Transcrição de casamento sem certidão de nascimento do cônjuge estrangeiro

Olá, Estou buscando realizar a transcrição do casamento dos meus avós em Portugal. Minha avó é portuguesa( processo deferido) e meu avô, brasileiro. Eles se casaram no ano de 1950.

No entanto, não possuo a certidão de nascimento do meu avô, apenas a certidão de casamento em inteiro teor, na qual constam todos os dados relevantes: nome completo, data de nascimento (1921), local de nascimento (Granja – CE) e nome dos pais.

enviei ao consulado de portugal no Pará, e eles exigiram a certidão de nascimento do meu avó.

Tenho tentado localizar a certidão de nascimento dele junto aos cartórios da região ( Granja-CE), mas até o momento sem sucesso.

Diante disso, gostaria de saber:

Existe alguma possibilidade legal de solicitar a transcrição do casamento em Portugal, mesmo sem a certidão de nascimento do cônjuge estrangeiro, considerando que todos os dados constam na certidão de casamento?

Agradeço imensamente desde já pela atenção e orientação.

Comentários

• @Mariane1990 ,

é possível fazer a transcrição sem a certidão de nascimento do nubente brasileiro. Eu mesma fiz a de meus avós. Fiz com a certidão de óbito de minha avó. Mas o grande problema é qual conservatória ou qual consulado aceita fazê-lo. Eu moro nos EUA e fiz pela embaixada de Portugal em Washington DC.

Você terá que contatar as consevatórias e consulados e perguntar se fazem a transcrição de casamento com supressão da certidão de nascimento do nubente brasileiro. Infelizmente é uma questão de tentativa e sorte. Já ouvi falar de casos que a CRC Porto aceitou, mas que também recusou. O jeito é ir mandando emails para todo lado e ver se alguém aceita fazer. O problema é que atualmente Portugal está tão inundado de pedidos que o que puderem recusar eles vão recusar.

Não sei se você já verificou mas poderia também pedir no cartório onde seus avós se casaram o desarquivamento do processo para ver se encontra a certidão de nascimento dele,

• Agradeço pela ajuda!

Já entrei em contato com o cartório onde meus avós se casaram, mas fui informada de que os documentos de habilitação do casamento foram incinerados.

Encaminhei o pedido ao Consulado de Portugal no Pará, e eles estão exigindo a certidão de nascimento do nubente brasileiro, ou seja, do meu avô.

Diante disso, estou solicitando a pesquisa da certidão em todos os cartórios de Granja, no Ceará, local onde ele nasceu.

Vou tentar falar com outras conservatória.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.