Onde pesquisar o passaporte de um casal portugues

Boa tarde! Estou tentando encontrar o passaporte de um casal da Madeira. Fui pesquisar na Torre do Tombo e está completamente diferente, não consegui pesquisar. Poderiam me ajudar e orientar como e onde pesquisar?

Nomes: JOSÉ PESTANA e CAROLINA DE JESUS PESTANA

Com os melhores cumprimentos,

Leyla Souza

Comentários

• @Leyla Souza Vc teria mais dados deles, tais como nome dos pais, data nascimento, etc. Isso seria para evitar homônimos.

• @Nairolasai, infelizmente não.

• @Leyla Souza geralmente os lugares onde se pesquisa isso, além da Torre do Tombo que você já mencionou, são o arquivo distrital, o Cepese/Remessas e o family search.

Já montou a árvore da família lá? Isso ajuda bastante. Os dados que você forneceu são poucos e os nomes relativamente comuns, o que impede que o pessoal daqui te ajude melhor.

• Sim! Já procurei no Cepese e no Family. Nao achei nada, vou ver se consigo outras informações.

Muito obrigada

• @Leyla Souza Nome dos filhos?

• Oi! Desculpa em não retornar por aqui.

O nome do filho do casal é José Pestana Filho

Bom, estou ajudando um casal de amigos, esses são os bisavós maternos, não achei nada…

Estou tentando os bisavós paterno, também não achei nada… já postei em outro lugar e não obtive resposta, vou postar aqui vê se consigo ajudar o casal.

Bisavós Paternos:

JOAQUIM FERREIRA MONTEIRO

Nacionalidade: Portugal, cidade do Porto. 

Temos o Passaporte dele quando veio para o Brasil.

Pai: Bernardino Ferreira Gomes 

Mãe: Joaquina Ferreira Gomes

Nascimento: 29 de outubro de 1877

CLARA PEREIRA

Nacionalidade : Brasil, Niterói-RJ

Agradeço desde já,

Leyla Souza

• @Leyla Souza

Se for o José Pestana que casou em Niteroi em 1921 com a Carolina de Jesus, esse aqui deve ser um passaporte dele, Mas é de 1927, ou seja, ele voltou a viajar de/para PT depois de casar no BR em 1921. A filiação bate com a que consta no casamento deles em Niteroi.:

• Requerentes: José Pestana
    • Naturalidade: Ribeira Brava-RAM-PT
    • Cônjuge:
    • Destino: Rio de Janeiro-BR
    • Data: 1927 - 1
    • Caixa: 309 N.º Processo: 121
    • N.º Passaporte: Visto 8
    • Data de batismo: 0
    • Pais do requerente:
    • Pai: Francisco Pestana
    • Mãe: Claudina de Jesus
    • Pais do cônjuge:
    • Pai:
    • Mãe:
    • Obs: Estado civil: casado.

Qual a razão de buscar o passaporte especificamente?

O batismo desse José:

https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer/descriptions/42433/1080910

Quanto ao outro casal, vai ficar mais fácil te ajudar se der os nomes dos filhos deles, onde foram para o BR, com quem esses filhos casaram etc. Muitas vezes se acha a família através de outros membros - e não em linha reta.

• editado August 7

@Leyla Souza Em outra postagem (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/28849/arquivo-distrital-de-leiria#latest, vc colocou que os nomes dos pais do José Pestana seriam Manoel Antonio e Maria de Jesus. O ideal é concentrar tudo num tópico só para evitar esforços desnecessários! Verifique se os dados achados pelo @CarlosASP estão corretos.

quanto ao outro casal, coloque aqui as informações ou cópia do passaporte do Joaquim Ferreira Monteiro. Eles tiveram uma filha chamada Albertina?

• Desculpa! Agradeço pelas informações.

Vou enviar os dados que tenho do passaporte.

• Passaporte de Joaquim.

Desculpa mais uma vez pelo descuido pelas publicações.

