Aposentadoria em Portugal
fabirochaa
Member
Boa tarde pessoal,
Espero que possam me ajudar com uma dúvida.
Meu pai é português e veio para o Brasil ainda criança, gostaria de saber se é possível ele se aposentar por Portugal, usando a validação do tempo de contribuição do INSS, mesmo morando no Brasil???
Pergunto isso porque se for possível é financeiramente mais rentável.
Espero que possam me ajudar com uma dúvida.
Meu pai é português e veio para o Brasil ainda criança, gostaria de saber se é possível ele se aposentar por Portugal, usando a validação do tempo de contribuição do INSS, mesmo morando no Brasil???
Pergunto isso porque se for possível é financeiramente mais rentável.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Porém, acredito que a Previdência de lá vá pagar seu pai um valor relativo ao que ele receberia aqui, isto é, não haveria vantagem alguma e o governo português não ia ser bobo a este ponto. Até porque se todo mundo fizesse isto, Portugal, que já está meio falido, ia pro buraco de vez.
Essa minha amiga, brasileira nacionalizada portuguesa, vai juntar os recolhimentos previdenciários do Brasil com os de Portugal para obter a aposentadoria. Diz ela que vai escolher se aposenta pelo Brasil ou por Portugal.
Parece que existe um acordo entre Brasil e Portugal que permite isso.
Fiquei sabendo que os 25% são descontados pelo INSS a título de imposto de Renda retido na fonte. Quem não quiser pagar, tem de entrar na justiça para pedir a devolução dos valores pagos. Mas é complicado. Melhor é fazer do jeito que vocês sugeriram.
se for Banco do Brasil, eles provavelmente tem agência em Portugal, mas é melhor conferir se eles oferecem este mesmo serviço lá. É um ponto importante, eu ainda não tinha pensado nisto...
Wesley, que trabalheira. Será que se o seu pai tivesse aberto uma conta-corrente na agência de Lisboa do BB ele teria a mesma dor de cabeça?
Sei que há agência do Itaú em Lisboa, quanto à prova de vida, passar um final de semana no Brasil e dar um pulo no Banco é facinho e com passagem de ida e volta programada sai mais barato!
Não sei se houve mudança.
http://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2016/03/02/governo-reduz-aliquota-de-ir-sobre-remessa-de-recursos-ao-exterior-para-6.htm
o que foi revogado foi a alíquota de IR de 25% para 6%, das pessoas que moram no Brasil, e remetem dinheiro ao exterior, só para deixar claro.
Se seu sogro, @Tomy, vai morar em Portugal, e pretende oficialmente, receber por lá, a sua aposentadoria, continuam valendo os 25% de IR.
Certo?
APSAISP – Agência da Previdência Social de Atendimento Acordos Internacionais – São PauloCódigo: 21.004.120End.: Rua Santa Cruz, 747, 1º Subsolo, Vila Mariana – São Paulo – SPCep: 04.121-000Tel:(0xx11) 3503-3607/3503-3617/3503-3618Fax:(0xx11) 5084-4786E-mail:apsai.21004120@inss.gov.br
http://www.consbrasil.org/servicosconsulares/atosnotariais/atestados/AtestadoVidaNotario.pdf
http://www.ieprev.com.br/conteudo/id/37071/t/acordos-internacionais
quando a pessoa vai morar em Portugal, e pretende oficialmente, receber por lá, a sua aposentadoria, continuam valendo os 25% de IR, só para remeter seus "rendimentos ao exterior".
Para o caso de pessoas que moram no Brasil, e remetem dinheiro ao exterior, a alíquota de IR é de 6%.
Isso, além dos 27,5%.
Lendo os posts sobre aposentados vivendo em Portugal, entendi que o melhor e deixar uma procuração aqui para alguém de confiança enviar o dinheiro para você lá, além de retornar ao Brasil 1 vez ao ano para fazer a prova de vida. Minha dúvida é com relação a carta de residência que deve ser feita lá. Os governos não trocariam essas informações? Você não pode dar baixa no Brasil, se não a Receita tem como saber. Alguém sabe me explicar como se deve fazer?
Obrigada
É possível que uma pessoa com cidadania portuguesa originária (mãe pra filho direto), residindo e trabalhando no Brasil, possa de alguma forma recolher para a previdência portuguesa daqui para no futuro usufruir dos benefícios já residindo em Portugal?
abs
AC