Cidadania para Netos

Pessoal,

Acabei enviando a documentação e esqueci de anexar o antecedentes criminais. O que eu faço agora? Envio separado?

Comentários

• Sem nenhum formulário? Escrevo algo avisando que é para anexar junto? @eduardo_augusto

• @robsonrgomes

Mande uma folha com uma carta simples. Basicamente pedindo que seja juntado ao processo de nacionalidade de número Xxxxx e assine no final.

Use uma dessas IAs para te ajudar a redigir o texto em português de Portugal. O texto é simples, mas é dirigido a uma autoridade.

• tem que enviar uma cartar junto no envelope solicitando que anexação deste documento no processo!

no envelope do lado de fora deve conter o numero do processo e em destaque o informe de que é um pedido de anexação de documentos!

aqui no forum tem alumas instruções de como fazer a cara, só procurar!

• @robsonrgomes @ecoutinho

veja abaixo um modelo elaborado por Inteligência artificial. Você deve adaptá-lo para o seu caso específico. Deixei em itálico as partes que vc precisa ter atenção.

REQUERIMENTO

Exmos. Senhores,

Eu, [Nome do Requerente], venho por este meio solicitar a inclusão do seguinte documento no processo de nacionalidade portuguesa de número [Número do Processo de Nacionalidade]:

Documento a ser incluído: [Nome ou tipo do documento — por exemplo: Certificado de Registo Criminal do país de origem]

Tendo verificado que o referido documento não foi incluído na submissão original do processo, solicito que, por gentileza, o mesmo seja anexado ao processo acima mencionado.

Junto a esta carta, segue o documento em questão, devidamente autenticado e traduzido (se aplicável), para os devidos efeitos legais.

Com os melhores cumprimentos,

[Assinatura, reconhecida por autenticidade]

[Nome do Requerente]

[Localidade], [Data]

• VMSVMS
    editado July 2

@texaslady

Gostaria de saber se a se arquivo central do porto (acp) esta aceitando envio de pedido de neto maior por correio dhl

No formulário diz somente balcão !!!

Enviei o pedido para lá em final de maio/25 mas até agora não veio o numero do processo 

Como faço para achar o numero do processo ?????

• @VMS

Sim, podem ser enviados via correios ou dhl.

Infelizmente as conservatórias (Lisboa principalmente, mas Porto também) estão com sobrecarga de trabalho e com isso o envio de senhas de acompanhamento tem demorado bastante. Em Lisboa, ainda estão enviando senhas de processos que chegaram em 2024. Em Porto, o atraso está mais ou menos em Abril/Maio de 2025. Ou seja, deve demorar ainda algumas semanas para você receber.

Não adianta mandar email toda hora cobrando, será ignorado ou receberá resposta genérica e inútil.

Minha recomendação é mandar 1 email a cada 45 dias apenas para ficar com a consciência tranquila que você está fazendo sua parte.

E uma outra info importante: às vezes os emails das conservatórias vão parar na "caixa de lixo eletrônico" do e-mail, então certifique-se de verificar sempre lá também.

• @VMS

GOSTARIA DE SABER SE A SE ARQUIVO CENTRAL DO PORTO (ACP) ESTA ACEITANDO ENVIO DE PEDIDO DE NETO MAIOR POR CORREIO DHL

Sim, aceita. Inclusive é o que recomendamos nos guias do fórum.

NO FORMULÁRIO DIZ SOMENTE BALCÃO !!!

As instruções do formulário estão desatualizadas e cheias de erros. Apenas como exemplo grotesco, mas que chama muito a atenção: a instrução para imprimir em uma folha frente e verso, quando o formulário tem 3 (ou 4) páginas.

ENVIEI O PEDIDO PARA LÁ EM FINAL DE MAIO/25 MAS ATÉ AGORA NÃO VEIO O NUMERO DO PROCESSO

Mandei um pedido de neto para o ACP também no final de maio (26/5) e recebi o código por email em 13/6. Estava perdido numa pasta e só achei quando estava dando uma última olhada nos emails não lidos. Cheque sua caixa de SPAM, apenas por via das dúvidas.

COMO FAÇO PARA ACHAR O NUMERO DO PROCESSO ?????

Se realmente não achou o email, pode ligar na linha registos (guia abaixo). Lembre-se de ligar às 9:00 no horário de Lisboa (5:00 horário de Brasília) e verifique antes de ligar se não é feriado em Portugal ou em Lisboa.

Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos

• @eduardo_augusto Chegou em Portugal ontem, ainda não tem número de processo. Tem alguma dica? Além disso, também preciso apostilar?

• @robsonrgomes tem que esperar o número do processo. Não precisa apostilar, mas tome cuidado com a validade da certidão, pois é bem curta.

• @ecoutinho

Peço desculpas pela pergunta, mas o Certificado de Antecedentes Criminais brasileiro precisa ser notarizado e apostilado?

Como não é assinado por ninguém, acho que isso não é necessário.

• @EdBrasil

Não precisa. É só imprimir do site da PF e mandar.

Deixe para emitir esse documento na véspera de postar a documentação para a conservatória. Ele tem validade curta e tem que chegar lá ainda válido.

• Boa tarde. Temos um processo de meu esposo, filho maior, já submetido e em andamento, mas não concluído ainda. Minha dúvida é se para nossos filhos maiores, netos de português (avó viva) é necessário aguardar que seja concedida cidadania ao pai antes ou eles já podem dar entrada no pedido independente da conclusão do pai, na qualidade de netos? Algum impeditivo, ou atrapalharia o pedido do pai? Fiquei confusa aqui. Agradeço desde já se alguém souber me aclarar. 

• editado July 7

@iradias

Em qual conservatória foi entregue o pedido de filho do seu marido?

Temos um processo de meu esposo, filho maior, já submetido e em andamento, mas não concluído ainda. Minha dúvida é se para nossos filhos maiores, netos de português (avó viva) é necessário aguardar que seja concedida cidadania ao pai antes ou eles já podem dar entrada no pedido independente da conclusão do pai, na qualidade de netos?

Um processo de filho (art 1.c) maior de idade se enviado para o ACP leva mais ou menos 1 ano para concluir. Um processo de neto maior (art 1d) leva uns 4 anos. É muito mais negócio esperar o pedido do seu marido ser concluído, e aí seus filhos, além de netos de uma portuguesa, passam a ser filhos de um português originário e podem pedir cidadania como filhos (pelo art 1c). Além de a documentação ser mais simples, o processo é muito mais rápido (se tramitar na conservatória certa).

Algum impeditivo, ou atrapalharia o pedido do pai?

Não há impeditivo e nem atrapalha em nada o pedido do pai mas, como disse, é mal negócio... Muito melhor esperar o pedido do pai concluir.

• Opa, grata pelo esclarecimento, era o que estava mesmo em dúvida. Então aguardaremos.

O processo do esposo está no CRC central, fase "por integrar" em dezembro de 2024. Essa fase de integração não sei o que é, se já é fase final de confecção de certidão portuguesa ou outra coisa. Ele tem outros três irmãos com cidadania já concedida, não sei se isso facilita.

O CRC respondeu em email recente que atualmente estão em verificação os processos de filhos maiores entrados via consulados em março de 2024.

• editado July 7

@iradias

O processo do esposo está no CRC central, fase "por integrar" em dezembro de 2024.

Pelo visto vcs deram entrada no processo dele via consulaso. Infelizmente ainda vai demorar bastante.

Quando a cidadania dele sair, mande o dos filhos direto para a conservatória em Portugal usando o guia disponível no forum.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.