certidão de nascimento
Por gentileza, preciso de ajuda para descobrir a certidão de nascimento/batismo da avó do meu marido
Josephina Gomes da Silva, filha de João Manoel da Silva e de Domingas Gomes da Silva, nascida no ano de 1890, em Braga. Ela veio para o Brasil e se casou com José Mendes Velloso, em Santa Rita do Sapucaí,MG.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Elaine2025
Deve ser essa aqui:
https://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1009874&FileID=840182&recordType=Description
Freguesia de Nogueira, concelho de Braga, distrito de Braga.
Para ter mais certeza, sabe se ela tinha uma irmã Laura que emigrou para SP?
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89V9-6FP?view=index&action=view&cc=2140223&lang=pt
Muitíssimo obrigada pelo auxílio. Não sabemos informar se ela tinha uma irmã Laura. Mas como faço para obter essa certidão da Josephina para o meu esposo obter a cidadania portuguesa? Devo me dirigir a quem, por favor? Agradeço qualquer auxílio. Estamos no início. Descobri este fórum e vi que é possível conseguir!
@Elaine2025
Se seu marido vai pedir a nacionalidade como neto, primeiro dê uma olhada nesse guia aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
O guia vai te ajudar a entender os documentos, o formato, qual documento tem que ter apostila ou não etc. Para não pedir algo errado.
O assento de batismo se pede aos Arquivos Distritais em PT. Vem pelo correio (pois você vai ter que mandar a cópia física, em papel, da certidão junto com o pedido).
Tem um guia geral para isso, pelo sistema CRAV. Mas, no seu caso, como é de Braga, não faz parte do CRAV. Mas leia o guia para ter uma ideia geral, pois o conceito é parecido:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911
No caso específico de Braga, se pede através da Univ do Minho. No link abaixo, vai clicar em "Pesquisa/Reprodução" e depois vai seguindo os passos (primeiro criar um "utilizador" e senha etc etc), usando o que aprendeu no guia CRAV como uma orientação geral (mas não é idêntico):
https://pesquisa.adb.uminho.pt/oservices
Aparentemente, Josephina tinha vários irmãos, e alguns dos que nasceram ainda em PT vieram para o BR também, e outros já nasceram no BR mesmo. Dê uma olhada aqui; talvez algum parente mais velho saiba algo sobre irmãos dela:
https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/P9KG-VS9
Nota: se o pai/mãe de seu marido (quem for filho/a de Josephina) estiver vivo, é mais rápido primeiro essa pessoa pedir a nacionalidade como filho, e depois passar para seu marido. Um processo de neto anda levando uns 3-4 anos.
Muito obrigada, Carlos. Vou seguir todos os passos que voce indicou. Muito grata mesmo.