Cidadania neta de português
Olá pessoal. Espero que possam me ajudar.
Quero solicitar minha cidadania portuguesa, no caso sou neta.
Meu avô português e minha avó brasileira já são falecidos.
Meu avô nasceu dia 31/12/1909, encontrei no livro o batismo de 02/01/1910.
Tenho alguns documentos de chegada dele ao Brasil tbm.
No caso meu pai não solicitou a cidadania dele, não tenho contato com ele, mas quero solicitar a minha cidadania mesmo assim.
As dúvidas são:
Como faço para solicitar certidão de nascimento do meu avô em Portugal? No caso onde encontrei o livro de batismo no site culturacores.azores.gov.pt - Ilha de Faial, Horta e Conceição.
Preciso fazer a transcrição do casamento dos meus avós? Aonde faço?
Preciso anexar certidão de óbito do meu avô? Pergunto pq na certidão de óbito dele aparece um número de RG
Depois de todos os documentos ok.. qual melhor lugar para enviar?
Grata.
Comentários
@Monalee
Os Açores tem uma forma diferente de solicitar as certidões. É por email e depende em qual ilha a pessoa nasceu:
Os pedidos de emissões de certidões, quando devidamente identificadas, devem ser dirigidos às respetivas Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais, conforme a ilha, sendo:
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada | Endereço eletrónico: bpar.pdelgada.info@azores.gov.pt
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo - ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge | Endereço eletrónico: bparah.arquivo@azores.gov.pt
Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta - ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo | Endereço eletrónico: bpar.horta.info@azores.gov.pt
.
Mas dê uma lida no guia do CRAV para ter uma ideia geral de como se pede certidões em PT:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911
Leia também o guia para netos. Vai explicar que documentos precisa à princípio e para onde enviar:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
Sobre se precisa transcrever o casamento do avô PT:
Olhe a certidão de nascimento do filho BR dele (seu pai). Veja quem declarou e quando o nascimento de seu pai. Declarante é a pessoa que vai no cartório registrar a criança, diz que ela é filho de Fulano e Sicrana e assina o livro de registro.
Se foi seu avô PT, antes de seu pai completar um ano, e os nomes todos (pais e avós) nas duas certidões batem entre si, não precisa transcrever o casamento.
Também olhe a sua certidão de nascimento para ver se os nomes lá batem com a do seu pai e o batismo de seu avô.
Imagino que saiba que, ao pular seu pai, seu processo vai ficar mais longo. Netos tem levado 3-4 anos.
@Monalee
Leia os nossos guias, a maioria das suas dúvidas já foram respondidas.
📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa
Você deve pedir a certidão de batismo diretamente ao arquivo distrital dos açores. infelizmente não faz parte do CRAV. Mas no guia abaixo você vai ver o que você precisa pedir. [Guia] Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) — Fórum Cidadania Portuguesa
não precisa da certidão de óbito do seu avô.
no guia você encontra a dica do lugar para onde enviar os documentos.
Muito obrigada pelas informações!!!! Agradecida
@eduardo_augusto @Carlos