Encontrar certidão de Batismo 1890

Estou a procura da certidão de batismo /nascimento do meu avó tenho um documento dele com o nome de Felicissimo dos Santos mas o pai aparece como Jose Manoel Gouvea ele nasceu em 08 de março de 1890 na região de traz os

montes talvez na cidade de Penacova não sei se devo pesquisar pelo sobrenome Gouvea ou Dos Santos e em que lugar posso encontrar este registro

Comentários

• editado August 23
  • @CarlosASP ja tinha encontrado 🙏🏻 acho que é ele mesmo

• @CarlosASP ,@AlanNogueira Provavelmente e ele sim muito obrigado 🤜!.Qual caminho devo seguir para conseguir o documento oficial ? Vou para l Portugal em outubro ?

• @CarlosASP ,@AlanNogueira muito obrigado pelo apoio até o momento

estou com outra questão e acho que não vou conseguir provar que este Felicissimo seja meu avô ,apesar de que tudo leva a crer que seja ele.

O sobrenome do Pai era Gouvea

O registro dele tem um sobrenome dos Anjos

e no Brasil ele tinha documentos com o sobrenome dos Santos

e meu pai era dos Santos eu sou dos Santos.

o Registro encontrado por vocês tem muitos indícios que seja ele

ele foi casado duas vezes no Brasil a primeira esposa Maria da conceição dos Santos e a segunda Maria cadomoro .

será que ele adotou o sobrenome da primeira esposa ?

Ele conseguiria mudar de nome no Brasil ?

Tem que existir um registro aqui no Brasil com o nome de Felicíssimo dos Anjos ?

• editado August 29

@Wal1sa genealogicamente falando, nao tenho duvidas. Felicissimo "dos Anjos", que veio ao Brasil conf. passaporte que lhe encaminhei acima, tem a mesma data de nascimento e mesma filiação de Feliciano "dos Santos", que provavelmente adotou o "dos Santos" emprestado da esposa. "Dos Anjos" (assim como "dos Santos", "dos Reis", "de Jesus" etc geramente eram sobrenomes devocionais e nao existia tanta rigidez quanto a obrigatoriedade de utilizacao do sobrenome paterno. Não eram incomuns tbm se ver alterações de sobrenome ao chegar no Brasil. Um antepassado meu acrescentou "do nada" o sobrenome "Viana", inventado por conta propria e sem qualquer documento "formal" a prova-lo; descobrimos depois que era pq nasceu em Viana do Castelo... Já vi caso de portugues que passou a usar como sobrenome algum sobrenome do avô ou até bisavô, nome da cidade de onde veio, nome de profissão, algum "apelido"(vulgo, ex José "Magro") e até o nome do barco que o trouxe para o Brasil... Para o processo de nacionalidade é preciso que voce, que é o unico responsavel por seu processo, decida qual caminho tomar. Ou manda desta forma, acreditando que o conservador nao vai se conformar com o conjunto da obra e nao vai exigir nada (e estando preparado para retificar caso necessario) ou já retififca de uma vez antes de enviar, que eria entre aspas o "caminho seguro". Infelizmente não tem resposta certa/errada neste quesito... avalie o conjunto dos seus documentos e tome a sua decisao de forma consciente acerta dos beneficios/maleficios de sua opcao. Boa sorte!

• @AlanNogueira Muito obrigado por me responder foi bem esclarecedor , acho que vou enviar com a maior quantidade de informações possíveis e esperar que o conservador aceite desta forma.Já estou muito feliz de ter mais informações sobre minhas raizes .

Muito grato

• @Wal1sa fico feliz que esteja reencontrando suas origens, é realmente gratificante conhecer o nosso passado. Quanto ao processo, talvez eu nao tenha me expressado bem, mas esclareço que o ideal é que voce envie apenas os documentos obrigatorios (constantes da lista aqui do forum). Enviar documentos "extras" muitas vezes mais atrapalha do que ajuda.

• @AlanNogueira Acho que encontrei o vapor que trouxe meu avô para o Brasil e tudo indica que ele veio sem os pais acompanhado de outra família , isso era possível em 1899

Existe alguma forma de eu achar o registro da saída dele de Portugal?

Nome que encontrei na lista do navio que chegou aqui parece ser o dele e os dados batem com o passaporte

Vou procurar o registro de chegada no Brasil vou anexar a uma parte da lista e o nome do navio

Estou com duvidas se é a mesma pessoa ?

• @Wal1sa eu acho que é homonimo, está Feliciano ao inves de Felicissimo e o nome do chefe da famiia parece ser espanhol...

