Dúvida sobre prazo na CRC Lisboa – cidadania para filho menor
Olá a todos,
Estou acompanhando um processo de cidadania portuguesa para filho menor (4 anos) e estou encontrando uma situação um tanto quanto preocupante. Para contextualizar:
- Submetido: 17-04-2023
- Em análise: 24-01-2025
- Para decisão: Desde 24-01-2025
O processo foi enviado para o CRC-Lisboa (Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa) e já se passaram mais de 22 meses. Ressalto que estou morando em Portugal durante todo esse período e pensei que o processo seria mais rápido.
Gostaria de saber se alguém já passou por uma situação semelhante ou tem informações atualizadas sobre um prazo realista para a entrega da documentação na conservatória. Será que o tempo de espera pode ser ainda maior ou há alguma medida que possamos tomar para agilizar o processo?
Agradeço desde já as contribuições e dicas de quem já passou por esse caminho ou acompanha esses casos.
Abraços!
Comentários
@fabiosz
infelizmente a CRC-Lisboa é notoriamente lenta para analisar processos de filhos.
Se você consultar nossa planilha, verá processos da mesma época que o mencionado por você, estão finalizando agora.
acredito que mais um mês ou dois o seu deva finalizar também.
Filhos (Mod 1C) - Planilha Cidadania Portuguesa (coloque os filtros "Órgão: CRC", "Idade: 0 a 17 anos")
se quiser tentar mais informações, pode tentar ligar na linha registos, mas acredito que eles não terão nada além do que você vê na página de consultas.
Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa
@eduardo_augusto muito obrigado pelas informações!
@fabiosz ,
Estão já analisando maio de 2025. Portanto o seu deve estar para sair.
@texaslady
Muito obrigado, só aguardar então!