Gostaria de saber se alguém entregou pessoalmente a documentação nos registros centrais de Lisboa, é que no mês passado estive pessoalmente dando entrada alí e foi muito estranho porque a atendente era uma antipatica que não me deu abertura para fazer preguntas. Então o único que preguntou era se vivia em Portugal e eu le disse que não, disse que vivia na Epanha e ai preguntou se eu poderia voltar provavelmente em março, depois de receber um e-mail que me mandariam, le confirmei que sim poderia voltar e isso foi tudo. Ela ficou apenas com a minha certidão de nascimento e me pediu que prenchesse um papel impresso com algunos dados, mas não o formulário oficial e paguei a taxa de 175,00€, isso me pareceu extranho. O que vocês acham? Não tenho aqui comigo o número do processo porque estou no trabalho, quando chegar em casa os mandarei. Um abraço a todos. Márcia Fonseca PD. Meu processo é por atribuição pois minha mãe é portuguesa.
La eles são assim mesmo, moro em cascais e dei entrada em Lisboa também, quem é muito educada e sempre que fui la é uma mulher morena que senta na mesa 13 ou 14 ( a ultima do corredorzinho) . Sempre que ela terminava de me responder perguntava se queira perguntar algo mais. Sobre o valor paguei esse 175,00 também!
Gunnar, A minha dúvida não é o valor que paguei mas sim o procedimento de não preencher o formulário modelos 1C, ela me deu uma fotocópia em uma folha A4 e com com poucas perguntas como por exemplo Nº de passaporte, endereço de residência e pouco mais. Não me lembro se tirou fotocópia do passaporte, acho que nem olhou o passaporte. A outra dúvida seria também se realmente terei que voltar a Lisboa para fazer o assentamento ou ele me poderiam mandar por correio. Desde de Já agradeço sua atenção, um abraço. Márcia Fonseca
@MariaNélida, a Linha Registos é complicada. Não dê crédito ao prazo que eles informam. De acordo com o @David, entre 1 e 2 semanas o processo é finalizado.
@Davi Lima,eu já sou tuga desde 2000,graças a Deus!!!!Esse que tô fazendo é pra minha filha e depois fazer para meu neto.Semana que vem já vou providenciar todas as certidões e legalizações pra mandar pra Ponta Delgada.
Liguei pela segunda vez hoje na linha de registro e descobri que o processo da minha avó foi finalizado dia 04/12 e atendente já me passou o numero do Assento.
@gabyferreira por favor atualiza o status da atribuição da minha avó!.
Agora é correr atrás do meu Pai e minha .....valeu a todos pela ajuda pessoal!
Boa noite, Estou preocupada com a informação que me deram ontem quando liguei para linha de registos, informei o número do processo e me disseram que não existia nenhum processo com esse número nem no meu nome, alguém já passsou por isso? Também estou extranhando que o meu processo tenha um número que comesse con 65xxx/2015, vi que os que deram entrada no CRC LISBOA depois de mim tenha o número de processo que iniciam com 40xxx/2015 ou seja um número menor que o meu, dei entrada no día 16/11/2015, processo por atribuição filha de portuguesa. Um abraço.
Pessoal, estava meio ausente. Mas só pra atualizar, enviei os documentos do meu avô para Ponta Delgada dia 12/11 ,foi entregue 20/11 na conservatória. E dia 27/11 já foi emitido o documento de conclusão do processo, informando que meu avô já era português. Exatamente 7 dias corridos para a conclusão do mesmo. Agora vou legalizar outras certidões no consulado e enviar o processo da minha mãe, transcrever seu casamento e minha nacionalidade. Se tudo der certo e continuar nesse ritmo, acredito que até final janeiro já serei tuga também.
Nossa... Sumi do fórum depois que consegui resolver os pepinos e enviar os documentos pro ACP e agora descobri essas novas informações... Sou muito ansiosa, e quando comecei a seguir o fórum, o ACP parecia a salvação de tudo, inclusive por ser mais rápido que o consulado. Eu não tinha muita opção, pelo consulado ia ser mais complicado por conta dos documentos que eles pedem. Então enviei para o ACP mesmo. No dia 19/11 a Ana informou o número do meu processo, que está em análise: 42441-2015 (atribuição) Até desanimou ver a lista =/
O processo do meu pai foi despachado favoravelmente...agora aguardar a emissão do assento de nascimento.....meu processo chegou dia 13/03 no ACP e foi encaminhado pro CRC...e só hoje 15/12 foi despachado favoravelmente....longaaaaa jornadaaaaa.. agora devo aguardar mais 2 meses para encaminharem o número do assento....mas pelo menos deu certo!!!! Atribuição
Processo da minha mãe esta em Lisboa tbm. Processo começou em 02/06/2015. Ja ouvir que eles ta ainda processando Abril 2015 no CRC LIsboa. E uma longa espera sim.
@Isabelle, boa noite. Vi a lista que a gabyferreira tem postado e atualizado por aqui. A partir dela imaginei q meu processo deva demorar por conta do número.
Ta de rosca na ACP também.... Segundo a lista aqui, tiveram processos com números maiores que o meu que já foram despachados, mas ligo na Linha Registos, dizem que ainda está em análise, e na ACP dizem que "está quase lá".... Rsrs.... Não sei qual a lógica de passar processos na frente de outros, perguntei se teve algum problema de documentação e disseram que não.... Enfim, confiante que até o Natal minha mãe já seja tuga, presentão!!