• @AlanNogueira @CarlosASP agradeço muito a ajuda e continuo com a minha pesquisa mas achei um documento no Brasil que indica que meu avô veio casado para para o Brasil e não com 8 anos

estou tentando encontrar algum registro do casamento dele no Digitarq mas por falta de conhecimento de como pesquisar não consigo encontrar nenhuma referencia

vocês tem alguma dica de como faço esta pesquisa os dados que tenho são

nome do meu Avô Felicíssimo dos Santos

nascimento 08/03/1890 provavelmente Vinhais

pais :

José Manoel Gouvêa

Maria Theresa ou Tereza

Esposa Maria da Conceição

data provável do casamento

entre 1907 a 1910

eles batizaram um filho no Brazil em Março de 1911

este foi o primeiro filho deles .

vou anexar o documento que encontrei do óbito dele que

encontrei aqui no brasil

Será que consigo encontrar alguma acessória em Bragança ou Lisboa que pode me auxiliar na pesquisa ?

• NairolasaiNairolasai Member
    editado September 11

@Wal1sa A árvore familiar pode ajudar nas buscas https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/G7GR-9BX

O registo de nascimento que os colegas já colocaram acima, em Candedo, tem tudo realmente para ser do Felicíssimo que vc procura.

• @Wal1sa @Nairolasai @AlanNogueira

Tem que se tomar muito cuidado com informações em óbito. Por razões óbvias, as informações são fornecidas por terceiros, sem qualquer comprovação, só "de boca". Muitas vezes os óbitos eram registrados por pessoas que nem eram da família. E, mesmo se fossem da família, podiam não ter informações precisas e "chutavam" qualquer coisa.

Eles podem realmente ter se casado em PT, podem ser dois PT que se casaram já no BR, ou outra possibilidade que não mencionamos ainda.

Acho que, se continua em dúvida sobre se é a pessoa certa, você pode tentar solucionar achando os dois casamentos dele. E depois contatar o cartório de cada casamento para pedir o desarquivamento da habilitação. Habilitação é o processo onde noivos apresentam documentos (ou fazem declarações) para provar quem são e poder casar.

Caso não tenha informação sobre os casamentos, algumas vezes os registros dos filhos dizem onde os pais casaram. Esse registro abaixo é muito provavelmente da filha Albertina e talvez feito na Mooca. Os dados da indexação estão todos truncados pois foram criados por leitura ótica, uma tecnologia que ainda gera muitos erros ao ler documentos manuscritos:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6V4X-8LCB

Esse o de outra filha Sara, também provavelmente na Mooca:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VND-29WM

Ao contrário do que diz no óbito de Felicissimo, essas duas parecem ser filhas da primeira esposa Maria da Conceição e não da segunda (Maria Cadamuro?).

Você pode gratuitamente acessar o conteúdo original, para saber o que realmente está escrito, contatando o Centro de História da Família mais próximo:

https://locations.familysearch.org/pt/br

Como Felicissimo casou com duas "Marias", fica um pouco confuso saber com quem ele teve cada filho. Tem essa informação por outras vias? Pode ajudar a achar mais documentos.

Me parece que os pais da primeira esposa Maria da Conceição são Mariano Alves (de Oliveira) e Maria Roza. A confirmar.

Tem o batismo de um Jesualdo, filho de Felicissimo e da Maria da Conceição que diz que nasceu em 25/04/1921 na "Rua do Oratorio". Esse batismo diz que os pais não se casaram no religioso, apenas no civil:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KVSF-XK

E tem o sepultamento (com óbito em 27/04/1921) de uma Maria da Conceição, casada, filha de Mariano Alves e Maria Roza, que diz que ela morreu na mesma Rua do Oratorio. E diz que o registro do óbito foi feito na Mooca:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSTB-Z9FW-1?lang=pt

Essa Maria da Conceição é citada às vezes como sendo de PT e outras como de SP.

Finalmente, eu seguiria esses passos acima antes de lidar com "assessorias". Possivelmente ia gastar uma grana para eles te darem como resposta o mesmo batismo de Felicissimo que já obteve de graça.

