Demora no processo de cidadania
Boa noite pessoal,
Entrei com processo de cidadania (sou bisneta de portugues) mas minha mãe ja tinha a cidadania, entao entrei como filha, através de uma advogada, que dá entrada nos processos diretamente na conservatória de Portugal, pois ela mora em Portugal. Como foi pir indicação de uma pessoa conhecida que ja fez serviços com ela, dei preferência a ela e pelo fato dela prometer que em 6 meses conseguiria a cidadania, visto que ela dá entrada diretamente la na conservatória.
Fui atrás de toda a documentação, e ela deu entrada no processo, na conservatória do registro civil Braga, no dia 29/11/2024. A partir desse dia, comecei a contar o prazo prometido, e após os 6 meses comecei a cobrar dela a cidadania.
Desde entao, mais de um ano se passou, e nada... ela sempre me responde dizendo que el3s estão atrasando, que está na mesa da conservatória para liberar minha cidadania. É sempre um recesso... na época ela me enviou esse comprovante (cortei parte para nao aparecer nome dela).
Mas sempre diz que demora por conta de mudanças na lei. Sempre respostas incoerentes, a primeira vez, após os 6 meses, ela disse que geraram um protocolo ( isso pq era ja pra ter saído a cidadania), depois de uns meses eu pedi o protocolo e ela disse que nao tinha. Ai printei a mensagem dela dizendo que tinha saído protocolo e ela disse que ia ver na conservatória. Toda vez uma resposta vaga.
Nao acredito q seja golpe, pois pesquisei muito sobre ela na Internet, OAB, Instagram e tudo. Além de ter sido indicação. Mas estou cada vez mais sem esperanças.
Alguem sabe se isso é comum? Se está tendo essa demora mesmo, se eu consigo acompanhar meu processo eu mesma?
Sei que cidadania leva anos, mas no caso dela, ela nao deveria colocar em contrato que sairia em 6 meses.
Comentários
@erica_de_sa
Processos de filhos maiores têm levado em torno de um ano no ACP e três na Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa.
Não há estimativas que se possam dar para a CRC Braga.
Ligue na Linha Registos através do Talk 360 ou Viber para obter mais informações sobre o seu processo, inclusive de em qual conservatória está: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23737/obter-informacoes-sobre-o-andamento-do-processo-linha-registos