@Felipe, o processo da minha mãe já foi "despachado" e está "aguardando o registro", porém já ocorreu de eu ligar após o despacho e informarem que está em análise. Então ligo novamente e informam corretamente.
Sendo direto, eu não gosto de ser atendido pela Lourdes na Linha Registos. Quando ela atende, já sei que não informará os dados do processo da minha mãe sem a procuração. Sempre muito grosseira. Além de ser ela quem costuma informar que está em análise e pede para ligar em 3 meses.
Olá Pedro. Parece que está demorando de 8 a 9 meses mesmo. O da minha mãe é do final de abril e até agora nada ,já se vão 8 meses. Só nos resta esperar......dizem que começaram abril agora então vamos ver....
Prezados, Recebi o retorno do Sr Mario dizendo: " O processo encontra-se a aguardar o registro como portugues, que será feito tao breve quanto possivel" Isto significa que em quanto tempo posso entrar em contato de novo para saber o assento?
Augusto Moura- 39398- em 15/10/2015- ATRIBUIÇÃO- ACP - Fase de Análise
Comentários
Não tenho aqui comigo o número do processo porque estou no trabalho, quando chegar em casa os mandarei. Um abraço a todos.
Márcia Fonseca
PD. Meu processo é por atribuição pois minha mãe é portuguesa.
La eles são assim mesmo, moro em cascais e dei entrada em Lisboa também, quem é muito educada e sempre que fui la é uma mulher morena que senta na mesa 13 ou 14 ( a ultima do corredorzinho) . Sempre que ela terminava de me responder perguntava se queira perguntar algo mais. Sobre o valor paguei esse 175,00 também!
A minha dúvida não é o valor que paguei mas sim o procedimento de não preencher o formulário modelos 1C, ela me deu uma fotocópia em uma folha A4 e com com poucas perguntas como por exemplo Nº de passaporte, endereço de residência e pouco mais. Não me lembro se tirou fotocópia do passaporte, acho que nem olhou o passaporte. A outra dúvida seria também se realmente terei que voltar a Lisboa para fazer o assentamento ou ele me poderiam mandar por correio.
Desde de Já agradeço sua atenção, um abraço.
Márcia Fonseca
Ligue pra Linha Registos e pergunta a fase do seu processo. Vera se tem alguma exigência ou se os documentos for suficientes.
A princípio tinha que ter o 1c.
@gabyferreira por favor atualiza o status da atribuição da minha avó!.
Agora é correr atrás do meu Pai e minha .....valeu a todos pela ajuda pessoal!
Processo no. (mãe) :- 29xxx/2015 - 06/2015 (Atribuição/Registracao nascimento dela) - CRC Lisboa - Fase do Analise
Estou preocupada com a informação que me deram ontem quando liguei para linha de registos, informei o número do processo e me disseram que não existia nenhum processo com esse número nem no meu nome, alguém já passsou por isso? Também estou extranhando que o meu processo tenha um número que comesse con 65xxx/2015, vi que os que deram entrada no CRC LISBOA depois de mim tenha o número de processo que iniciam com 40xxx/2015 ou seja um número menor que o meu, dei entrada no día 16/11/2015, processo por atribuição filha de portuguesa.
Um abraço.
Isso aconteceu ontem comigo..Liguei para linha de registros e eles informei mesma coisa. Fico bolado com isso.
Sou muito ansiosa, e quando comecei a seguir o fórum, o ACP parecia a salvação de tudo, inclusive por ser mais rápido que o consulado. Eu não tinha muita opção, pelo consulado ia ser mais complicado por conta dos documentos que eles pedem. Então enviei para o ACP mesmo.
No dia 19/11 a Ana informou o número do meu processo, que está em análise: 42441-2015 (atribuição)
Até desanimou ver a lista =/
Como você teve acesso a essa lista?
Sobre o prazo do ACP realmente já foi muito melhor, mas mesmo com o prazo atual melhor que o consulado.
dica: nunca pare de visitar o fórum rsrsrs, dias após o meu envio ao ACP surgiu Ponta Delgada com esse prazo maravilhoso!
Minha mãe está com processo em Lisboa - o dela só podia ser feito lá. Foi despachado início de setembro e até agora nada de registo ainda.
É uma longa espera.
Processo da minha mãe esta em Lisboa tbm. Processo começou em 02/06/2015.
Ja ouvir que eles ta ainda processando Abril 2015 no CRC LIsboa. E uma longa espera sim.
CRC - 7 ate 8 meses
Vi a lista que a gabyferreira tem postado e atualizado por aqui. A partir dela imaginei q meu processo deva demorar por conta do número.
Sendo direto, eu não gosto de ser atendido pela Lourdes na Linha Registos. Quando ela atende, já sei que não informará os dados do processo da minha mãe sem a procuração. Sempre muito grosseira. Além de ser ela quem costuma informar que está em análise e pede para ligar em 3 meses.
Numero: 417xx
Recebido: 09/11/2015
Numerado: 18/11/2015
Despachado: 16/12/2015
=D
Liguei hoje (6 meses depois) e ainda está em análise.. Pelo que parece o prazo está até 8 meses?
Recebi o retorno do Sr Mario dizendo:
" O processo encontra-se a aguardar o registro como portugues, que será feito tao breve quanto possivel"
Isto significa que em quanto tempo posso entrar em contato de novo para saber o assento?
Augusto Moura- 39398- em 15/10/2015- ATRIBUIÇÃO- ACP - Fase de Análise
Obrigadooo