indicado primeiro localizar a certidão de batismo e, a partir dela, solicitar a certidão de nascimento.
Eu tenho todos os dados sobre ele, a única observação é ele ter nascido em 1889, eu adicionei como informação extra a data de nascimento dele ao solicitar a certidão de nascimento seguindo o passo a passo das informações que tem aqui no Fórum Cidadania.
Alguém que já passou por essa situação poderia me orientar? Muitíssimo obrigada !
- Vitória
Comentários
@vitoriasardo
O registro civil em PT só começou em 1911.
Antes disso, só existia o registro religioso. Ou seja, um assento de batismo - que é aceito nos processos de nacionalidade quando emitido pelo Arquivo Distrital da região.
Muito provavelmente, seu antepassado só deve ter assento de batismo.
Você deve solicitar uma via física (em papel) pelo CRAV. Leia o guia abaixo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911
Olhe no site abaixo o livro de batismo da freguesia certa no concelho de Murtosa para achar os dados que precisa para o pedido no CRAV:
https://tombo.pt/m/mrs
Se tiver dificuldade em achar, coloque os dados (nome, filiação, freguesia e data de nascimento etc) que alguém acha para você.
[nota: somente em casos onde os livros paroquiais ainda estão nas conservatórias é que se solicita pelo CivilOnline. Porém, me parece improvável que livros de 1889 ainda estejam em uma conservatória, mas não e impossível. Eles são enviados para o Arquivo Distrital (Aveiro, no caso) e o CRAV cuida de emitir os assentos]
@CarlosASP Entendido. Muito obrigada pelas orientações.