Neto de portugues

Olá, por favor, se possivel gostaria de um auxilio sobre o processo de aquisicao de nacionalidade para neto.

Meu pai é neto de potugues, na certidao de nascimento dele, consta o nome dos dois avós portugueses, procurando no site familysearch encontrei as duas certidoes de batismo dos dois avos portugueses

avó do meu pai

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSFC-79Q7-J?view=index&groupId=M9CG-RN6&lang=pt&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6NGQ-RBMN&action=view

avô do meu pai

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSFC-WQB1-Z?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6NGW-5BQM&action=view&lang=pt&groupId=M9CP-P8R

O pai do meu pai nasceu no BR, casou com a minha avó e tiveram o meu pai.

Poderiam me dizer quais documentos eu devo juntar ou me indicar qual o link eu posso verificar o procedimento para iniciar o processo?

Outras dúvidas são:

• Preciso primeiro finalizar o processo de naturalizacao do meu pai para depois iniciar o meu? ou posso enviar a minha documentacao junto com a do meu pai?
  • Meu pai está com 75 anos existe alguma preferencia devido a idade?
  • Já estou com um processo de reconhecimento de naturalizacao portuguesa em meu nome pela via sefardita (este foi encaminhado com a arvore genealogica pelo lado da minha mae), este processo esta no CRC de LIsboa, foi recebido em Agosto de 22. Existe algo que proiba dois processos ao mesmo tempo?

Aguardo retorno e obrigada pelo tempo dispensado para ler a mensagem acima.

Quaisquer dúvidas estou å disposicao

Atenciosamente

Comentários

• editado July 5

@nsm

A lista de documentos e o caminho das pedras vc encontra no guia abaixo.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

• Preciso primeiro finalizar o processo de naturalizacao do meu pai para depois iniciar o meu? ou posso enviar a minha documentacao junto com a do meu pai?

Precisa aguardar o processo de atribuição (naturalização é outra coisa) do seu pai concluir para iniciar o seu.

• Meu pai está com 75 anos existe alguma preferencia devido a idade?

No passado havia, mas desde 2022 não há mais prioridade pela idade. Tive a sorte de minha mãe se beneficiar disso em 2021 quando demos entrada no pedido dela.

• Já estou com um processo de reconhecimento de naturalizacao portuguesa em meu nome pela via sefardita (este foi encaminhado com a arvore genealogica pelo lado da minha mae), este processo esta no CRC de LIsboa, foi recebido em Agosto de 22. Existe algo que proiba dois processos ao mesmo tempo?

Dificilmente o processo de neto do seu pai terminará antes do seu que começou há quase 3 anos. Provavelmente vc vai estar naturalizado quando terminar o processo dele daqui a 4 ou 5 anos. Depois que sair o do seu pai, acredito que seja possível vc pedir convolação (conversão) da sua naturalização, que é nacionalidade derivada, para a atribuição como filho, que é nacionalidade originária.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.