Leyla Souza

• Carlos, O interesse pelo passaporte, era principalmente ver se havia algum dado para ajudar.

• editado August 8

@Leyla Souza @Nairolasai

Os pais da Carolina de Jesus, que casou com Jose Pestana em Niteroi, são Manoel Antonio e Maria de Jesus. Talvez essa seja a origem da confusão:

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-62X3-QBT

Você mencionou que um casal é dos bisavôs paternos e outro dos maternos.

Quem são os filhos desses casais? Eles casaram com quem? Quando e onde foi isso?

É bem mais fácil achar registros de família quando se tem a visão do conjunto ao invés de pedaços desconexos de informação,

• @Leyla Souza

Joaquim nasceu na freguesia de Lustosa, concelho de Lousada, distrito do Porto em 1877. Bate com a informação do passaporte, onde consta o concelho de Lousada como sua naturalidade:

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/9f84888e5d934f86b76cfd4066053c9b?isRepresentation=false&selectedFile=62883866&fileType=IMAGE

Na lateral do batismo, consta a averbação do casamento dele em Lustosa em 1901 com Albertina Lima de Bessa (ou Beça). E do falecimento dele em Niteroi em 14/03/1945. Essa averbação foi feita em 1962, possivelmente a pedido de algum familiar.

No casamento em 1901, o nome dele consta como "Joaquim Ferreira Gomes" (igual ao pai), mas na averbação na lateral também consta "... o cônjuge Joaquim Ferreira Gomes ou Joaquim Ferreira Monteiro...", mostrando que foi reconhecido em PT que ele usou dois nomes diferentes.

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/a13f409c11ea4e20a2f4f9593f30af62?isRepresentation=false&selectedFile=62887355&fileType=IMAGE

Você havia mencionado que a bisavó paterna seria "Clara Pereira". Não poderia ser "Clarinda Pereira da Silva"?

Pois há um batismo em Niteroi em 1910 de uma outra Albertina, "filha natural de Joaquim Ferreira Monteiro, português, e Clarinda Pereira da Silva, brasileira."

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-8XVK-Y

Filha "natural" quer dizer que os pais não eram casados entre si nesse momento. Faria sentido, pois ele já era casado em PT - o passaporte de 1903 já o lista como casado. E a esposa PT só faleceu em 1961.

Essa possível filha Albertina Pereira da Silva, pelo menos no civil, não foi legitimada pelo pai até o momento dela casar (em Niteroi em 1926). Nesse casamento, ela aparece como "filha natural de Clarinda Pereira da Silva", sem menção ao nome do pai. Depois de casada, adotou o nome de Albertina Pereira Ruiz. No óbito de Albertina (em São Gonçalo em 1995) também só consta a mãe Clarinda.

Confirme se é mesmo Clarinda. Se for, essa questão da aparente não perfilhação de Albertina pelo pai PT deve gerar problemas em um processo de nacionalidade (caso sejam descendentes dela). Se houver outra ascendência PT de quem se possa "puxar" a nacionalidade sem essas questões, é bem melhor.

• Bom dia! Sim Albertina é filha do casal em questão; tiveram outros, filhos segundo à família: Emília, Benjamim, José e Olívia ( avó do casal). Só isso por enquanto que consegui.

• Se possível, me envia como vocês consegue pesquisar, antigamente era fácil para mim, hoje, fico perdida e não acho nada…

• @Leyla Souza

Sugiro fortemente concentrar os esforços para solicitar nacionalidade PT através da linhagem do Jose Pestana. Esse PT Jose Pestana casou em Niteroi com a Carolina; É o que tem o link do batismo em um comentário anterior. Confirme se é ele mesmo.

Quem está vivo (filho, neto?) descendente desse PT Jose Pestana? Olhe as certidões de nascimento do filho/a (e do neto/a, se for um processo de netos) para ver o que consta como pais e avós em cada uma elas. E se tudo isso bate entre essas certidões. Aí vai poder começar a analisar o que precisará fazer para dar entrada com mais certeza em um processo de nacionalidade.

