Agendamento no Consulado - São Paulo - Emissão de CC e Passaporte

Bom dia colegas!

Fiquei esperando o tal 15 dias antes para agendar uma vaga na casa de Portugal de Campinas, e logo às 6;00 da manhã já lotou tudo... incrível!

Bom, queria orientação de como eu faço para agendar em São Paulo, eu mandei um e-mail mas só veio uma mensagem automática, dizendo que o e-mail é somente para agendamento, mas que para outros assuntos devida clicar em outros links, e embaixo tem uma mensagem sobre (CHAVE MÓVEL) , tentei fazer mas dá erro, porque eu não tenho o CC!

Gente que Dificuldade, será eu que estou indo no caminho errado... me ajudem por favor!

Vou querer fazer o agendamento em Sâo Paulo, estou em Atibaia mas irei para lá o mais rápido possível!

Aguardo orientações de vocês!!

Abraços!

Comentários

• @Paulecass Bom dia

Tenta agendar por Santos, através do Escritório Consular, pelo email santos@mne.pt.

Anexa o seu assento português e pede para agendarem lá. É o que eu fiz e foi tudo tranquilo.

• Oi @isabelfaia !

Poxa Santos é muito longe para mim, fica um cadinho complicado, mas vou ver o que eu faço!

Obrigada pela mensagem!

Abraços

• Olá @Paulecass , sou novato aqui no Fórum, também moro em Atibaia, e estou com dificuldades p renovar CC /passaporte vencido da minha Esposa, sexta passada 12/09 fui até o Consulado no RJ, com agendamento, e pasmem sistema inoperante, e n resolvi nada !! Enviei email p agendamento no Consulado em SP, e como tudo é muito desorganizado e sistemas q n funcionam, estou à procura de um caminho, agradeço orientações.

• editado September 16

Olá!

@Paulecass @ManoelAraujo

Para agendamentos existem algumas formas, vou tentar ajudar explicando cada uma.

• Você pode enviar email para os seguintes endereços solicitando alguma data disponível:

agendamento.saopaulo@mne.pt

(esse email é exclusivo para agendamentos no consulado de são paulo, capital)

• Também é possível tentar agendar para as Permanências Consulares que acontecem em alguns dias específicos que você pode consultar nesse site:

https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/permanencias-consulares

(para as Permanências Consulares, você precisa mandar email solicitando agendamento com 15 dias antecedentes a data indicada da Permanência Consular. Exemplo: Permanência Consular dia 18/08/2025, você envia o email solicitando agendamento dia 04/08/2025, para garantir o ideal é enviar o email logo as 00:00 do dia 04/08/2025 garantindo que o email seja um dos primeiros a ser recebido para a data em questão. É possível também consultar se existem vagas remanescentes dentro dos 15 dias ate a Permanecia Consular já que podem haver desistências)

• Agendamento pelo site:

https://agendamentos.mne.gov.pt/pt/login

Nesse site é possível o acesso por Credenciais ou por Autenticação no .gov

Quando o acesso é feito por Credenciais as datas costumam ser muito limitadas e quase nunca tem dias disponíveis o melhor é usar a Autenticação.

Para Autenticação é necessário criar a Chave Móvel, para criar uma Chave Móvel é necessário ir ao Consulado (não precisa de agendamento) com o passaporte valido (Brasileiro mesmo). (eu não tenho informação se é possível utilizar outro documento de identificação).

Para a ida ao Consulado para realizar o cadastro da Chave Móvel não é necessário agendamento, no Consulado de São Paulo capital ele funciona de segunda a sexta das 8:00 as 12:30 ou das 14:00 as 15:30.

Depois de feita a Chave Móvel, é necessário baixar o aplicativo Gov.pt e finalizar o cadastro.

Dai então retornar ao site:

https://agendamentos.mne.gov.pt/pt/login

e realizar o login por Autenticação. E ai então devem aparecer mais datas para agendamento.

(O site costuma ficar fora do ar, precisa ficar tentando durante o dia.)

(Pode acontecer de mesmo com a Chave Móvel cadastrada ainda haver erro no login, então tenho algumas outras dicas:

Tente se cadastrar por Credenciais usando o mesmo email da Chave Móvel.

Vá no Menu (representado por 3linhas no topo esquerdo da pagina) e depois em Perfil e ative a Chave Móvel. Depois vai pedir para logar novamente e fica mais fácil fazer o Login por Credenciais direto, depois do Login ja deve ficar disponível o agendamento com mais datas disponíveis.

Minha experiência: Mandei email pedindo agendamento, primeiro me deram uma data super próxima, porem eu não podia comparecer. Então pedi uma nova data (precisa mandar um novo email pedindo uma nova data e cancelando a anterior) Mas era para o mês seguinte. Então Fui ao consulado fazer a Chave Móvel e no dia seguinte já consegui usar para realizar o agendamento. Fiz o agendamento para o dia mais proximo disponível que era dali 3 dias. A Chave Móvel realmente facilita o agendamento a ser mais rápido, mas precisa ser Ativada pessoalmente no consulado, oque não é tão pratico principalmente para pessoas de fora de São Paulo.

• Fiz a visita ao consulado em 18/09/2025, cheguei um pouco atrasada em relação ao horário marcado por conta do transito, mas não foi um problema. Pediram para ver o email de agendamento na entrada.

Solicitei o Cartão Cidadão e o Passaporte. Eu não possuía o assento em mãos, Apenas o numero, eles aceitaram e imprimiram o assento para me entregar.

• Urgência valor 1.150 reias prazo de 40 dias.

• Sem urgência o valor era 700 reais prazo de 4 meses.

Forma de pagamento Cartão de Debito ou Pix.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.