Certidão batismo
Olá a todos boa noite
Estou em processo de busca de certidão de batismo do meu bisavô português para futura atribuição de nacionalidade.
Já consegui localizar o assento no Arquivo Distrital de Leiria, com os seguintes dados:
Freguesia: Caranguejeira – Leiria
Tipo de registo: Batismo
Data: 20/08/1892
Nome do registado: Moyses (apenas nome próprio)
Pai: João Ferreira Baptista
Mãe: Emília de Jesus
Livro: Batismos 1892–1898
Assento nº 62, página 23 verso
Cota: IV/34/C/34
O livro não estava totalmente digitalizado, então fiz pedido pelo CRAV e já efetuei o pagamento da certidão.
Minhas dúvidas são:
Para processos de nacionalidade, é melhor pedir certidão narrativa ou cópia reprográfica certificada do batismo?
Sendo um registo paroquial anterior a 1911, essa certidão é aceita diretamente pelas conservatórias ou é necessário algum complemento?
Como o batismo foi feito apenas com o nome próprio “Moyses”, isso costuma gerar algum problema na linha de filiação?
Há necessidade de apostilamento desta certidão em Portugal ou apenas das certidões brasileiras?
Desde já agradeço muito qualquer orientação.
Comentários
@Janaynatay este guia explica como fazer o pedido no CRAV Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911). Para o processo de nacionalidade basta a certidao de batismo se o portugues for nascido antes de 1911. A imensa maioria dos batismos são apenas com o primeiro nome, é dessa forma mesmo que vem. Nao precisa apostilar a certidão portuguesa para usar em Portugal, apenas as certidões brasileiras precisam ser apostiladas, neste outro guia tem detalhado quais precisam ser apostiladas Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D Boa sorte!
@Janaynatay além das observações do @AlanNogueira vc tem que verificar se os nomes na linha de descendência do Moyses estão todos coerentes com os documentos portugueses.
Obrigada 🙏🏻