• @AlanNogueira @CarlosASP agradeço muito a ajuda e continuo com a minha pesquisa mas achei um documento no Brasil que indica que meu avô veio casado para para o Brasil e não com 8 anos

estou tentando encontrar algum registro do casamento dele no Digitarq mas por falta de conhecimento de como pesquisar não consigo encontrar nenhuma referencia

vocês tem alguma dica de como faço esta pesquisa os dados que tenho são

nome do meu Avô Felicíssimo dos Santos

nascimento 08/03/1890 provavelmente Vinhais

pais :

José Manoel Gouvêa

Maria Theresa ou Tereza

Esposa Maria da Conceição

data provável do casamento

entre 1907 a 1910

eles batizaram um filho no Brazil em Março de 1911

este foi o primeiro filho deles .

vou anexar o documento que encontrei do óbito dele que

encontrei aqui no brasil

• @CarlosASP muito obrigado pelas orientações sou muito grato .EU achei o segundo casamento pedi a certidão e agora vou pedir o desarquivamento . Os quatro filhos do primeiro casamento sáo

Alberto , Sarah ,albertina e Jesualdo que nunca tinha ouvido falar acho que ele faleceu antes ou logo depois da mãe falecer o segundo casamento dele foi em 20/08/1921 E jesualdo foi batizado foi mês 04 de 21 Ele deve ter perdido os dois no mês 04 .vou no cartório tentar achar o óbito deles e vou tb no cemitério porque eles podem me indicar o cartório que esta o óbito .

muito obrigado

• @CarlosASP muito obrigado pelas orientações sou muito grato .EU achei o segundo casamento pedi a certidão e agora vou pedir o desarquivamento . Os quatro filhos do primeiro casamento sáo

Alberto , Sarah ,albertina e Jesualdo que nunca tinha ouvido falar acho que ele faleceu antes ou logo depois da mãe falecer o segundo casamento dele foi em 20/08/1921 E jesualdo foi batizado foi mês 04 de 21 Ele deve ter perdido os dois no mês 04 .vou no cartório tentar achar o óbito deles e vou tb no cemitério porque eles podem me indica

• @Wal1sa

Se o segundo casamento não for suficiente para sanar suas dúvidas. já está indicado na resposta anterior como ver os nascimentos de filhos do primeiro casamento para chegar nesse primeiro casamento e também desarquivar essa habilitação.

Alberto , Sarah ,albertina e Jesualdo que nunca tinha ouvido falar acho que ele faleceu antes ou logo depois da mãe falecer o segundo casamento dele foi em 20/08/1921 E jesualdo foi batizado foi mês 04 de 21 Ele deve ter perdido os dois no mês 04 .vou no cartório tentar achar o óbito deles e vou tb no cemitério porque eles podem me indica

• @CarlosASP bom dia! Encontrei o documento de óbito e do segundo casamento @CarlosASP os dois citam meu avô como natural de Pinhães fui conferir no documento original e realmente esta escrito Pinhaes e pesquisando as cidades e regiões em Portugal não acho esta localidade Eu descobri que algumas comunidades em Portugal mudaram de nome , existe algum lugar que consigo encontrar uma relação de cidades antigas e saber onde posso encontrar o registro dele .

• editado September 19

@Wal1sa

Aquele batismo achado lá no início é do concelho de Vinhais (com a grafia de Vinhaes na época). Não é raro acontecer alguns erros/mudanças nos nomes de lugares de PT ao serem citados em documentos BR.

Pode ser o caso de o erro em um documento (por exemplo, um casamento) se propagar para documentos posteriores (como o óbito).

Pediu a habilitação desse casamento na Mooca para ver se ele apresentou algum documento ou apenas fez uma declaração corroborada por 2 testemunhas para ele provar quem era e poder casar (me parece ser o caso de apenas declaração)? Em geral, os cartórios em SP tem a habilitação.

E o mesmo para o primeiro casamento, já que você parece querer ter mais certeza que esse batismo é da mesma pessoa. E, talvez, no primeiro casamento haja documentos e não apenas uma declaração. Só vendo a habilitação para ter certeza.

Como é o seu processo, você que tem que decidir se é ou não o batismo certo. Se achar que for, aí partir para lidar com as consequências das divergências entre ele e os documentos BR no contexto de um processo de nacionalidade. Se não achar, continuar procurando. Só que, se o batismo já achado for o "certo", aí você nunca vai encontrar um outro "certo", pois já achou e o tempo vai passando...

Sobre "Pinhais": existe um local (que é uma subdivisão de freguesia) chamado Pinhais Novos na freguesia de Espite, concelho de Ourém, distrito de Santarem.

https://tombo.pt/f/vno05

• @Wal1sa Como já mencionado acima, é bem provável que o documento se refira a Vinhais (local que vc mencionou no seu 1º post) ao invés de Pinhais.

De qq modo, além do local que o @CarlosASP mencionou, tb existiu a Paróquia de Nossa Senhora das Neves, Pinhal, Anciães. Ver a página 63 do documento:https://antt.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/17/2023/06/Memorias-paroquiais-indice-final-2015-1.pdf

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.