Atribuição de filho: entrar antes ou depois da transcrição de casamento?

Bom dia, pessoal.

Primeiramente, agradeço a todos deste grupo pela ajuda - o assento de nascimento da minha avó foi criado hoje pelo Arquivo Central do Porto.

Vou iniciar agora o processo de atribuição do meu pai.

No caso, meu pai não foi registrado pela mãe portuguesa (minha avó), então entendo que será necessária a transcrição do casamento dela para efeitos de nacionalidade.

Minhas dúvidas são:

1. Posso dar entrada no processo do meu pai desde já e, paralelamente, solicitar a transcrição do casamento da minha avó?
  2. Quando a transcrição ficar pronta, devo enviá-la espontaneamente para complementar o processo ou é melhor aguardar eventual exigência da conservatória?
  3. Na experiência de vocês, qual é o melhor cenário: entrar com o processo desde já ou aguardar a transcrição do casamento para dar entrada com tudo completo?

Observação: atualmente estou com um processo judicial em andamento para retificação da certidão de nascimento do meu avô, com o objetivo de corrigir a grafia do sobrenome. A ideia é, após a conclusão dessa retificação, realizar a transcrição do casamento dos meus avós em Portugal, garantindo que todos os documentos estejam coerentes.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.