Várias dúvidas
Bom dia a todos,
Tenho acompanhado os fóruns há alguns meses, algumas dúvidas já foram esclarecida graças aos senhores.
Mesmo com tantas respostas, ainda tenho dúvidas quanto ao meu caso, podem me ajudar?
Sou nascida no BR porem com nacionalidade portuguesa (tenho todos os documentos PT, porem sem NIF, me foi orientado a não dar entrada para evitar tributos quaisquer). Sou casada com BR, meu casamento já foi averbado. Tenho duas filhas (menores de idade), em Janeiro dei entrada na nacionalidade da mais velha, estou tentando conseguir vaga no consulado para dar entrada na da mais nova.
Pretendo ir morar em PT ainda este ano.
1ª dúvida: vcs acham que mesmo não saindo a nacionalidade delas em tempo da viagem, isso ajuda se eu der continuidade em Pt? Adianta em algo?
Como estarei de mudança, vou levar malas e gatos que irão reflectir isso, portanto:
2ª dúvida: Melhor eu ir só com as crianças primeiro? Só com elas eu precisaria comprar passagem de ida e volta pra elas?
3ª dúvida: Pode ser viável eu ir com o marido e talvez só comprar passagem de ida e volta pra ele? Será que ele poderia ser parado e questionado o pq a família irá mudar e ele não? Ficaria estranho isso...
Chegando em PT, qual modalidade acham melhor eu fazer com minha família para os documentos deles, agrupamento familiar?
4ª dúvida: Eu arrumo emprego e dou entrada no agrupamento familiar? Seria a melhor opção? E em paralelo pras minhas filhas continuo à nacionalidade?
São dúvidas pq já as terei que matricular para o inicio das aulas, e não sei o que calha de ser melhor.
5 dúvida: Irei morar na casa de minha família, indo com dinheiro, caso entre com agrupamento familiar, vou precisar arrumar emprego de imediato mesmo comprovando subsistência?
Agradeço qualquer ajuda.
Ainda há muito o que pesquisar, quem estiver na mesma situação, por favor me contacte, vamos nos ajudar, principalmente para quem vai ou foi com pet.
Comentários
@CristinaOliveira20
estou tentando conseguir vaga no consulado para dar entrada na da mais nova.
A menos que a mais nova seja menor de 1 ano de idade, dê entrada pela conservatória (ACP). Fazer o pedido de nacionalidade pelo consulado é a pior opção possível. Use o guia abaixo.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C
1ª dúvida: vcs acham que mesmo não saindo a nacionalidade delas em tempo da viagem, isso ajuda se eu der continuidade em Pt? Adianta em algo?
Para a mais velha entendo que você já deu entrada no pedido, ou seja, não há mais nada a fazer além de esperar. Para a mais nova envie o pedido pelo correio para o ACP como sugeri acima.
2ª dúvida: Melhor eu ir só com as crianças primeiro? Só com elas eu precisaria comprar passagem de ida e volta pra elas?
Você é portuguesa e está entrando no seu país com suas filhas. Não faz sentido algum comprar passagem de volta só para elas.
3ª dúvida: Pode ser viável eu ir com o marido e talvez só comprar passagem de ida e volta pra ele?
Seu marido não precisa de passagem de volta. Você é portuguesa. Quando chegar vai dizer na imigração: estou mudando para Portugal com minha família. A única coisa que você precisa apresentar é seu cartão de cidadão ou passaporte, ninguém pode te exigir nada além disso. Seu marido e filhas podem morar legalmente com você em Portugal. Obviamente, é importante providenciar seguro saúde e ir com alguma reserva financeira, não para mostrar para a imigração, mas para dar segurança para vc e família na transição.
Será que ele poderia ser parado e questionado o pq a família irá mudar e ele não? Ficaria estranho isso...
Não tem nada de estranho. Ele poderia perfeitamente estar acompanhando a familia e voltando para o Brasil para finalizar detalhes da mudança, não tem nada de errado nisso, mas só compre passagem de volta para ele caso realmente ele precise voltar para o Brasil para resolver algo. Se for só para mostrar para o oficial da imigração, economize esse dinheiro e compre apenas de ida.
