Ajuda pra encontrar o nascimento de ignácio grillo amaro

@Admin

Oi pessoal, td bem?

meu bisavô veio para o Brasil pequeno, eu gostaria de pedir a ajuda de vcs pra achar o documento de nascimento dele, eu não achei nem a entrada da família no Brasil, a única coisa q achei foi o óbito dele , o nome do meu bisavô é IGNÁCIO GRILLO AMARO, filho de ANTÔNIO GRILLO AMARO e MARIA ALVES MOREIRA, eu não sei o nome da freguesia que ele nasceu, como eu disse ainda não achei nada. Se alguém derepente sentir no coração em me ajudar, eu agradeço 🙏

Comentários

• @Marcimeel69_ ,

não consegui encontrar especificamente estas pessoas, mas todas as pesquisas que fiz com "Grillo Amaro" ou "Grilo Amaro" como sobrenome sempre encontram pessoas em Vila Real, muitas delas numa pequena freguesia de nome Carlão, em Vila Real:

https://www.familysearch.org/pt/search/record/results?count=20&q.fatherSurname=grillo%20amaro&q.recordCountry=Portugal

https://www.familysearch.org/pt/search/record/results?count=20&q.fatherSurname=grilo%20amaro&q.recordCountry=Portugal

Encontrei ainda alguns documentos de Carlão onde aparece um Antônio Grilo Amaro, casado com uma Maria. Neste, por exemplo, ele é padrinho:

Podem ser homônimos, ou seja, pode ser que não sejam seus parentes! Mas, como "Grillo Amaro" não é uma combinação comum de sobrenomes (TODOS os que eu achei no FamilySearch eram desta mesma região, sugerindo que era uma só família), há chances de serem eles mesmos. Dito isso, você sabe a data (ainda que aproximada) de nascimento do seu bisavô Ignácio? Carlão é uma freguesia pequena e tem poucos documentos. Tendo uma noção de ano é possível procurar manualmente e ver se encontra o nascimento.

Os documentos de Carlão estão aqui:

Se você tiver uma noção da data de nascimento dele, basta abrir o livro que abrange aquele período e ler os registros para ver se encontra o dele.

Se não forem a mesma pessoa, a outra sugestão que eu poderia dar seria tentar uma pesquisa junto ao Arquivo Nacional:

https://consulta.an.gov.br/

As pesquisas podem ser feitas tendo OU nome da pessoa e dos pais OU nome da pessoa e nascimento. Eles verificam o acervo deles e, se houver algum documento relacionado àquela pessoa, escaneiam e enviam. O serviço é gratuito, mas leva algumas semanas. Foi assim que encontrei o passaporte do meu avô que, por sua vez, continha a freguesia onde ele nasceu e me permitiu encontrar o assento de nascimento dele.

• @Marcimeel69_

Concordo com o palpite do colega.

Acho que ele pode ser filho desse casal aqui:

https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/P374-6X8

As pessoas não eram citadas sempre com os mesmos nomes nos vários documentos.

Por exemplo, nos documentos nessa árvore acima, dá para ver que Maria Alves ás vezes aparece como Maria Moreira. E, no óbito em 1895 de um Antonio Grillo Amaro, ela aparece como Maria Grillo Alves:

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/01618bbf102644a9af32dcc92dee9801?isRepresentation=false&selectedFile=53065484&fileType=IMAGE

Justamente nesse óbito ficou em branco os nomes dos pais desse Antonio, os quais poderiam ajudar nas buscas.

Tem informação por parentes de possíveis irmãos de Ignácio? Por exemplo, Guiomar e Pedro?

Já nesse documento que o colega colocou onde um Antonio aparece como padrinho, eu acho que é um homônimo, possivelmente parente de uma geração posterior - pela data de 1896.

• @CarlosASP

Como vai?

legal , possivelmente sãos pais de meu trisavô Ignácio…

Então, como mencionei eu não tenho nada dele, eu fiz o pedido do óbito porém ainda não veio, ele faleceu em 1915 em Rio novo do sul , Espírito Santo , através do óbito consigo chegar pelo menos no ano do nascimento dele pra folhar os livros , tô bem esperançosa 😍

• @andrelas muito obrigado, suas informações são de grande valia🙏…

entao, eu desconheço qualquer informação sobre Ignácio, até outro dia eu nem tinha o nome dos pais dele, veja como já evoluiu rsrsrs..

pedi o óbito, estou esperando chegar , ele faleceu em 1915 em rio novo , mas não achei nada no Family search, estou tentando no arquivo nacional , mas até agora nada .,. qualquer ajuda é muitobem vinda 🙏

