Justificar o motivo da inscrição tardia do nascimento do interessado
"Justificar o motivo da inscrição tardia do nascimento do interessado, uma vez que o nascimento ocorreu a 10/02/1941 e o registo só foi efetuado decorridos mais de 2 anos depois - 27/12/1943."
minha avó nasceu em 41 mas so foi registrada com 2 anos, coisa comum naquela epoca e na roça, como proceder?
A data que pediram foi 18/03/2025 15:57, mas só estou vendo agora 20/04/2025
como faço para justificar? email?
desde ja obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@gabriielflu1
Pode responder no modelo abaixo.
Assunto: Resposta ao pedido de justificação – Processo de Nacionalidade Portuguesa
Processo de Nacionalidade de n° [Número do processo]
Exmos. Senhores,
Venho, por meio deste, apresentar a justificação solicitada quanto à inscrição tardia do nascimento da minha avó, [nome completo], ocorrido em 10/02/1941, mas registado apenas em 27/12/1943.
A razão para o registo tardio prende-se ao fato de que, naquela época, em diversas regiões do Brasil, era comum que os registros civis fossem realizados com atraso devido à dificuldade de acesso aos cartórios, falta de informação por parte da população, bem como à menor exigência de cumprimento de prazos legais, devido a falta de necessidade de apresentar documentos civis na época , onde quase todos os atos eram feitos em nome do provedor da família.
Ainda na década de 1940, o Brasil tinha uma alta taxa de analfabetismo, especialmente em áreas rurais. Segundo dados históricos do IBGE ( instituto brasileiro de geografia estatística):
Isso significa que mais da metade da população adulta não sabia ler nem escrever, dificultando ainda mais os atos da vida civil.
Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
[Seu nome completo]
[Assinatura] ( autenticada em cartório, faça somente na presença do escrevente)
—-
Não apostilaria ( faça se achar viável) , envie via e-mail e por carta , eu não deixaria algo tão importante no “vai que aceitam” por e-mail, coloque AR na carta.
@gabriielflu1
Há um guia no fórum orientando como proceder. (link abaixo)
Justificativa de Registro Tardio
Muito obrigado por isso! mas quanto ao prazo, sera que eles aceitam, pois falam um mes e passou, mas colocam um plus para paises de fora.
qual seria o email de lá e endereço, eu nao me lembro.
obrigado mais uma vez! gostaria de ajudar a comunidade de alguma forma se possivel!