Onde procurar documentos?
Bom dia1
Preciso muito de ajuda para procurar um documento. Tentei buscas e CRAV, mas não consegui encontrar e acho que estou fazendo algo errado!
Se alguém puder me orientar eu agradeço.
Nome: Rosa de Jesus Silva Barros
Nasc.: 25/01/1897
Local: Penso - Portugal (Não entendi se pertence a Braga ou Viseu, achei nos dois)
Espero que alguém me dê uma luz!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Adelaide
tem o nome dos pais da Rosa?
onde você conseguiu a data e local de nascimento?
@eduardo_augusto oi.
Tenho o nome da mãe "Fortunata de Jesus".
A informação é do RG quando feito no Brasil em 1942, com o nome, data de nascimento, local de nascimento e nome da mãe.
@Adelaide
Se não encontrar pista melhor, voce pode tentar 2 caminhos:
1-pedir copia do prontuario de estrangeiro dela no Arquivo Nacional https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G988-QNXG?view=index&action=view&cc=2140223&lang=pt
2-pedir a certidão em inteiro teor + desarquivamento do processo de habilitação (são 2 serviços distintos) no cartorio onde ela se casou no Brasil https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:X9TY-DCJ8?lang=pt
OBS: em alguns lugares no Family Search está indicado como pai "Bernardo Silva" mas tal informação não é confirmada, apenas considere isso em suas buscas caso encontre algo com esse nome.
@Adelaide
Ela é da Freguesia de Penso, Concelho de Sernancelhe, Distrito de Viseu. Foi batizada apenas pela mãe e ela deu autorização para a viagem, que ocorreu na companhia de "José Pereira, casado, proprietário, da mesma freguesia". Aqui o passaporte dela para o Brasil https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1349839 - na imagem m005.tif tem uma copia do batismo, veja as demais para conhecer a história da sua familia.
Peça através do CRAV, indicando a referencia do batismo original que está aqui: https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1063315 imagem m002.tif . Se precisar do Cod. de Referencia é PT/ADVIS/AC/GCVIS/H-D/001/12638
Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)
@AlanNogueira obrigada por retornar!
"Se não encontrar pista melhor, você pode tentar 2 caminhos:" - Vou tentar todos os caminhos para não haver divergências nas informações.
Estou pedindo certidão de nascimento da filha para buscar mais informações, porque já está com idade avançada e não se lembra das coisas.
Você sabe me dizer o que significa a frase "filha natural ( e segunda do nome") ?
Eu agradeço demais as informações que passou! Estava um tanto perdida lendo páginas e páginas no arquivo.
Muito obrigada
@Adelaide nao precisa, já encontrei o batismo, leia a ultima mensagem, basta pedir o batismo de dar continuidade no seu processo. Filho "legítimo" era o concebido com pais casados; quando era filho de mãe solteira era "filho natural". "segunda do nome" é pq deve ter uma outra filha batizada com o mesmo nome antes (era relativamente comum uma criança falecer e usarem o mesmo nome... ou entao haviam varios, ex varias "Marias", sendo uma "da conceiçao", "das Dores", etc...)