• @Marcimeel69_ , enquanto espera a resposta do Arquivo Nacional, sugiro fazer uma aproximação grosseira do ano de nascimento dele (considerando as datas de nascimento dos filhos dele, se você tiver) e sair procurando nos livros de Carlão, um a um. Por exemplo, digamos que o filho mais velho dele do qual você saiba a data de nascimento tenha nascido em (é SÓ UM EXEMPLO, ok?) 1880... Isso já torna quase certo que, a esta data, ele tivesse ao menos 18 anos. Logo, você poderia começar a procurar nos livros de nascimento de Carlão a partir de 1862 PARA TRÁS. "Procurar" é mesmo maçante: abrir os livros um a um e folhear, folha por folha, lendo o nome do nascido (normalmente fica à margem) e, se o nome do nascido for Inácio ou Ignácio (variações de nomes eram comuns), ler o registro e ver quem são os pais. Se você encontrar um que tenha como pai Antônio Grillo (ou Grilo) Amaro e como mãe uma Maria, são grandes as chances de que se trate do nascimento do Ignácio que você procura. Seria preciso tentar confirmar de outras formas (por exemplo, procurar o nascimento dos irmãos do Ignácio que você conheça nos mesmos livros e ver se encontra, etc).

Foi assim que encontrei MUITOS documentos genealógicos. Alguns, passei literais SEMANAS folheando livros, um a um, algumas horas por dia, até encontrar. É cansativo, mas a sensação de achar compensa cada minuto. :-)

Agora, claro, não temos CERTEZA de que ele é mesmo de Carlão. Pode ser que você não ache, que ele tenha nascido em outra freguesia, etc. Como disse, "enquanto você espera a resposta do Arquivo Nacional"... 😁

• @Marcimeel69_

Tem mais uns indícios: os pais da esposa (Gracinda) de Ignacio também são da freguesia de Carlão. Mas a Gracinda parece já ter nascido no ES.

https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GCSD-RKW

Meu palpite é que o Ignacio poderia ser um dos últimos filhos do casal nessa árvore no FS.

https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/P374-6X8

Além dos que já estão lá, tem mais um provável, no link abaixo. Esse link foi indexado por leitura ótica por computador, uma tecnologia que ainda gera muitos erros, especialmente ao ler documentos manuscritos. Mas tem informação suficiente para ser um provável filho do casal. A data pode estar errada, partes dos nomes podem estar errada etc. Pode até ser o de Ignacio, ao invés de "Leonardo".

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6NXR-LLCR?lang=pt

A única maneira de ter certeza é olhando a imagem. Para destravar, precisa contatar o Centro de Historia da Família do FS mais próximo de você. É grátis, mas em geral tem que ir pessoalmente. Aqui onde achar:

https://locations.familysearch.org/pt/br

Se Ignacio for realmente filho desse casal e tiver nascido depois de 1860 em Carlão, tem um problema para pesquisar diretamente nos livros. Muitos deles, justamente desse período, não estão online. Os que estão online e descritos como se fossem desse período, ou estão em desordem, ou não tem a maioria dos batismos desses anos.

Ao olhar o site do tombo para batismos em Carlão, você vai ver que tem um número no alto (24/38)

https://tombo.pt/f/alj03#MARR

Isso que dizer que eles tem 38 livros de batismos, mas só 24 estão online. Clique no sinal de + e os os que não estão online vão aparecer (em preto, ao invés de azul). Vai notar que há vários livros de 1860 em diante que não estão online.

A solução é pedir uma "Pesquisa" ao CRAV. Use o guia abaixo para uma ideia geral, mas substitua por Pesquisa ao invés de "Pedido":

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911

É importante por uma observação no pedido: dizer que gostaria que procurassem pelo batismo nos livros que não estão online para o período 1860-1865, por exemplo. Se não, vai receber uma resposta padrão mandando você buscar nos livros online. A pesquisa é grátis até 30 minutos, o que deve ser suficiente.

Aqui uma lista dos livros que não estão online (os em preto no site do tombo):

Livro de registo de baptismos 1860-01-01 – 1861-12-31

Livro de registo de baptismos 1860-01-02 – 1860-12-23

Livro de registo de baptismos 1860-01-08 – 1861-02-17

Livro de registo de baptismos 1861-01-01 – 1863-12-31 

Livro de registo de baptismos 1861-03-11 – 1861-12-22 

Livro de registo de baptismos 1862-01-21 – 1862-12-31 

Livro de registo de baptismos1863-01-07 – 1863-12-31

Livro de registo de baptismos1864-01-11 – 1864-12-26 

Livro de registo de baptismos1865-01-28 – 1865-11-27

Desconfio que muitos desses livros são pequenos, com poucos batismos em cada um. E que o do "Leonardo" deve estar em um deles. Com sorte, o de de Ignácio também

• @Marcimeel69_

Achei um jeito mais fácil de indicar para o CRAV quais os livros de batismo que gostaria que eles pesquisassem por não estarem online.

