Assentamento de Batismo de Português nascido antes de 1911
Olá pessoal, tudo bem ?
Já tentei em alguns sites buscar o assentamento do meu bisavô português, a fim de requerer a cidadania portuguesa para o meu pai (neto de português), mas não obtive sucesso.
Consegui depois de realizar as pesquisas e obter informações do meu pai, descobrir os seguintes dados do português que gostaria de solicitar em Portugal a certidão de nascimento (através do assentamento de batismo).
Nome do Português: MANOEL REIS
Nome dos pais do Português: ABILIO REIS e MARIA REIS
Data Óbito no Brasil: 23/03/1971 (Rio de Janeiro – Cemitério do Pechincha)
Ano Nascimento: 1901 (provavelmente, conforme registro do óbito no Brasil, porque diz que ele tinha 69 anos e 10 meses)
Local de Nascimento: Meu Pai diz que ele tinha um terreno em Fernandinho (Trás os Montes), mas não sabe precisar se ele nasceu em outro lugar e depois foi morar nesse local.
Casamento no Brasil: PASCHOA REIS, nascida no Brasil em 07/08/1905 no Rio de Janeiro com o nome de PASCHOA BONZI. Faleceu em 08/05/1967 (Rio de Janeiro – Cemitério do Pechincha), mas no registro do óbito apesar de estar escrito que era casada com Manoel Reis, registraram o nome de Paschoa Bonzi e não Paschoa Reis, ou seja, o nome de solteira. Pois encontrei com meu pai uma Identidade de 1957 do Instituto Félix Pacheco no RJ, sendo com o nome de Paschoa Reis.
2º Filho no Brasil de MANOEL REIS e PASCHOA REIS: ABILIO REIS, nascido em 15/04/1927 no Rio de Janeiro-RJ (Bairro Taquara).
1º Filho de ABILIO REIS e ODETTE CARNEIRO REIS: PAULO CESAR REIS, nascido em 26/07/1952, neto do português MANOEL REIS.
Se pudessem me ajudar com esta pesquisa para encontrar o assentamento de Batismo para requerer a certidão de nascimento em Portugal de MANOEL REIS.
Comentários
@Murilo84
Deve ser este registro n°9 https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/5070d2b3ce1c4dada029be8161a1681b?isRepresentation=false&selectedFile=53162113&fileType=IMAGE
freguesia de Póvoa de Agraçoes / Chaves / Vila Real
@Murilo84
Aqui no casamento menciona a data de nascimento https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-5WJV?lang=pt
Esse é o casamento religioso https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-GN96-Q1?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8Y-6NJC&action=view&cc=1719212&lang=pt&groupId=M9SH-X15 menciona que era natural da freguesia de São Miguel, arcebispado de Braga, é preciso definir qual pois há varias freguesias com esse orago... mas ja temos uma pista
@Murilo84 @Kleber Silva Aguiar parece que eu e o Kleber postamos praticamente na mesma hora kkk E como sempre o registro encontrado pelo Kleber está corretissimo! :-)
Considerando a historia que a familia tem a respeito do local de Fernandinho, nao tenho duvidas de que seja ele mesmo, ainda que tenha a divergencia quanto ao que constou no casamento religioso dele. Geralmente essa informação do casamento religioso é fidedigna, mas há casos que falha - eu mesmo passei mais de 2 anos procurando por um bisavo espanhol que no casamento religioso estava escrito que foi batizado na igreja de "Santo Antonio, em Oviedo, nas Asturias" e no final das contas ele foi batizado na partoquia de Sao Salvador, em Villaviciosa (só acertou que era nas Asturias) bem semelhante ao seu caso (que o padre só acertou a regiao de Braga).
Para pedir certidao o Arquivo de Braga nao esta no sistema CRAV, mas voce pode usar este guia Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) apenas como referencia do que indicar e como pedir - mas repito NÃO PEÇA PELO CRAV.
O Arquivo Distrital de Braga tem a sua propria forma de pedir suas certidoes neste link https://pesquisa.adb.uminho.pt/oservices mas eu nao sei se funciona corretamente. Antigamente a orientação de la era se pedir por email, se nao funcionar o cadastro neste sistema do link acima, envie email com a solicitacao para lá (tem o endereço e telefone na parte de baixo da pagina). Boa sorte!
@Murilo84
Corrigindo: o livro de batismo encontrado pelo Kleber está no Arquivo Distrital de Vila Real, portanto a solicitação deve ser feita pelo CRAV.
Este é o código de referência:
PT/ADVRL/PRQ/PCHV23/001/027A
Bom dia. Pois vocês são excepcionais mesmo na busca pelo documentos @Kleber Silva Aguiar e @Alan .
Muito obrigado pela ajuda mesmo, pois vou verificar as transcrições e seguir as orientações dos senhores.
Só fiquei com uma dúvida em relação ao ano do Batismo de MANOEL REIS no registro encontrado, porque no registro está na data 25/08/1899, enquanto a data de nascimento na certidão de casamento no Brasil está em 04/05/1901.
