30 meses sem atualização
Bom dia!
Meu pai deu entrada no processo de cidadania por neto em Outubro de 2022 no consulado de São Paulo.
Disseram que estava tudo certo, que mandariam para Lisboa e que ele iria receber novidades no email, mas desde então não recebeu nenhuma comunicação.
Só agora que ele me avisou e me dispus a ajudá-lo. Não tenho o numero do processo ou coisa do tipo para acompanhar online.
Tentei contato por email e telefone com os consulados do Brasil e Portugal mas não tive retorno. Alguém me dá uma luz? O que vocês fariam na minha situação?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Rafael_pt
Infelizmente não há muito que fazer. Processos entregues nos consulados, além de tramitarem muito mais lentamente, não tem transparência.
Essencialmente, você entrega o processo... e "um dia", depois de alguns anos, o processo é concluído.
Não adianta tentar contato com "os consulados". Se o processo foi entregue no Consulado Português em São Paulo, só esse consulado poderá fornecer qualquer informação. Via de regra, também não respondem a perguntas feitas por terceiros, ou seja, não adianta você ligar/escrever pedindo informações sobre o processo do seu pai. É ele mesmo que tem que fazer esse pedido.
Esse processo, pelos prazos atuais, deve terminar no fim de 2026, se tudo correr bem.
Olá @eduardo_augusto!
Muito obrigado pela resposta completa e detalhada. Eu não sabia dessa informação.
Nesse caso o melhor a fazer seria meu pai tentar marcar um horário no Consulado de São Paulo? Aí eu posso ir com ele e tentar entender melhor o status.
@Rafael_pt
Nesse caso o melhor a fazer seria meu pai tentar marcar um horário no Consulado de São Paulo? Aí eu posso ir com ele e tentar entender melhor o status.
Claro, você pode tentar fazer isso. Mas não há muito o que "entender melhor". O processo segue um ritmo, esse ritmo é lento. Ninguém vai ficar te explicando detalhes e ninguém vai fazer o processo do seu pai andar mais rápido só porque vocês foram lá. Eles não vão pensar, "puxa, se o @Rafael_pt e o pai vieram aqui, esse processo é importante, vamos acelerar".
mas eu entendo a ansiedade.
Sim, faz sentido, obrigado.
Pra nós só um "seu processo existe, seus dados de contato estão corretos e a previsão (se existe) é tal" já será suficiente.
@Rafael_pt
Se você já enviou emails para o consulado e não recebeu resposta, resta a alternativa de ir até lá e tentar obter alguma informação presencialmente.
acho que não vai servir pra nada, mas você pode também tentar ligar na linha registos: Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa
Muito obrigado novamente pela ajuda. Vou tentar antes de ir presencialmente.