No link abaixo, olhe na esquerda as descrições dos livros de batismo:

https://digitarq.arquivos.pt/documentDetails/c458e00a554f47cd800585a02da91fe8

Vai ver que estão numerados dc 001 etc. Embaixo deles tem a frase "contem ficheiros multimedia".

Vai notar que, do dc 017 em diante, vários não tem isso, São os que não estão online. Se clicar neles vão ver que cada um tem um código de referência, por exemplo, o do dc 017 é PT/ADVRL/PRQ/PALJ03/001/017.

Esse é o código desse livro. Se incluir os códigos desses livros que mencionei antes, aí fica bem claro de quais livros se está falando.

• Oi @CarlosASP

td bem? Eu consegui abrir o documento, então realmente sao os pais de Ignácio, e realmente pode ser ele naquele nascimento, mas não consegui decifrar , a minha mente já tá vendo Inacio kkkkk, vou mandar aqui pra vcs verem … eu pedi a certidão do óbito dele pra saber a data da morrer quantos anos tinha na ocasião , assim chego aproximadamente do ano do nasc Pra buscar nos livros 🙏

quero muito achar é bastante importante esse documento pra mim🙏

• @Marcimeel69_

Anexe o documento em uma postagem aqui nesse tópico no fórum para o pessoal poder ler o nome do batizado.

Eu vou ter que ficar "fora do ar" por um tempo, então talvez eu demore bastante a ver. Outras pessoas do fórum são boas em ler documentos antigos; por exemplo @Nairolasai @Guilherme Moreira

Olha, vale a pena ter o óbito, mas não confie cegamente nos dados nele. Óbitos são os registros que tem mais erros - por uma razão óbvia. Os dados não foram passados pela própria pessoa, nem eram conferidos com outros documentos. Muitas vezes quem registrava o óbito nem era da família e aí a pessoa chutava muita coisa. Serve para dar uma ideia geral.

• @Nairolasai  @Guilherme Moreira

Oi pessoal, me indicaram vcs para me ajudar a ler um documento de meu bisavô , eu gostaria de conferir o nome dele , eu procuro Ignácio ou innacio Grillo Amaro. Podem me ajudar a ler este documento?

coloquei no anexo 👇

• @Marcimeel69_ E o documento?

• @Nairolasai  @Guilherme Moreiraboa noite!

me desculpa eu achei q tinha anexado , tentei novamente mas da erro 😕

• @Marcimeel69_ Tentou copiar colar a imagem?

Ou uma foto nítida

• @Nairolasai bom dia!

eu tentei carrega e no final da como erro 😕

• @andrelas Ola, como vai?

Eu descobri que Ignácio morreu aos 46 anos em 1915, talvez não seja a idade exata , pq as informações são muito errôneas , ainda mais em óbito , mas já tenho uma base de ano né, pelo menos , estou buscando nos livros de Carlão @Nairolasai, comecei pelo suposto ano de nascimento 1869, e no que está informatizado não achei nada dele, pedi ao craav uma pesquisa com dados q tenho , e também nada acharam , tô na luta aqui , se tiveres alguma informação em relação a Ignácio será muito bem vinda e de grande ajuda🙏

• Ola, como vai?

@Nairolasai

@Guilherme40

Ola, como estão?

pessoal, preciso de ajuda pra se um documento antigo e me indicaram vcs aqui no grupo☺️, acontece q eu tento anexar o documento,

tanto nos arquivos qto na imagens e ao terminar o carregamento da erro, tem algum truque que possa ajudar no carregamento? Faz dias quea tentos , já troquei de provedor e nada…

• @Marcimeel69_ Era importante se vc conseguisse nos enviar o documento do "Lionardo". Nas pessoas citadas no FS vi que tem o nome de Eufêmia dos Arcos que era um dos nomes da avó de Ignácio (tb mencionada em outros locais como Eufêmia de Magalhães).

• @Marcimeel69_ Esse caso tem muitas contradições e curiosidades, e a principal delas é o "desaparecimento" do Ignácio dos arquivos portugueses e de entrada no Brasil. Também não aparece na árvore do FS da família, vindo a aparecer somente na árvore da família da esposa Gracinda.