Casamento dele em 11/12/1924 e no religioso foi como Re S. Miguel (Arcebispo de Braga).
Desde já agradeço a atenção e ajuda @Kleber Silva Aguiar , @AlanNogueira e @Guilherme Moreira
@Murilo84 leia a ultima mensagem que lhe enviei acima, lá falo sobre essas divergencias. Quanto a data acrescento que era muito comum os portugueses se declararem mais jovens do que realmente eram... até uns 5 anos a menos eu já vi por aqui... s
Sobre a forma de pedir a certidão por favor desconsidere a orientacao e faça como o @Guilherme Moreira explicou, eu me confundi com a informacao de Braga e nao percebi que o registro esta no Arquivo Distrital de Vila Real, que é vinculado ao CRAV. Obrigado Guilherme!
Boa tarde a todos.
Tenho algumas dúvidas e gostaria de solicitar ajuda para dirimi-las com os mais experientes no forum. @Kleber Silva Aguiar , @AlanNogueira , @Guilherme Moreira
Se na Certidão de Nascimento de Brasileiro indicar o Pai (MANOEL REIS) - Português e os avós (ABILIO REIS e MARIA REIS) - Portugueses, mas no Registro de Batismo estiver escrito apenas MANOEL, filho de MARIA REIS, solteira, já é o suficiente para solicitar uma Certidão de Nascimento em Portugal para MANOEL REIS ou tinha que constar obrigatoriamente o Pai também ? E como eram acrescentados depois os sobrenomes dos Portugueses, sendo que no batismo iria apenas o 1º Nome na maioria dos registros.
Pois achei este registro em Anexo com o nome exato da Mãe (MARIA REIS) e dele sendo Batizado como MANOEL (com O) igual ao que consta na Certidão de Nascimento do seu filho Brasileiro.
Ou para achar outro registro de MANOEL REIS em conformidade com o Casamento Religioso dele no Brasil, conforme colocado pelo @AlanNogueira , eu teria que procurar todos os 284 Oragos chamados São Miguel, segundo este link no tombo: https://tombo.pt/search?keys=s%C3%A3o+miguel ou teria uma maneira melhor de filtrar.
Nome: MANOEL REIS
Nascimento Provável (conforme certidão de óbito e casamento no Brasil): 1901
Batismo: São Miguel, Arcebispado de Braga (Conforme casamento no Religioso)
Pais: ABILIO REIS e MARIA REIS
@Murilo84 acredito que você já esteja com o assento, especialmente por causa da história de ser de Fernandinho, o que algo muito específico. Provavelmente não tinha pai e para não sofrer o estigma da época deve ter inventado um, ou então tinha esse pai mas ele não o reconheceu, ou o reconheceu posteriormente. Não dá pra adivinhar. Mas muito dificilmente haverá outro batismo. Voce pode procurar todas freguesias de Portugal, talvez ache, talvez nao… há varias pessoas aqui no fórum que se deparam com o assento de seu antepassado e por pequenas divergências o descartam, passando anos (ou a vida toda) atrás de um “perfeito” segundo os documentos brasileiros que acreditam piamente serem os “certos”. Faço esse alerta para que reflita e não entre para esse grupo que passa anos buscando algo que já tem nas mãos - e as vezes até perde o direito nesse meio do caminho (afinal os netos das pessoas nascidas nessa data já são idosos…). Minha sugestão é que não perca tempo 😀
@Murilo84 , se você procurar por "Manoel", filho de "Maria Reis", vai achar dezenas. É MUITO provável que esse assento não seja do seu antepassado. Mesmo que você soubesse exatamente a freguesia onde ele nasceu, pode haver (e provavelmente haverá) homônimos com nomes tão comuns.
Agradeço a todos pelo apoio, pois este fórum é sensacional. Vocês conseguem nos esclarecer sobre diversas situações, principalmente para quem é leigo e principiantes como eu.
@AlanNogueira , @andrelas
Boa noite!
Gostaria de saber se é possível localizar a certidão de nascimento/batismo do meu Bisavô Christovao (Christovam) Cardoso Lemos nascido no ano de 1889 na regiao de Cinfães, filho de Antônio Cardoso Lemos e Centadia Maria de Jesus.
Obrigado
Boa noite.
Gostaria de saber qual o código de referência que devo utilizar para pedir a seguinte certidão de nascimento de 1876 no CRAV (Distrito: VISEU / Concelho: LAMEGO / Freguesia: BIGORNE): https://cloud.archeevo.pt/viewer/descriptions/18422/268253
Desde já agradeço aos amigos a atenção. @Kleber Silva Aguiar , @AlanNogueira , @andrelas
@Rafa_J_Ferraz ,
https://cloud.archeevo.pt/viewer/descriptions/17463/208488
(Imagem 6, registro 6)
Freguesia de São Cristóvão de Nogueira, Concelho de Cinfães, Distrito de Viseu. "Aos 31 dias do mês de janeiro de 1889 (...) batizei (...) Christovão, que nasceu (...) dia 21 deste mês e ano (...) filho legítimo de Antonio Cardoso de Lemos e Custódia Maria de Jesus (...)"
