Preciso de ajuda para achar Certidão de nascimento / assentamento
Bom dia , alguém poderia me ajudar estou pesquisando a certidão de nascimento do meu avô queria o assentamento , porém minhas informações são bem limitadas. Tentei no online mas tem mais de 100 anos 😓
nome : Domingos Manuel ,
nascido 16.11.1887
filho de Sancia Augusta doc 1.484.837
região de Matela
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@JaquelineManuel Naquela época existiam 2 freguesias chamadas Matela:
Matela, Concelho de Penalva do Castelo, Distrito do Viseu. Esta Freguesia foi agregada à Freguesia de Antas, de modo que os arquivos de Matela podem ser vistos hj nos arquivos de Antas. https://tombo.pt/f/pct01
Matela, Concelho de Vimioso, Distrito de Bragança. https://tombo.pt/f/vms08.
No ano de 1887, que vc indicou, não encontrei o registro do Domingos. Sugiro vc folhear os livros de 5 anos mais e menos para ver se acha. É muito mais provável que seja na Matela de Bragança pois neste Distrito existem várias pessoas que receberam este nome de Domingos Manuel, sendo mais comum do que no Viseu.
Se vc tiver outros dados (nome de filhos, por exemplo), sugiro adicionar aqui que facilita a procura.
@JaquelineManuel Esta ficha de qualificação consular mostra que realmente trata-se da Freguesia de Matela, no Concelho de Vimioso, Bragança e confirma data que ele informou do nascimento.
http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_OL/0/FCN/RTE/079507096/BR_RJANRIO_OL_0_FCN_RTE_079507096_d0001de0001.pdf
Desembarque em 31/05/1951 no Porto de Santos no navio Serpa Pinto.
Relação dos passageiros do Navio - Ver registro 108
http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_BS/0/RPV/ENT/042782/BR_RJANRIO_BS_0_RPV_ENT_042782_d0001de0001.pdf
Entendi … ele teve 5 filhos aqui no Brasil não sei se vale pra procurar em Portugal .
e como eu faço para saber o assentamento ?
filhos : Maria Ap Manuel , Luiz Carlos Manuel , Neuza Martins Manuel, Luzia Manuel, Jorge Martins Manuel
esposa : Alice Martins Manuel
No caso um dos meus tios (Jorge) conseguiu a cidadania atrás de uma empresa no qual eles não querem passar dados algum . Será que por ele já ter seria mais fácil para eu tirar a minha ??? Porque pelo que entendi a cidadania portuguesa não utiliza o mesmo processo para várias pessoas mesmo sendo parente 1 grau
@Nairolasai
@JaquelineManuel
peça ao seu tio Jorge para te mandar uma cópia simples (xerox mesmo ou uma imagem dela) do assento de nascimento PT dele - ele recebeu um ao final do processo de nacionalidade PT.
Nesse assento, vai constar o nome do pai, local de nascimento do pai (freguesia e concelho) e nome dos avós.
Vai servir para confirmar se os dados que achou nessas fichas consulares do Domingos Manuel estão corretos. Às vezes tem algum erro nelas.
Como @Nairolasai sugeriu, já olhou os livros de batismo da freguesia de Matela para ver se aparece o batismo de Domingos? Olhe todos os "Domingos" batizados lá.
Não tem como tirar sua cidadania via seu tio Jorge. Tem que ser a linha direta, tipo avô PT => filho/a BR => neto/a BR
Caso não ache mesmo o assento de nascimento de Domingos, uma outra possível ideia:
No assento de nascimento PT de seu tio Jorge deve constar um averbamento no fim onde diz que ele obteve a nacionalidade pelo artigo tal etc etc. Veja se ali também diz algo assim : Processo de Atribuição de Nacionalidade nº xxxx/xxxx da Conservatoria tal. Confere?
@texaslady Você acha que seria possível alguém dar entrada no processo de neto, dizendo que o assento de nascimento do antepassado PT já está em outro processo, pedindo para aproveitar esse assento, ao invés de ter de mandar esse assento? Será que cairia em exigência logo de cara nessa primeira triagem que agora fazem para ver se todos os documentos foram enviados?
@JaquelineManuel Outra opção é vc mesma pedir no civil on line o assento do tio Jorge. Terá custo de 10 euros mas qualquer pessoa pode solicitar e pode ter a informação que o @CarlosASP apontou
@CarlosASP eu giz como o Colega sugeriu olhei página por página desde 1885/1895 e não achei nada . Acho que ele teve batismo em outra cidade . Ó estranho que meu tio fez no escuro também e conseguiu a cidadania porém eu solicitei os dados e diz ele que a empresa não quer dar . Por isso estou tentando sozinha , pois não adianta pedir a ele .
Então na cidadania on-line é até 100 anos atrás o dele tem mais que isso . Será que lá possa ter do meu tio pois ele é brasileiro.
@JaquelineManuel As sugestões acima dos colegas seriam:
1 - Pedir ao seu Tio Jorge para te mandar uma cópia do assento de nascimento português dele; ou
2 - Pedir, no civilonline, a certidão certidão portuguesa do seu tio. Custa 10 euros e saí em 1 ou 2 dias.
Neste documento do seu tio podem constar informações úteis para confirmar o local de nascimento do Sr Domingos.