O ramo do Joaquim/Clara (ou Clarinda) tenho quase certeza que não vai ser possível, pelos motivos que expliquei. O PT Joaquim aparentemente não se declarou formalmente pai dos filhos ainda na menoridade (talvez nunca tenha feito). Os prováveis registros de nascimento de Benjamim, José e Emília estão todos em Niteroi - e todos foram registrados como filhos "naturais" de Clara Pereira da Silva, sem menção ao pai, Não vi a de Olivia, mas o padrão me parece claro.

Você tem o nascimento de Olivia para ter certeza absoluta?

Olha, ia precisar um livro para explicar tudo que se faz para buscar registros; não é só passar um link de busca e magicamente tudo aparece. Uma base é o Family Search e o tombo.pt, mas não é simplesmente entrar os nomes na busca. Só quem tem bastante sorte acha assim direto. Tem que buscar de várias maneiras, combinar com buscas em outras fontes, formular e testar hipóteses etc.

• Obrigada! Vou tentando até aprender. Vou falar com o casal sobre a dificuldade da família de Joaquim.

Em relação a família Pestana vou fazer novas perguntas para eles.

Leyla Souza

Ah! Se precisar vou pedir SOCORRO!!!!

• @Leyla Souza

Sim, esse o batismo.

Agora compare tudo nele com o nascimento do filho BR Jose Pestana Filho (pais, avós etc). Quem e quando registrou a criança etc,

E, como, aparentemente, esse Jose Pestana Filho também já faleceu, terá que ser um processo de neto de PT. E aí compare o que consta no nascimento desse neto/a BR vivo com as duas acima.

Aqui o possível batismo de Carolina de Jesus, esposa de Jose Pestana, com quem casou em Niteroi em 1921. O ano de nascimento e filiação batem com o casamento, mas o dia não. Mas não era raro haver essas divergências:

https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer/descriptions/42433/1080909

O casamento religioso de Jose e Carolina em Niteroi lista ambos como sendo da freguesia de Ribeira Brava:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-DCKM-Z

Como são dois PT casando no BR depois de 1911, tem que transcrever o casamento deles

[aqui uma dúvida para @ecoutinho e outros: o que acontece se não transcrever um casamento de dois PT no BR pós 1911, e o ascendente PT for o declarante do filho BR antes de um ano de idade? Isso por si só não atenderia os requisitos de perfilhação? Seria o caso de PT só reconhecer a perfilhação por um deles, conceder a nacionalidade baseado nisso, mas deixar em branco o nome do outro ascendente PT? Ou a não transcrição travaria o processo de nacionalidade?]

Para desencargo de consciência, no outro lado da família (Joaquim/Clara), olharia a certidão de nascimento BR de Olivia (em Niteroi?) para confirmar quem consta como seus pais e avós. E quem foi no cartório declarar o nascimento dela e quanto tempo depois do nascimento. Vai que o caso específico dela é diferente dos outros irmãos (onde não aparece o pai Joaquim no nascimento deles).

• Aguardando a família enviar a certidão de nascimento da Olivia.

• @CarlosASP

o que acontece se não transcrever um casamento de dois PT no BR pós 1911, e o ascendente PT for o declarante do filho BR antes de um ano de idade? Isso por si só não atenderia os requisitos de perfilhação? Seria o caso de PT só reconhecer a perfilhação por um deles, conceder a nacionalidade baseado nisso, mas deixar em branco o nome do outro ascendente PT? Ou a não transcrição travaria o processo de nacionalidade?

Pelo que me lembro, na prática o que acontece é que o assento de nascimento é emitido apenas com a perfilhação do PT que declarou o nascimento do filho e a perfilhação com o outro lado da família não é estabelecido (como se fosse filho de pai ou mãe desconhecido). É comum o conservador bater o pé para que a transcrição seja feita e só "topar" seguir em frente quando fica comprovado que a transcrição não é possível (geralmente pela falta de algum documento do outro cônjuge PT).

