Justificar o motivo da inscrição tardia do nascimento do interessado

"Justificar o motivo da inscrição tardia do nascimento do interessado, uma vez que o nascimento ocorreu a 10/02/1941 e o registo só foi efetuado decorridos mais de 2 anos depois - 27/12/1943."

minha avó nasceu em 41 mas so foi registrada com 2 anos, coisa comum naquela epoca e na roça, como proceder?

A data que pediram foi 18/03/2025 15:57, mas só estou vendo agora 20/04/2025

como faço para justificar? email?

desde ja obrigado!

Comentários

• @gabriielflu1

Pode responder no modelo abaixo.

Assunto: Resposta ao pedido de justificação – Processo de Nacionalidade Portuguesa

Processo de Nacionalidade de n° [Número do processo]

Exmos. Senhores,

Venho, por meio deste, apresentar a justificação solicitada quanto à inscrição tardia do nascimento da minha avó, [nome completo], ocorrido em 10/02/1941, mas registado apenas em 27/12/1943.

A razão para o registo tardio prende-se ao fato de que, naquela época, em diversas regiões do Brasil, era comum que os registros civis fossem realizados com atraso devido à dificuldade de acesso aos cartórios, falta de informação por parte da população, bem como à menor exigência de cumprimento de prazos legais, devido a falta de necessidade de apresentar documentos civis na época , onde quase todos os atos eram feitos em nome do provedor da família.

Ainda na década de 1940, o Brasil tinha uma alta taxa de analfabetismo, especialmente em áreas rurais. Segundo dados históricos do IBGE ( instituto brasileiro de geografia estatística):

• Em 1940, cerca de 56% da população brasileira com mais de 15 anos era analfabeta.
    • Nas zonas rurais, essa taxa era ainda mais elevada, passando facilmente de 60% em muitas regiões.

Isso significa que mais da metade da população adulta não sabia ler nem escrever, dificultando ainda mais os atos da vida civil.

Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,

[Seu nome completo]

[Assinatura] ( autenticada em cartório, faça somente na presença do escrevente)

—-

Não apostilaria ( faça se achar viável) , envie via e-mail e por carta , eu não deixaria algo tão importante no “vai que aceitam” por e-mail, coloque AR na carta.

• @gabriielflu1

Há um guia no fórum orientando como proceder. (link abaixo)

Justificativa de Registro Tardio

• Muito obrigado por isso! mas quanto ao prazo, sera que eles aceitam, pois falam um mes e passou, mas colocam um plus para paises de fora.

qual seria o email de lá e endereço, eu nao me lembro.

obrigado mais uma vez! gostaria de ajudar a comunidade de alguma forma se possivel!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.