processo de MAE E FILHA maior de idade JUNTOS

Bom dia a todos,

Minha Cunhada e filha de portuguesa, ela vai da entrada na cidadania dela agora, a filha dela maior de idade vai dar entrada no processo de cidadania junto com a mae., pois a conservatoria informou que pode.

Mas tenho duvidas com os documentos da filha, , no preenchimento do formulario da filha, ela coloca como filha de portuguesa ou como neta, precisa tambem da copia da certidao da mae pra juntar no processo.

se alguem puder me ajudar agradeço de coraçao

um fds abençoado a todos

Comentários

• @eliane2021 ela é neta pois a mãe dela ainda não tem a nacionalidade,e nao acho que vale a pena mandar desta forma.

• Antigamente era possível apensar os 2 processos como de filho, mas desde meados de 2024 que não aceitam mais. O que você pode fazer é dar entrada nos 2 ao mesmo tempo sendo 1 de filho e 1 de neto, mas não faz sentido. Onde filho sairá em 1 ano (se for no ACP) enquanto o de neto levará em torno de 4 anos para sair. É melhor esperar o de filho sair e mandar o segundo processo também como filho, dessa forma, ambas terão a cidadania em pouco mais de 2 anos.

Lembrando que isso é se mandar pro ACP, se mandar pra Lisboa o processo de filho já demora quase 3 anos.

• boa tarde a todos,

quero informar que acabei de receber da conservatoria de porto um email no qual ela me informa que sim, tambem acho que faz sentido porque, filho de portugues ele ja nascer portugues,

este foi a resposta hje em, 30.05.2024 da acp

Bom dia,

São dois processos de filho de português (artº 1º, nº 1, alínea c)).

A mãe pede pela mãe dela.

A senhora pede pela sua mãe.

Cada uma assine seu requisito.

Com os melhores cumprimentos,

• @eliane2021

existe um processo chamado "apensação", em que os dois processos poderiam entrar juntos, na mesma data, e seriam analisados sequencialmente.

porém, temos recebido muitos relatos que os conservadores não estão aceitando isso.

se você quiser tentar - vale muito a pena se der certo - inclua no pedido uma cópia do email que você enviou para a conservatória e da resposta que recebeu.

é preciso também fazer um requerimento de "apensação".

há um guia sobre isso, aqui: Guia - Apensação de Processos — Fórum Cidadania Portuguesa

mas, repito, os relatos recebidos são de que esses pedidos estão sendo recusados.

• @eliane2021 ,

Realmente houveram vários conservadores que não estavam aceitando que mandasse este tipo de processo (pai/mãe e filho/filha) juntos. Conforme um despacho do IRN isso não configuraria o que se chama "apensação". E houveram alguns casos de indeferimento. Mas tem pelo menos 1 caso relatado aqui no fórum que foi aceito.

De acordo com as instruções do despacho, os requerentes deveriam anexar em cada processo um requerimento indicando a dependência entre os 2 processos e não solicitando apensação.

Vou solicitar aqui a @RoseMoraes que se possível post o texto do requerimento que ela enviou, pois foi o caso dela que foi aceito e está em andamento.

• @eliane2021

Pelo que entendi, a sua cunhada entrou em contato com a ACP (Porto) requerendo informações sobre a possibilidade de enviar o processo dela e o da filha ao mesmo tempo, para reconhecimento do nacionalidade de filho de português (artº 1º, nº 1, alínea c) e a Conservatória respondeu pela possibilidade, sem mencionar que essa junção dos processos seria uma APENSAÇÃO.

Que interessante!

Como a @texaslady mencionou, sugiro enviar cada processo num requerimento indicando a dependência entre os 2 processos e NÃO solicitando apensação (cujos pedidos estão sendo recusados).

Se possível, nos informe sobre o andamento dos processos!

• Sim, a conservatoria apenas me informou que posso encaminhar os dois juntos, apenas me informa que os dois sao uma cidadania de filho d eportugues, ja que a mae e filha de portugueses e a filha se torna filha tambem de portugueses, cada um enviar um tera teus documentos.

no processo. processo

no proceso da MAE COLOCAR CERTIDAO DA MAE PORTUGUESA

NO PROCESSO DA FILHA COLOCAR CERTIDAO DA MAE BRASIL QUE VAI SE TORNA PORTUGUESA.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.