• @ecoutinho, @CarlosASP

Essa opção de emitir o assento sem o nome da mãe é uma coisa que vi poucos relatos e não é algo garantido.

Falo por experiência própria, pois foi exatamente o caso da minha avó materna, filha de portugueses que se casaram no Brasil pouco depois de 1911 e registrada pelo pai com poucos dias de vida.

O único documento que não achei foi o batismo da mãe dela e não teve jeito, o processo foi travado pelo conservador que exigiu a transcrição do casamento. Paguei advogado na época e não teve jeito. Essa opção de emitir o assento somente com o nome do pai não nos foi dada, mas isso tem mais de 10 anos.

• @SergioM

Faz sentido, provavelmente depende da interpretação do conservador. Se pegar um rigoroso pela frente, como parece ter sido o seu caso, vai ficar "bloqueado" até resolver a transcrição.

• @ecoutinho @SergioM

Eu também tinha uma vaga lembrança de caso assim, mas não tenho conhecimento de como é normalmente tratado.

É algo que surge em geral como o Sergio falou: às vezes fica faltando achar o batismo/nascimento de um dos cônjuges para a transcrição.

Estava me antecipando no caso aqui do tópico.

A linha "mais fácil" (a confirmar) dos antepassados PT tem dois se casando no BR pós 1911. Para o noivo, já se achou o batismo, inclusive batendo exatamente com a data de nascimento citada no casamento. Para a noiva, existe um bom "candidato" para ser o batismo certo, mas o dia e mês de nascimento não batem. Então vai ter que retificar esse casamento de qualquer jeito,

• @CarlosASP

Para a noiva, existe um bom "candidato" para ser o batismo certo, mas o dia e mês de nascimento não batem. Então vai ter que retificar esse casamento de qualquer jeito,

Eu diria a vc que pelo histórico de 80% dos casos, a data de nascimento não bater é algo totalmente esperado. Sim, se for viável retificar o casamento dos portugueses vai facilitar e permitir transcrever no consulado do RJ. Se a retificação estiver complicada, pode ser o caso en enviar para a CRC Porto sem retificar mesmo. Costuma demorar bem mais, mas costumam ser mais flexíveis com esses erros conhecidos.

• Bom dia! Não acharam a certidão de nascimento de Olivia, mas o casamento dela com José Pestana Filho, não tem o nome do pai como imaginávamos, então o processo de cidadania portuguesa da neta será pelo casal José Pestana e Carolina de Jesus.

Primeiro passo: averbar o casamento em Portugal já que casaram no Brasil.

• Posso solicitar as certidões de nascimento de José Pestana e Carolina de Jesus no IRN, já que será necessário fazer a transcrição de casamento?

Vocês sabem me orientar como achar certidões de nascimento no Brasil (em Niterói) de José Pestana Filho (15/07/1922) e Olivia Pereira da Silva (08/02/1930)?

Só tenho agradecer a vocês!

Leyla Souza

• @Leyla Souza

Normalmente, certidões antes de 1911 são pedidas via CRAV - mas com 4 exceções: Açores, Madeira, Braga e Coimbra.

Para Madeira:

Siga as instruções aqui para Certidão/Reprodução. Vai ter que se cadastrar e depois pode pedir. Tem que pedir em papel e não digital!

https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/custom-services

Dê uma lida no guia do CRAV - mas só para ter uma ideia de como e que tipo de certidão se pede. O CRAV não trabalha com Madeira:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911

Joao Pestana e Olivia:

Tem vários registros de irmãos deles no 1 RCPN de Niteroi. Entre em contato. Acho que eles não tem site, tente achar o whatsapp deles (ou ir lá se estiver perto).

O do Joao Pestana, pode ver também se está no 2 RCPN (já que os pais casaram aí em 1921):

https://cartorioicarai.com.br/

• Obrigada mais uma vez!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.