Família MOREIRA – ligação entre Santo Tirso (Porto) e Trajano de Moraes/Cantagalo (RJ)

Boa tarde a todos.


Estou pesquisando a linha da família do meu pai para verificar uma possível origem portuguesa e gostaria muito da ajuda dos membros mais experientes.


A ascendente viva é minha avó por afinidade, Iolanda Moreira da Fonseca, filha de Joaquim José Moreira e Maria do Espírito Santo.


Depois de algumas pesquisas, consegui reunir algumas informações que parecem formar uma linha familiar consistente, mas ainda não consegui localizar o documento que considero decisivo.



O que considero comprovado



1) Joaquim José Moreira


Encontrei o registro de casamento de Joaquim José Moreira em Duas Barras/RJ, em 26/11/1921.


Nesse registro ele aparece como:


  • Joaquim José Moreira
  • filho legítimo de Antônio Moreira e Ernestina do Espírito Santo
  • casado com Maria do Espírito Santo


Também possuo a certidão de óbito dele.




2) Antônio José Moreira (Júnior)


Nos índices de batismos de Trajano de Moraes encontrei:


  • Antônio José Moreira
  • batizado em 24/11/1872
  • filho de Antônio José Moreira e Genoveva Maria Alves


Também encontrei o casamento:


  • Antônio José Moreira × Ernestina Maria do Espírito Santo
  • 26/05/1894
  • Livro 3, folha 198v
  • Trajano de Moraes/RJ


Além disso, os índices de batismo da região mostram filhos do casal, incluindo Joaquim José Moreira (11/02/1900).


Portanto, considero bastante sólida a ligação:


Antônio José Moreira e Genoveva Maria Alves

Antônio José Moreira (batizado em 1872)

Joaquim José Moreira




3) Antônio José Moreira (pai de Antônio Júnior)


Recebi informações do pesquisador Darli Bertazzoni indicando que teria localizado o casamento:


  • Antônio José Moreira × Genoveva Maria Alves
  • 22/05/1852
  • Nova Friburgo/RJ
  • Livro 1, folha 163v


Segundo a leitura dele, o noivo seria:


  • filho de João Bernardo Moreira e Mariana Correia
  • natural da freguesia de “Santo Terço”, Bispado do Porto, Portugal

Minha suspeita é que “Santo Terço” seja, na verdade, uma leitura de Santo Tirso, no distrito do Porto.


Infelizmente ainda não consegui obter uma cópia do assento para confirmar diretamente essa informação.

Minha dúvida principal

Gostaria da opinião dos membros mais experientes sobre alguns pontos:


  1. Alguém já encontrou referências a uma freguesia chamada “Santo Terço” no Bispado do Porto, ou faz mais sentido interpretar como Santo Tirso?
  2. Considerando que Antônio José Moreira Júnior foi batizado no Brasil em 1872, existe alguma possibilidade de ele próprio ter adquirido ou sido reconhecido como cidadão português por filiação? Ou toda a pesquisa deve continuar concentrada exclusivamente no pai dele?
  3. Alguém sabe se os livros paroquiais de Nova Friburgo referentes ao casamento de 1852 estão disponíveis online ou em algum acervo acessível?
  4. Caso o português seja realmente Antônio José Moreira, filho de João Bernardo Moreira e Mariana Correia, qual seria a melhor estratégia para localizar o batismo dele em Santo Tirso? Eu estou trabalhando com uma faixa provável de nascimento entre 1820 e 1830.

Resumo da linha familiar atualmente

Antônio José Moreira (possivelmente português, natural de Santo Tirso?)

casado com Genoveva Maria Alves



Antônio José Moreira (batizado em 24/11/1872, Trajano de Moraes)

casado com Ernestina Maria do Espírito Santo



Joaquim José Moreira (batizado em 11/02/1900)

casado com Maria do Espírito Santo



Iolanda Moreira da Fonseca (viva)


Agradeço muito qualquer orientação, crítica ou sugestão. Depois de tanto tempo pesquisando, acredito que estou próximo de identificar definitivamente a origem desse Antônio José Moreira, mas gostaria de ouvir a opinião de quem tem mais experiência em pesquisa luso-brasileira.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.