Chegando em PT, qual modalidade acham melhor eu fazer com minha família para os documentos deles, agrupamento familiar?
Agrupamento familiar é apenas para estrangeiros vivendo no país com visto. Você é portuguesa, não cabe agrupamento familiar. Você vai exercer seu direito de viver com sua família em qualquer país da UE. Seu marido e filhas vão solicitar o cartão de residência na AIMA 3 meses depois de chegarem a Portugal, link abaixo:
https://aima.gov.pt/pt/nacionais-ue-e-familiares/familiares-de-nacionais-ue/cartao-de-residencia-para-familiares-de-nacionais-ue
4ª dúvida: Eu arrumo emprego e dou entrada no agrupamento familiar? Seria a melhor opção? E em paralelo pras minhas filhas continuo à nacionalidade?
Você é portuguesa. Da mesma forma que não precisa comprovar ter um emprego para viver no Brasil, você não precisa comprovar emprego para viver em Portugal (obvio que precisa de um para pagar as contas, mas aí é outra história 😉 ). Sim, peça os cartões de residência para marido e filhas e em paralelo vá tocando os pedidos de nacionalidade de todos.
5 dúvida: Irei morar na casa de minha família, indo com dinheiro, caso entre com agrupamento familiar, vou precisar arrumar emprego de imediato mesmo comprovando subsistência?
Não cabe agrupamento familiar e vc não precisa dar satisfação alguma ao governo se tem emprego ou não, você não é uma imigrante pedindo visto, é uma portuguesa vivendo no seu país. 😉
Esqueça a imigração, você não precisa dar satisfações ou se preocupar com ela. Gaste sua energia mental planejando a mudança (onde vai morar, onde as crianças vão estudar, sua estratégia para buscar emprego, o tamanho da sua reserva financeira e se ela é suficiente para você conseguir viver até arrumar seu emprego etc).
Considere que seu marido não vai conseguir trabalhar por pelo menos uns 6 meses pois ele só pode pedir o cartão de residência depois de 3 meses e provavelmente vai demorar para conseguir por conta das filas da AIMA e enquanto não tiver o cartão não pode trabalhar (eu consideraria uns 9 meses para ter alguma folga no planejamento). Você não tem problema, pode trabalhar legalmente desde o primeiro dia que chegar, mas arrumar emprego (principalmente um emprego formal, que não seja subemprego, que pague as contas, que tenha seguro saúde etc) leva tempo principalmente pq vc vai precisar se acostumar a como funciona em um país diferente do que vc está acostumada.
No Brasil somos acostumados a fazer tudo no atropelo, no improviso, a começar a procurar emprego para ontem etc.
Na Europa as pessoas e empresas se planejam para o ano. Os ciclos são longos, meu primeiro processo de entrevistas aqui durou 3 meses e depois que aceitei a proposta, a data de início era uns 3 meses para frente. Portugal tem uma série de vantagens (lingua, clima mais ameno, comunidade brasileira grande), mas tem oportunidades de emprego mais restritas e em geral os empregos pagam mal.
Se planeje e venha com reservas para não se frustar, pode levar um tempo até você estar estabelecida e com o orçamento familiar equilibrado para tocar o dia a dia.
@CristinaOliveira20
Sou nascida no BR porem com nacionalidade portuguesa (tenho todos os documentos PT, porem sem NIF, me foi orientado a não dar entrada para evitar tributos quaisquer). Sou casada com BR, meu casamento já foi averbado. Tenho duas filhas (menores de idade), em Janeiro dei entrada na nacionalidade da mais velha, estou tentando conseguir vaga no consulado para dar entrada na da mais nova.
Se a filha mais velha tiver menos de 1 ano de idade, pode fazer online, só precisa do cartão de cidadão ativado. Se ela tiver mais de 1 ano, o melhor é enviar para a ACP. Processos nos consulados tendem a demorar muito mais. Além disso, todos os consulados portugueses no Brasil estavam em greve no mês de Março, então você imagina a confusão que deve estar lá.