@CarlosASP @JaquelineManuel
Você acha que seria possível alguém dar entrada no processo de neto, dizendo que o assento de nascimento do antepassado PT já está em outro processo, pedindo para aproveitar esse assento, ao invés de ter de mandar esse assento?
Sim... O art 40-A do Regulamento da Nacionalidade prevê isso.
5 - Ainda que não estejam reunidas as condições para a apensação de processos, o requerente pode indicar, para efeitos de consulta pelo conservador, o número do processo de nacionalidade relativo a familiar seu que considere relevante para a decisão do processo.O caminho é o que vc apontou: verificar no averbamento no. 1 do assento de nascimento do tio da @JaquelineManuel qual o número do processo de nacionalidade dele e mandar junto do processo dela um requerimento indicando que seja consultado o assento do português que foi apresentado no processo do tio.
@JaquelineManuel
Então na cidadania on-line é até 100 anos atrás o dele tem mais que isso .
Se seu tio obteve cidadania portuguesa há pouco tempo, o assento dele não tem 100 anos e certamente está no civil online. Foi lavrado pela Conservatória dos Registos Centrais Lisboa ao final do processo de nacionalidade dele.
Será que lá possa ter do meu tio pois ele é brasileiro.
Se seu tio obteve cidadania portuguesa, ele é português (mesmo sendo também brasileiro, é o que se chama dupla cidadania) e é 100% de certeza que ele tem um assento de nascimento em Portugal.
O jeito mais simples seria seu tio se dispor a te mandar uma foto ou cópia do assento dele, afinal não custaria nada a ele, mas se por qualquer motivo ele não quiser, você pode pedir diretamente no civil online pagando 10 euros. Instruções aqui (Como solicitar certidões pelo civilonline)
Caso tenha as informações sobre o assento de batismo do seu avô, vai precisar pedir a certidão de batismo dele no CRAV, instruções aqui (Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911))
@JaquelineManuel
Não gaste dinheiro pedindo o assento do seu tio nem precisa pedir para a conservatória consultar o processo dele. Aqui está o assento de batismo do Domingos Manuel. Vá na imagem número 30 desse livro: Registo de baptismos. Anexei também a imagem abaixo.
Na verdade ele nasceu em 16/11/1898 (e não em 16/11/1887), mas foi batizado apenas em 25/06/1903. A data de 1898 faz mais sentido, significa que ele imigrou para o Brasil com 51 anos e não com 64 anos.
Siga esse guia detalhadamente e peça a certidão de batismo dele pelo CRAV: Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)
Com o assento em mãos você pode entrar com o pedido de nacionalidade. Se o filho do português (seu pai ou sua mãe) estiver vivo recomendo ele pedir primeiro nacionalidade como filho e depois vc pede como filha. Tem o inconveniente de gastar com dois processos, mas a simplicidade e a economia no prazo valem muito a pena. Um processo de neto tem levado 4 anos e o prazo está piorando cada vez mais. Um processo de filho leva 1 ano (se mandar para o Porto - ACP)
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
Dados para pedir o assento:
Com Nome e data de nascimento do meu tio será que consigo achar o assentamento dele ?? Diz ele que perdeu o telefone da empresa que tirou a cidadania que a única coisa que ele sabe é que está pronta e precisa ir no consulado porém não tem tempo 🙄
Jorge Manuel
09.09.1957
@JaquelineManuel @ecoutinho
Note que o colega achou o batismo de Domingos Manuel (excelente achado!) e já colocou nas respostas acima todo o caminho para conseguir o assento de batismo etc etc.
Como visto, as datas que estão nas fichas consulares tem erros, uma possibilidade que já se suspeitava. E, além disso, foi batizado vários anos mais tarde (outra possibilidade que já tinha sido levantada). No seu caso, aconteceu as duas coisas, mas, felizmente, o batismo foi achado no final.
E, ao ecoutinho, obrigado por indicar onde exatamente na legislação está o dispositivo que permite indicar um documento incorporado em outro processo. Sabia que existia algo assim, mas não tinha os detalhes.
@JaquelineManuel
Com Nome e data de nascimento do meu tio será que consigo achar o assentamento dele ??Esqueça o assento do seu tio… Já achamos o assento de batismo do seu avô, está no post que fiz há pouco, logo acima.
Alí está também todo caminho das pedras para pedir o assento e dar entrada no seu processo de cidadania como neta (ou o do seu pai/mãe antes, que é o que te aconselho fazer caso o filho do português esteja vivo).
@CarlosASP
Para sorte da @JaquelineManuel , a freguesia de Matela é bastante pequena e cada livro de batismo tem apenas uns 30 a 40 batismos por ano, além disso a partir de um ponto os livros passam a ter índice logo na primeira página, o que facilitou bastante a busca.
@JaquelineManuel
Tipo de certidão: narrativaUma correção, ao pedir a certidão de batismo do Domingos Manuel, ao invés de narrativa, peça integral, que é uma fotocópia certificada do livro de batismos.
Como ele foi registado apenas com 16 anos, pode haver algum questionamento do conservador sobre motivo do registro tardio e no livro de batismos há a explicação: ele nasceu muito doente, a mãe achava que ele ia morrer e uma pessoa da casa (não o padre) o batizou para não correr o risco de a criança “morrer pagã”. Por isso o batismo só foi registrado em livro retroativamente quando ele tinha 16 anos.
Mandando a certidão integral tudo isso já estará explicado direto da fonte.