Bom dia Sou aposentado do serviço público, tenho 63 anos, dupla cidadania luso brasileiro, desejo morar em Portugal, a minha dúvida é sobre os 25% que tenho que pagar para o governo brasileiro, mesmo com dupla cidadania eu tenho que pagar? Após aposentar no serviço público, comecei trabalhar no serviço privado, dúvida posso transferir minha comtribuição para previdência, para Portugal? OBRIGADO
De que Carta de Residência você está falando? Para a Prova de Vida basta a identidade e o Cartão Bancário do benefício.
Sou aposentada e meu benefício é de uma agência do Bradesco do município do Rio de Janeiro. Sempre faço a prova de vida em outra agência num município do interior do RJ e nunca me solicitaram o comprovante de residência. Infelizmente não há agências do Bradesco em Portugal.
Estava me referindo a fazer a Declaração Definitiva de Saída do País, mas já estou informada. Acabei de me aposentar e estou indo morar em Portugal a princípio o ano que vem. Se você não quiser ser descontado de 25% sobre os seus rendimentos do INSS, é melhor não fazer a declaração de saída definitiva. Eu virei uma vez ao ano para o Brasil, aí aqui farei minha prova de vida e tranferirei minha aposentadoria através do transferwise.
Vou verificar, tenho conta e recebo pelo Itau, sei que tem agência em Lisboa, o problema é o valor da conversão para o Euro, os bancos cobram taxas bem altas.
Boa tarde pessoal,gostaria de tirar uma dúvida,meu pai e português e mora aqui no brasil,ele foi militar da aeronáutica e veio para o brasil por motivo de guerra,gostaria de saber se ele pode se aposentar ou se reformar aqui no brasil?
Creio que sim, basta marcar agendamento no 135 e levar todos os comprovantes de pagamento do Brasil e de Portugal e verificar quanto tempo tem de contribuição, ou se já tem o tempo para solicitar a aposentadoria.
Pessoal estou prestes a ir para Portugal em definitivo e tenho duvidas de como transferir para la meu tempo de servico aqui do Brasil... Alguem com alguma info para ajudar? Muito Obrigado
Na verdade, a pessoa que vai residir no exterior, em qualquer país, deve fazer a declaração de saída definitiva do país, junto à receita federal. A partir daí o governo brasileiro vai taxar na fonte, a título de IR, 25%, mesmo que a aposentadoria seja de um salário mínimo. Porém quem é taxado com outra alíquota, por ex. 27,5%, deixará de pagar e passará a pagar apenas 25%. Se a aposentadoria for do INSS, a pessoa vai escolher um banco português , abrir conta, ir no INSS, com o documento de saída definitiva e indicar o banco português para receber sua aposentadoria lá. Independente do valor da aposentadoria, a taxa de IR será de 25% apenas. Não haverá pagamento de 0,38 % que os bancos cobram p transferir $. Neste caso não haverá deduções de qualquer espécie, nem de gastos com saúde. A pessoa pode optar, por não fazer a declaração de saída definitiva do país, mas neste caso, deverá vir ao Brasil no mínimo uma vez a cada 12 Meses.
Aposentadoria por Portugal(outra forma) a pessoa que quiser se aposentar em Portugal, deverá procurar a previdência aqui no Brasil e pedir uma certidão com seu tempo de serviço, apostilar, de acordo com a convenção de Haia, nos Cartorios do Brasil fazem esse tipo de serviço. Com esse documento em mãos, e estando com autorização de residência legalizada em Portugal , procurar os órgãos da previdência de Portugal e pedir o reconhecimento do período de contribuição do Brasil, para contar para aposentadoria em
@claudia Menina Barreto, vc pode optar por não fazer a declaração de saída definitiva - DSDP- , e continuar a movimentar a conta no Banco brasileiro , on line, que recebe a aposentadoria. O risco que corre é se o governo brasileiro perceber a sua SDP, vai começar a taxar automaticamente em 25%. Outro ponto importante, se não fizer DSDP, e adquirir Patrimônio no exterior, quando quiser trazer esse patrimônio para o Brasil, o governo vai cobrar taxas absurdas. Há pessoas que estão morando no que optaram por não fazer a DSDP, e outras que fizeram, cada deve ponderar bem a agir de acordo com seu convencimento.
O percentual de 25% de imposto cobrado depois da saída definitiva é direto em cima do valor bruto, sem nenhuma dedução. Dependendo do valor fica acima do desconto de 27,5% por causa das deduções.
Comentários
Sou aposentado do serviço público, tenho 63 anos, dupla cidadania luso brasileiro, desejo morar em Portugal, a minha dúvida é sobre os 25% que tenho que pagar para o governo brasileiro, mesmo com dupla cidadania eu tenho que pagar?
Após aposentar no serviço público, comecei trabalhar no serviço privado, dúvida posso transferir minha comtribuição para previdência, para Portugal?
OBRIGADO
Entre no grupo aposentados em Portugal no facebook.
Lá você tira todas as suas dúvidas!!!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/31615/#Comment_31615
De que Carta de Residência você está falando? Para a Prova de Vida basta a identidade e o Cartão Bancário do benefício.
Sou aposentada e meu benefício é de uma agência do Bradesco do município do Rio de Janeiro. Sempre faço a prova de vida em outra agência num município do interior do RJ e nunca me solicitaram o comprovante de residência. Infelizmente não há agências do Bradesco em Portugal.
Estava me referindo a fazer a Declaração Definitiva de Saída do País, mas já estou informada.
Acabei de me aposentar e estou indo morar em Portugal a princípio o ano que vem.
Se você não quiser ser descontado de 25% sobre os seus rendimentos do INSS, é melhor não fazer a declaração de saída definitiva. Eu virei uma vez ao ano para o Brasil, aí aqui farei minha prova de vida e tranferirei minha aposentadoria através do transferwise.
Um abraço
Verifique com o banco por onde recebe o benefício se tem sede em Portugal. Sei que tem Banco do Brasil e Itau.
O BB diz que não faz mas o Itau eu não sei. O que sei é que as agências podem enviar documentos entre elas via malote interno.
Caso tenha interesse, verifique com o Itau ou com o seu banco essa possibilidade.
Vou verificar, tenho conta e recebo pelo Itau, sei que tem agência em Lisboa, o problema é o valor da conversão para o Euro, os bancos cobram taxas bem altas.
Abraço
Creio que sim, basta marcar agendamento no 135 e levar todos os comprovantes de pagamento do Brasil e de Portugal e verificar quanto tempo tem de contribuição, ou se já tem o tempo para solicitar a aposentadoria.
Se a aposentadoria for do INSS, a pessoa vai escolher um banco português , abrir conta, ir no INSS, com o documento de saída definitiva e indicar o banco português para receber sua aposentadoria lá. Independente do valor da aposentadoria, a taxa de IR será de 25% apenas. Não haverá pagamento de 0,38 % que os bancos cobram p transferir $. Neste caso não haverá deduções de qualquer espécie, nem de gastos com saúde.
A pessoa pode optar, por não fazer a declaração de saída definitiva do país, mas neste caso, deverá vir ao Brasil no mínimo uma vez a cada 12 Meses.