Nacionalidade filha menor e marido
Olá pessoal,
Já tenho nacionalidade e gostaria de tirar para minha filha menor e marido.
1 Cobsigo tirar sem Advogado?
2 Melhor tirar via Consulado ou diretamente em Portugal, é possível por Correio?
3 Preciso da transcrição de casamento para solicitar a nacionalidade deles?
Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@gabiguarachi
1-) Consegue sim;
2-) Diretamente em Portugal, fuja de consulados para processos de nacionalidade;
3-) Do marido precisa sim, da filha pode ser que sim ou não.
Aqui no fórum existem os guias que ensinam como fazer tudo direitinho. Siga o passo a passo que tem lá.
Este aqui é para filhos menores:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c
Este aqui é para casamento:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3
Verifiquese todos os requisitos estão presentes (se a sua nacionalidade é por atribuição ou aquisição, se você tem o tempo necessário de casada, etc...)
Olá,
Já consegui a transcrição de casamento.
Dúvidas:
1) Ja entendi que é melhor não fazer via consulado a nacionalidade da filha e marido. Fazer com advogado e Portugal diminui o tempo em algo?
2) Alguma conservatória costuma ser mais rápida? Porto ou Lisboa por exemplo?
3) Tem algum site oficial para confirmar a documentação de envio?
4) Sabem estimar por cima o prazo que demora para nacionalidade de filho menor e para o marido?
5) Devo tirar as duas juntas ou primeiro a do filho menor e depois do meu marido?
Muito obrigada
@gabiguarachi
1) Ja entendi que é melhor não fazer via consulado a nacionalidade da filha e marido. Fazer com advogado e Portugal diminui o tempo em algo?Não.
2) Alguma conservatória costuma ser mais rápida? Porto ou Lisboa por exemplo?Para sua filha o melhor caminho é o ACP (Arquivo Central do Porto) um processo de filho menor sai em mais ou menos 6 meses. Para o marido não tem escolha: só a CRC Lisboa tem competência.
3) Tem algum site oficial para confirmar a documentação de envio?Não. Os sites do IRN sempre apresentam listas de documentos imprecisas, incomoletas e geralmente desatualizadas. Use os guias disponíveis no post inicial do fórum. Eles estão senpre atualizados e já estão mais que testados.
4) Sabem estimar por cima o prazo que demora para nacionalidade de filho menor e para o marido?Filho menor, aprox 6 meses se for no ACP.
Marido uns 5 anos e só a CRC Lisboa analisa.
5) Devo tirar as duas juntas ou primeiro a do filho menor e depois do meu marido?Mande as duas ao mesmo tempo. Pode inclusive aproveitar o mesmo envio e mandar ambos para o ACP. O do filho tende a ser analisado lá mesmo, o do marido eles digitalizam e encaminham para análise em Lisboa.