Existem muitas pessoas que possuem nomes diferentes em registos diversos, acima da média daquela época. A mãe do Ignácio é o maior exemplo, como já mencionado anteriormente. Ela aparece com nomes diferentes nos registros do casamento e de seus filhos: Maria de Carvalho, Maria Alves, Maria Moreira, e outras combinações. O pai, António Grillo, tb aparece até como António Magalhaes e António Teixeira Amaro.

A esposa do Ignácio, Gracinda Teixeira Grifo, de acordo com o FS, parece ter nascido no Espírito Santo, mas, ao mesmo tempo, encontramos a menção de uma pessoa de mesmo nome em um registo de nascimento de Maria da Luz em 1888 (aparece como madrinha ao lado de um Augusto Teixeira Grifo): Seria a mesma pessoa? https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/d76cede05f144342b1df872a00335c68?isRepresentation=false&selectedFile=53068613&fileType=IMAGE

O que sugiro tentar fazer agora era pesquisar um pouco mais o lado da Gracinda e,n esse sentido, vc poderia pedir o registro do passaporte do pai dela em 18/11/1872, quando veio para o Brasil, pela segunda vez (ele já tinha solicitado passaporte um ano antes), e no documento diz que veio com a esposa Maria Teixeira Soares:

https://digitarq.arquivos.pt/documentDetails/badfbb83ea1249d6b354c379951b775b

Pode ser que nesse documento haja a inclusão da Gracinda e mencione a idade dela, o que poderia levar ao registo de nascimento.

• @Nairolasai como vai?

este que consegui anexar e de um possível Inacio, aí consta José Ignácio!

vou tentar anexar novamente!

Este acima é o “lionardo”

• NairolasaiNairolasai Member
    editado July 10

@Marcimeel69_ Infelizmente o nome que consta do registro é de Lionardo. Isso está bem nítido quando se vê na borda da página abaixo do número de registro 13. Interessante é que seria mais um filho do casal que não aparece na árvore do FS. https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/P374-6X8 .O último que aparece é Francisco de 1858. Esse Lionardo é de 1860. Como cada filho veio a cada 2 anos, é de se supor que o Ignácio, se foi o próximo, seria de 1862(não disponível)

Os dados dos pais e avós do Lionardo confirmam que era filho do casal Antônio Grillo e Maria Alves que consta na árvore da FS acima, pois os avós paternos coincidem e o avô materno também. A Avó materna aparece com outro sobrenome, mas isso já ocorreu em outros registros. A avó paterna era Eufemia Magalhães dos Arcos e em vários registros de filhos aparece somente como Eufemia dos Arcos. Como esse do filho Manoel de 1854. https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/d16a03fc733e4afdaf882e5fbb77ecdf?isRepresentation=false&selectedFile=53067741&fileType=IMAGE

Conforme comentou o @CarlosASP teria que pedir a pesquisa nos livros de PT/ADVRL/PRQ/PALJ03/001/017 até o PT/ADVRL/PRQ/PALJ03/001/023.

• Boa noite @Nairolasai , vc conseguiu ler este documento com nome de José Inácio?

• @Nairolasai , então , aqui pelo óbito Inacio nasceu em 1869, faleceu em 1915 com 46 anos , talvez esteja errado a idade né? Vai saber, s tantos equívocos nesses DOCs antigos…

• @Marcimeel69_ Sim. O nome é José Ignácio, mas os pais e avós não batem com os descritos por vc e nos documentos já encontrados.

• @Nairolasai , como vai?

Eu estava fazendo umas pesquisas hj e me deparei com este registro, pode ser coincidência, mas não custa né verificar , é um batismo , nome Ignácio Amaro , o pai é Antônio Amaro e a mãe Polônia Rosa, como eu disse pode ser coincidência,

https://digitarq.arquivos.pt/documentMigrated/16e0c0eddfcb4f658998307845466a74

meu gostaria de saber como faço pra pedir este batismo , tentei ver se dava pra abrir não dá , desculpa minha ignorância mas eu não sei muito sobre como ter acesso aos arquivos

• @Marcimeel69_ , trata-se de outro Ignácio. O nome da mãe deste é mesmo Polônia. O documento está aqui (imagem 12, lado esquerdo, registro 25):

Segue anexo de qualquer forma:

• @andrelas muito obrigado 🙏

A minha ansiedade nesse batismo é tanta que estou considerando todos os Inacios de pai Antônio kkkkkkk☺️

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.