Ajuda com passaporte e cartão cidadão
Olá pessoal, como estão?
Meu processo de cidadania portuguesa finalmente foi concluído depois de 4 anos longos de espera! Em dezembro foi finalizado o processo da minha mãe, e hoje, o meu.
Porém, queria saber agora quais são os próximos passos para eu ter o cartão cidadão e o tão sonhado passaporte europeu.
Eu moro no interior de SP. Eu tentei agendar pelo consulado de SP, mas não encontro datas disponíveis. Apenas encontrei no de BELO HORIZONTE. A dúvida é, tendo disponibilidade, eu posso ir em consulado de outro estado?
O problema é que o de SP me parece que dá para pegar o cartão + passaporte no mesmo agendamento, em BH eu preciso fazer um e depois o outro. Quanto tempo demora pra ficar pronto? Eles enviam por sedex?
Queria uma ajuda e dicas, qual consulado fazer, como conseguir horário, etc...
E principalmente: quais documentos são necessários? Apenas o assento de batismo? Preciso de levar algum documento Brasileiro (RG, passaporte, certidão de nascimento)?
Outra dúvida, agendando pelo meu login, eu consigo agendar no MESMO dia para mais 2 pessoas?
Comentários
@michelpercegaroli
Está disposto a ir a Santos? Tradicionalmente lá se agenda rápido. Pede o agendamento por email:
https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/o-consulado/contactos/consulado-geral-2
Outras possibilidades em outros pontos do estado são as permanências consulares, quando os funcionários se deslocam para esses lugares justamente para fazer CC, PEP etc. Campinas, por exemplo, tem todo mês. Olhe como agendar:
https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/permanencias-consulares#consulado-geral-de-portugal-em-sao-paulo
Como as vagas em uns lugares acabam rápido, tem que mandar o email logo que abre o prazo. Mas não adianta mandar antes, pois será descartado.
@CarlosASP boa, não sabia que abria em cidades do interior, Campinas de fato é bem melhor hahaha
Dúvida, eu consigo marcar para meu irmão e minha mãe, no mesmo agendamento?
Como eu consigo pegar a certidão de nascimento? A que o advogado enviou por e-mail é suficiente? Ele me mandou esse link falando que agora é digital e de graça. Mas não encontrei como conseguir a certidão. https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?artigo_id=895A0050&nid=895&tabela=leis&pagina=1&ficha=1&so_miolo=&nversao=#artigo
@michelpercegaroli
Acho que cada um marca o seu, mas não tenho certeza.
Campinas é bem disputado. O pessoal deixa agendado para mandar email assim que abre o período de agendamento.
Leia todas as postagens aqui que vai explicar bem:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/28142/agendamento-no-consulado-sao-paulo-emissao-de-cc-e-passaporte/p1
O assento de nascimento PT é realmente um arquivo digital em um sistema hoje em dia. O relevante é o número e ano e o local que emitiu o assento; isso vai estar no alto do assento. Um exemplo aqui:
https://www.melhoresdestinos.com.br/wp-content/uploads/2021/04/certidao-nascimento-portuguesa-820x707.jpg
Por isso, se pode usar uma xerox simples mesmo dele. O que o pessoal faz é olhar os dados no alto e aí entrar no sistema para verificar a veracidade dos dados.
Se você não recebeu uma tipo a desse link acima (da qual você só vai levar uma xerox), a maneira mais rápida de obter é pagando 10 euros e pegando outra no civilonline:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Boa noite. Qual é o link para fazer agendamento para tirar o cartão cidadão aqui no Rio de Janeiro.
Vou deixar um relato tirando o cartao cidadao no Rio de Janeiro.
Agendei pelo site, foi meio chato pq o site so funciona bem a noite, mas é facil agendar.
Pelo que percebi da pra ir direto la sem agendar pois estava bem vazio e a moça perguntava se estava ou não agendado, então se estiver vazio como esta agora pode ir direto que vão fazer o serviço a ser feito.
Cheguei lá tinha q levar a copia da identidade e original apenas, ah é bom levar o numero do assento também, facilita.
La tem o papel caso vc precise preencher pra solicitar o cartão, mas vc pode baixar e preencher é mais rapido.
Cheguei la 10 min pro atendimento e foi super rapido, chamaram la quem estava agendado para o horario, vc entra tira uma foto, depois vai pra outro setor paga 198 reais (nao lembro ao certo) no debito, eu nao pedi urgencia, entao o cartao chega por sedex em ate 50 dias na minha casa.
Depois vai pra outro setor q vc assina umas coisas e depois te liberam, demorei no maximo 20 min pra fazer isso.
Alguns consulados, como o vice consulado de Recife nao aceitam os dois pedidos juntos. Vc faz seu cartao cidadao e apos ele esta pronto vc agenda a solicitacao do passaporte.
Se possivel viaje ja com no minimo o cartao de cidadao, e em Portugal, nas lojas do passaporte nos aeroportos de lisboa ou porto, ou nos INRs, solicite seu passaporte. Sem urgencia em 8 dias, com urgencia no dia seguinte ou no mesmo dia com retirada apos as 17 hotas no aeroporto de Lisboa. Eh muito facil. Sem urgencia sao € 65
@athneto
Para ser sincero, o único consulado que conheço que permite pedir CC e passaporte numa única visita é o de SP (e acho que o de Santos, que é "pendurado" no de SP). O normal é fazer primeiro o CC e depois fazer novo agendamento para o passaporte.
Pessoal, alguém já teve experiência com agendamento por e-mail para os postos consulares? Eu enviei para Campinas e não tive retorno hahaha como eu sei que foi agendado?
@CarlosASP
@michelpercegaroli Eu fiz os meus documentos no PC de Campinas em julho. Enviei o e-mail no 15º anterior à data almejada e no mesmo dia recebi um e-mail de confirmação do agendamento informando o dia e horário.
@costadrs entendi, eu enviei o e-mail 20 de outubro, 15 dias antes de 05/11 e até agora não recebi nada, então talvez não tenha agendado?
@michelpercegaroli veja se não acabou indo para caixa de spam. Outra dica, quando consegui o agendamento enviei o email solicitando horário no PC ainda de madrugada.
@michelpercegaroli se tiver disponibilidade de ir no escritório consular de Santos/SP é mais tranquilo.....eles agendam por email também, agendei no final de Agosto para dia 09.10, solicitei Passaporte e Cartão Cidadão, recebi pelo correio hoje 30.10, bem antes dos 40, 50 dias que eles mesmos orientam esperar.
email : santos@mne.pt
Estou fazendo algo de errado? Já tentei agendar em Campinas e Araraquara e não tive resposta.
No e-mail, enviei assim:
Título: Agendamento Michel Araraquara
Corpo do texto:
Gostaria de agendar para o dia XX/XX para Michel Percegaroli em Araraquara.
Enviei 3 e-mails diferentes para agendar pra 3 pessoas diferentes aqui de casa.
Qual o jeito certo de enviar o e-mail?
Boa tarde, alguém que já tenha feito o passaporte em Portugal sabe dizer qual é a melhor opção? Se é no CRC, na Loja do Cidadão ou se é indiferente. E quanto tempo costuma demorar?
Na falta de um, consegui agendamento em dois lugares no mesmo dia hahaha Araraquara e Santos. Me surpreendi em como Santos foi rápido, eu mandei mensagem nessa semana e eles já tinham disponível para segunda.