@Murilo84 o codigo de referencia do link que enviou é PT/AMDL/PRQ/LMG03/001/0001
@Rafa_J_Ferraz
Para solicitar pelo CRAV este é o Livro que está no ADViseu:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/5d0ff452630e4bd6933715fc7e3e8d55?isRepresentation=false&selectedFile=54482233&fileType=IMAGE
Código de referência:
PT/ADVIS/PRQ/PCNF13/001/0009
@Murilo84
Ao que parece, a freguesia de Bigorne não tem documentação no ADViseu. O batismo que encontrou está no Arquivo Diocesano de Lamego.
https://www.diocese-lamego.pt/arquivo-informacoes-e-contactos
Muito obrigado pelo apoio @Guilherme Moreira , @AlanNogueira e@andrelas . Pois enviei um e-mail para a Diocese de Lamego: amdl@diocese-lamego.pt.
Pois eu não sabia que tem Diocese que ainda está com arquivo de Batismo, pois para mim todos abaixo de 1911 estariam no Arquivo Distrital disponível para solicitar pelo CRAV.
No caso da Diocese, a Certidão de Nascimento será expedida nos mesmos moldes do CRAV e também possui a mesma validade ?
Murilo,
Sim.
Boa tarde senhores. @AlanNogueira , @Guilherme Moreira , @andrelas , @CarlosASP @Nairolasai
Achei o Assentamento de Batismo em Anexo na Diocese de Lamego de 1876, onde o nasceu MANOEL, filho natural de MARIA REIS, solteira.
MANOEL REIS teve no Brasil um filho, chamado ABILIO em 15/04/1927, e o mesmo compareceu no cartório de Jacarepaguá (Rio de Janeiro-RJ) para declarar este filho com sua esposa PASCHOA REIS.
Entretanto na Certidão de Nascimento de ABILIO, diz que seu pai MANOEL REIS tinha 25 anos em Abril de 1927.
Outra situação é em relação aos avós paternos de ABILIO (pais de MANOEL REIS – Português), que diz ser ABILIO REIS e MARIA REIS.
Mas, como no assentamento de Batismo só consta a mãe (MARIA REIS) como solteira e o ano de nascimento ser 1876 e não 1901/1902 (para bater os 25 anos), gostaria de saber com os senhores se o processo de cidadania para o Neto de Português (PAULO CESAR REIS – Filho de ABILIO), poderia cair em exigência ou pode seguir ou o que fazer neste caso ?
Desde já agradeço a atenção dispensada.
@Murilo84
Desculpe se me perdi nos fatos, mas o registro do Manoel não seria este que o @Kleber Silva Aguiar encontrou pra vc? É de 1889 e tem o pai Abílio, bastante compatível com a idade no registro do filho e no casamento do próprio Manoel com Paschoa.
veja a msg dele
Kleber Silva AguiarAugust 29
@Murilo84
Deve ser este registro n°9 https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/5070d2b3ce1c4dada029be8161a1681b?isRepresentation=false&selectedFile=53162113&fileType=IMAGE
freguesia de Póvoa de Agraçoes / Chaves / Vila Real
Boa Tarde @AlanNogueira . Eu Pedi pelo CRAV e recebi o Assentamento que o Kleber enviou, mas apesar dos dados serem parecidos, existem as seguintes divergências abaixo, conforme a Certidão de Nascimento enviada pelo CRAV que está em anexo:
Nome do Português: MANUEL e não MANOEL (Está com U e não O)
Pai: ABILIO JOSE (e não ABILIO REIS)
Mãe: MARIA ROSA (e não MARIA REIS)
Sem contar ainda que o cartório de jacarepaguá (Rio de Janeiro) mudou de endereço um dia após eu ter solicitado a certidão de nascimento do meu avô brasileiro ABILIO (filho do Português MANOEL REIS) depois que tinham confirmado a busca que acho o livro/folha no nascimento.
Entretanto, vou ter que retornar devido ao copia e cola deles e acho que acabaram errando o nome dos avós Pais do meu avô (Os pais do Português MANOEL REIS), conforme os registros que os senhores me ajudaram a encontrar de casamento e óbito no Brasil de MANOEL REIS com PASCHOA REIS e uma Identidade do IFP da PASCHOA REIS que achei com meu pai e que encontram-se em anexo.
Avós Paternos de ABILIO [Pais do Português MANOEL REIS: ABILIO REIS (Veio certo) e MARIA DE JEZUS (Deveria ser MARIA REIS)]
Avós Maternos de ABILIO [Pais da PASCHOA REIS: SEBASTIÃO SOUZA (Deveria ser SEBASTIÃO BONZI) e MARIA ROZA (Deveria ser MARIA PIANETTI)
Se confirmar mesmo este erro de copia e cola durante a mudança física deles, acho também que é uma situação bem
esdrúxula do Cartório.