Transcrição- Avô português-avó italiana

Boa tarde! Sou neto de português e estou iniciando o processo. Tenho todas as certidões e vi que para fazer a transcrição de casamento e óbito do meu avô português preciso apresentar a certidão de nascimento da minha avó, que é italiana.

• pergunto:
  • é realmente necessário apresentar este documento?
  • se sim, como faço pois a mesma está com nome de Anna na certidão de casamento, mas no registro italiano nasceu Adelina

Agradeço ajuda que venha!

Dionizio

Comentários

• editado May 18

@Anete_Dione

é realmente necessário apresentar este documento?

Sim

se sim, como faço pois a mesma está com nome de Anna na certidão de casamento, mas no registro italiano nasceu Adelina

Supondo que a Adelina e a Anna realmente sejam a mesma pessoa, precisaria retificar a certidão de casamento, mas imagino que isso seja um transtorno pois vai gerar um efeito cascata nos filhos e netos dela onde o nome da mãe e avó precisaria também mudar de Anna para Adelina. Vc já verificou se essa transcrição realmente é necessária?

Para saber se a transcrição é obrigatória é preciso saber:

• Quem foi o declarante do nascimento do filho do português? Declarante é quem vai ao cartório registrar a criança e assina o livro na frente de testemunhas.
    • Quanto tempo após o nascimento esse filho foi registrado?

Se o declarante foi o próprio pai português e o registro ocorreu antes da criança completar 1 ano de nascida a transcrição não é obrigatória.

• @ecoutinho agradeço suas observações. Neste caso, do pai ser declarante e ser registrado antes de completar um ano, não é necessário fazer a transcrição do casamento e óbito? Já se dá entrada no processo de cidadania direto?

obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.