É capaz da cidadania da filha mais nova sair antes da cidadania da filha mais velha...
Pretendo ir morar em PT ainda este ano.
"este ano" é muito vago.
O que você quer dizer com "dar continuidade"?
Você pode ir com toda a família: marido e filhos. Eles entram como membros de sua família, com intenção de se estabelecer no país. Não precisa comprar passagem de ida e volta.
3ª dúvida: Pode ser viável eu ir com o marido e talvez só comprar passagem de ida e volta pra ele? Será que ele poderia ser parado e questionado o pq a família irá mudar e ele não? Ficaria estranho isso...
não precisa, ele é seu marido e vai morar com você. mas me parece mais falta de planejamento, querer ir apenas com metade da família.
não é questão de "achar melhor". Cartão de Residência para Familiares de Nacionais UE - Familiares de Nacionais UE - Nacionais UE e Familiares - AIMA
Você é cidadã portuguesa, não precisa ter emprego nem nada. É chegar e ficar. Para seu marido e filhas, não é agrupamento familiar. É cartão de residência para familiares de nacionais UE, como explciado acima.
São dúvidas pq já as terei que matricular para o inicio das aulas, e não sei o que calha de ser melhor.
Escola na Europa é diferente de escola no Brasil. As coisas costumam ser planejadas com muito mais antecedência. De verdade, não sei se você ainda consegue matricular as crianças para começar em Setembro. Sendo que elas só podem ser matriculadas depois de obterem o cartão de residência, o qual só pode ser solicitado depois que já estiverem há três meses lá. Aqui eu admito que posso estar errado, vamos ver se aparece alguém com outra experiência.
como eu disse, agrupamento familiar não se aplica ao seu caso. aproveitando: "indo com dinheiro". Tudo que você calculou, pode botar uns 30% em cima. quando a gente se muda pra outro país, aparece um monte de pequenas despesas que a gente nem imaginava. experiência de quem já morou em 4 países ;-)
@CristinaOliveira20
Muito importante o ponto que o @eduardo_augusto tocou: Cuidado com o planejamento principalmente para o ano escolar.
O ano letivo começa em Setembro e termina em Junho do ano seguinte, ou seja, em menos de 3 meses começa o próximo ano letivo.
Não sei em Portugal, mas onde moro, na Irlanda, geralmente as escolas abrem matrículas sempre com 12 meses de antecedência. Ou seja, por volta de Setembrodesse ano as escolas vão abrir matrícula para as crianças que vão começar em Setembro de 2026. É possível chegar no meio do ano letivo ou com menos de 12 meses de antecedência e conseguir uma vaga? Até é, mas vai pegar fila de espera e correr o risco de não conseguir ou só arrumar escola muito longe de casa, ou ter que colocar cada filha numa escola diferente pq conseguiu uma vaga de encaixe para cada uma em lugares diferentes.
Não faça nada no atropelo. Se as crianças não estiverem bem acolhidas na escola e felizes com a mudança tudo fica mais difícil para os pais e para o sucesso da mudança.
Muito obrigada pelos esclarecimentos!🙌
@ecoutinho , vou já ver pela ACP 🙏, o que acha se eu der entrada na ACP novamente na da filha que fiz pelo consulado do Br?
Seguirei pesquisando pelo caminho que me indicaram.
Quanto à escola, estou em conctato há meses com o agrupamento escolar, já fui presencialmente na escola da freguesia conhecer e conversar também. Obrigada pelos alertas, ficarei mais atenta. @eduardo_augusto @ecoutinho
Att. Cristina Oliveira
@CristinaOliveira20
o que acha se eu der entrada na ACP novamente na da filha que fiz pelo consulado do Br?
Não dá mais. Se já começou pelo consulado não tem o que fazer além de esperar concluir. Paciência.
Quanto à escola, estou em conctato há meses com o agrupamento escolar, já fui presencialmente na escola da freguesia conhecer e conversar também
Ótimo que você já começou isso com antecedência. Já te ofereceram as vagas?